Você está aqui Exercícios Exercícios de Química Exercícios sobre indicadores ácido-base

Exercícios sobre indicadores ácido-base

Estes exercícios sobre indicadores ácido-base envolvem a determinação do melhor tipo de indicador em cada caso e como as cores ajudam a verificar se o meio é ácido ou básico.

  • Questão 1

    Na natureza também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais para atuar como indicadores ácido-base naturais. Um dos mais conhecidos é o extrato de repolho roxo, em que basta você bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar.

    Esse indicador adquire coloração vermelha em meio ácido e coloração verde-amarelada em meio básico. As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas.

    Determine a cor que a solução de repolho roxo apresentará na presença de:

    a) suco de laranja.

    b) soda limonada.

    c) vinagre.

    d) soda cáustica.

    e) leite de magnésia.

    ver resposta



  • Questão 2

    (PUC-RS) A soda cáustica se comporta diante da fenolftaleína da mesma forma que:

    a) o amoníaco

    b) a água da chuva

    c) a urina

    d) os refrigerantes gaseificados

    e) o suco de laranja

    ver resposta


  • Questão 3

    O azul de bromotimol é um indicador ácido-base bastante utilizado em laboratórios e no controle do pH da água de aquários. Quando adicionado ao vinagre (ácido acético), sua coloração muda para amarelo; mas em contato com a solução de soda cáustica (hidróxido de sódio), permanece azul. Se você usar um canudo para assoprar dentro de uma solução aquosa de azul de bromotimol, a coloração mudará de azul para amarelo. A partir dessas observações, pode-se concluir que:

    a) no “ar” expirado há um gás que, ao reagir com a água, produz íons H+.

    b) no “ar” expirado há muito cloreto de hidrogênio gasoso, que é responsável pelo caráter ácido.

    c) o “ar” expirado tem caráter básico.

    d) o “ar” expirado contém amônia, responsável pela mudança de cor do azul de bromotimol.

    ver resposta


  • Questão 4

    (Enem-99) As informações abaixo foram extraídas do rótulo da água mineral de determinada fonte.

    Rótulo de água mineral em exercício sobre indicadores ácido-base
    Rótulo de água mineral em exercício sobre indicadores ácido-base

    Indicadores ÁCIDO-BASE são substâncias que em solução aquosa apresentam cores diferentes conforme o pH da solução. O quadro abaixo fornece as cores que alguns indicadores apresentam à temperatura de 25°C.

    Indicadores ácido-base e respectivas cores de acordo com o pH do meio
    Indicadores ácido-base e respectivas cores de acordo com o pH do meio

    Suponha que uma pessoa inescrupulosa guardou garrafas vazias dessa água mineral, enchendo-as com água de torneira (pH entre 6,5 e 7,5) para serem vendidas como água mineral. Tal fraude pode ser facilmente comprovada pingando-se na “água mineral fraudada”, à temperatura de 25°C, gotas de

    a) azul de bromotimol ou fenolftaleína.

    b) alaranjado de metila ou fenolftaleína.

    c) alaranjado de metila ou azul de bromotimol.

    d) vermelho de metila ou azul de bromotimol.

    e) vermelho de metila ou alaranjado de metila.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Vermelho: a) suco de laranja, b) soda limonada e c) vinagre (solução de ácido acético);

    Verde-amarelado: d) soda cáustica (NaOH) e e) leite de magnésia (Mg(OH)2).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “a”.

    A soda cáustica possui como principal componente a base NaOH. Então, diante da fenolftaleína, ela se comportará como outra base. O amoníaco é uma base, pois seu principal componente é o hidróxido de amônio: NH4OH. Veja os demais casos:

    b) a água da chuva: possui pH naturalmente ácido, pois as moléculas de CO2 na atmosfera reagem com a água da chuva, gerando o ácido carbônico, H2CO4. Esse tipo de chuva possui pH em torno de 5,6, que é ácido. Se houver também a presença de óxidos de enxofre e de nitrogênio, a chuva pode tornar-se ainda mais ácida.

    c) a urina: o pH da urina pode ser ácido ou básico, dependendo do tipo de alimentação que a pessoa tem.

    d) os refrigerantes gaseificados: todo refrigerante possui pH ácido (2,7 a 3,5) porque a ele são acrescentados acidulantes que regulam a doçura do açúcar e abaixam o pH para impedir a proliferação de micro-organismos. Alguns acidulantes presentes nos refrigerantes gaseificados são: ácido cítrico, ácido fosfórico e ácido tartárico.

    e) o suco de laranja: possui ácido cítrico e ácido ascórbico (vitamina C).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “a”.

    A cor observada na solução de azul de bromotimol foi o amarelo, que é a mesma cor observada quando se adiciona a essa solução o vinagre, que é ácido. Assim, o “ar” expirado é composto por um gás que, ao ser dissolvido na solução de azul de bromotimol, forma um ácido. Os ácidos são caracterizados pela produção de íons H+ em solução aquosa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “a”.

    O rótulo da água mineral informa que seu pH, a 25ºC, é igual a 10,0, e o enunciado disse que o pH da água de torneira fica entre 6,5 e 7,5. Assim, se adicionarmos algumas gotas de azul de bromotimol, a água de torneira ficará com um tom próximo do amarelado, pois seu pH é próximo de 6,0. Se fosse a água mineral, esse indicador ficaria azul, pois seu pH é maior que 7,6.

    Se colocássemos a fenolftaleína na água de torneira, ela ficaria incolor, pois seu pH é menor que 8,2. Já na água mineral, cujo pH é igual a 10, ela ficaria vermelha.

    Não é possível usar o vermelho de metila nem o alaranjado de metila porque a faixa de viragem deles abrange valores de pH menores que 6,0. Sendo assim, tanto a água da torneira quanto a água mineral adquiririam a mesma coloração (amarela) com o uso desses dois indicadores.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas