Você está aqui Exercícios Exercícios de Redação Exercícios sobre dissertação

Exercícios sobre dissertação

Estes exercícios sobre dissertação vão ajudar na compreensão das principais características desse tipo textual bastante requisitado em concursos e vestibulares.

  • Questão 1

     Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que:

    a) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.

    b) Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.

    c) Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.

    d) Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.

    ver resposta



  • Questão 2

    Sobre a dissertação-argumentativa, podemos afirmar que se trata

    a) de um gênero textual.

    b) de um tipo textual.

    c) de um texto literário.

    d) de uma composição lírica.

    ver resposta


  • Questão 3

    (MACKENZIE)

    "É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. 
    Embora não exista ainda na leis penais a definição do 'crime de tortura', torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições."

    (Dalmo de Abreu Dallan)

    Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação:

    a) que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações 
    subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos;

    b) que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia;
    c) que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos 
    denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento da ideias repudiadas;

    d) que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;

    e) que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre 
    metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto. 

    ver resposta


  • Questão 4


    A partir da leitura dos textos motivadores, os candidatos deveriam discorrer sobre os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” no Enem 2013.

    Sobre o texto que aparece na imagem, podemos afirmar que se trata de uma:

    a) dissertação-argumentativa.

    b) narração.

    c) descrição.

    d) injunção.

    e) prescrição.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. a/ descrição – b/ narração – d/injunção.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “b”. A tipologia textual está associada à estrutura do texto, ou seja, à maneira como o discurso organiza-se a partir de suas características preponderantes. Ao estabelecermos tipologias claras e concisas, interpretar e produzir textos torna-se tarefa mais fácil, pois de acordo com a maneira com a qual os enunciados estão organizados, em uma rápida leitura, já é possível identificar a qual tipo um texto pertence. Os tipos textuais são: dissertação, narração, descrição, exposição e injunção.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “b”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

     Alternativa “a”. O tipo textual exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio é a dissertação-argumentativa, que tem por finalidade principal persuadir o leitor do ponto de vista do autor sobre determinado assunto. Quando o texto explica e também utiliza artifícios linguísticos para convencer o leitor e assim modificar seu comportamento, dizemos que se trata de um texto dissertativo-argumentativo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas