Você está aqui Exercícios Exercícios de Química Exercícios sobre chuva ácida

Exercícios sobre chuva ácida

Estes exercícios sobre chuva ácida envolvem os óxidos que reagem com a água e formam esse fenômeno, quais são as suas consequências e as reações envolvidas.

Questão 1

(Univali-SC) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes.

Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida.

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são:

a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3.

b) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2.

c) HSO4, HS, H2SO4, HNO3.

d) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3.

e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.

ver resposta


Questão 2

(Vunesp-SP) Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida?

a) Na2O e NO2

b) CO2 e MgO

c) CO2 e SO3

d) CO e NO2

e) CO e NO

ver resposta


Questão 3

(Enem- MEC- 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.

b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.

c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

d) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

ver resposta


Questão 4

A chuva ácida provoca sérios prejuízos. Dentre eles, podemos citar a destruição de monumentos históricos feitos de calcário, mármore, cimentos, metais e outros materiais. Isso ocorre porque a chuva ácida contém ácido sulfúrico e ácido nítrico, que reagem com o carbonato de cálcio (CaCO3) e com o ferro (Fe). A ação do ácido sulfúrico presente na chuva ácida sobre o mármore pode ser representada por:

a) CaCO3(s) + H2O(l)→ CO2(g) + CaOH(s) + H2O(l)

b) CaCO3(s) + H2O(l) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)

c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)

d) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + CO2(g)

e) CaCO3(s) + H2SO4(aq)→ Ca2SO4(s) + H2O(l)

ver resposta


Questão 5

A chuva ácida forma-se porque existem na atmosfera alguns óxidos que, ao entrarem em contato com a água, formam ácidos. Dentre as substâncias passíveis de formar ácidos quando adicionadas à água, podemos citar:

a) CaO.

b) H2O2.

c) MgO.

d) SO3.

e) Al2O3.

ver resposta


Questão 6

A queima de carvão e de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de óxidos para a atmosfera, que reagem com a chuva, tornando-a ácida, com pH igual ou inferior a 5,6. Qual das alternativas abaixo não representa a dissolução de óxidos que formam a chuva ácida:

a) CaO(g) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq)

b) CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)

c) NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq)

d) SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq)

e) SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq)

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”.

Ácido sulfuroso: H2SO3;

Ácido sulfídrico: H2S;

Ácido sulfúrico: H2SO4;

Ácido nítrico: HNO3.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa c”.

O CO2 reage com a água e forma solução ácida, sendo responsável pela acidez natural da chuva em ambientes não poluídos. O SO3 reage com a água, formando ácido sulfúrico, e é um dos principais responsáveis por diminuir o pH da chuva a níveis perigosos para o ambiente.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “a”.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “d”.

O único óxido ácido apresentado é o trióxido de enxofre, que, ao reagir com a água, forma o ácido sulfúrico: SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq).

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa “a”.

O CaO é um óxido básico. Quando ele reage com a água, origina uma base, o hidróxido de cálcio.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas