Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre a Semana de Arte Moderna

Exercícios sobre a Semana de Arte Moderna

Estes exercícios sobre a Semana de Arte Moderna testarão seus conhecimentos sobre um dos períodos mais importantes da literatura brasileira: o Modernismo.

  • Questão 1

    (PUC - SP)

    A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-se dizer que:

    a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.

    b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.

    c) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.

    d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.

    e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Enem – 2010)

    Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas

    a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.

    b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.

    c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.

    d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.

    e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre a Semana de Arte Moderna, é incorreto afirmar:

    a) é tida, por muitos estudiosos da literatura brasileira, como um divisor de águas na cultura nacional. A partir dela, os ideais modernistas ganharam visibilidade em todo o país.

    b) à época, a Semana provocou grande comoção, sendo destaque em vários jornais, que dedicaram suas páginas à cobertura do polêmico evento que reuniu várias tendências de renovação que vinham ocorrendo na arte e na cultura antes de 1922.

    c) Não se conhece ao certo de quem partiu a ideia de realizar a Semana, contudo, sabe-se que, já em 1920, Oswald de Andrade prometera para 1922 – ano do centenário da Independência – uma ação dos artistas novos “que fizesse valer o Centenário!” (palavras de Oswald).

    d) A Semana de Arte Moderna ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

    e) Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nossa literatura com a modernidade contemporânea. Para isso, era necessário entrar em contato com novas técnicas artísticas, expressas principalmente pelas vanguardas europeias.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre a Semana de Arte Moderna e o Modernismo, estão corretas as seguintes proposições:

    I. Inserida nas festividades em comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna apresentou-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX.

    II. As discussões em torno da necessidade de renovação das artes surgem em meados da década de 1910, em textos de revistas e em exposições. Em 1921, já existia, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística.

    III. A dimensão verbivocovisual (conceito criado pelo poeta irlandês James Joyce que trata de uma área da linguística que participa das vantagens da comunicação não verbal sem abdicar das virtualidades da palavra) permeia toda a produção artística da poesia e da prosa modernista, que valorizava também a interação da poesia com a música.

    IV. Apesar das primeiras manifestações modernistas terem surgido em São Paulo, na década de 1910, foi apenas a partir de 1922 que o movimento ganhou visibilidade fora da capital paulista, alcançando outras partes do país. A ampla divulgação dos ideais modernistas deveu-se, principalmente, à Semana de Arte Moderna.

    V. Manuel Bandeira participou ativamente da organização da Semana de Arte Moderna. O poeta foi considerado o mais radical entre os primeiros modernistas, uma vez que sua obra representa um dos cortes mais profundos do Modernismo brasileiro em relação à cultura do passado.

    a) I e V estão corretas.

    b) III e IV estão corretas.

    c) III e V estão corretas.

    d) I, II e IV estão corretas.

    e) II, III e V estão corretas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. O principal objetivo da Semana de Arte Moderna era combater a arte tradicional e com os padrões literários vigentes, muito ligados à cultura europeia. A partir da Semana, a arte brasileira ganhou novos rumos, buscando retratar o povo brasileiro e sua cultura.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “a”. O trabalho de Anita Malfatti era reconhecido na Europa, contudo, no Brasil, não houve a mesma receptividade. Isso aconteceu porque os artistas modernistas tinham como objetivo criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, libertando-se de normas acadêmicas europeias, destacando as cores e os temas nacionais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “b”. A importância da Semana de Arte Moderna foi reconhecida aos poucos, uma vez que à época o evento não mereceu atenção dos jornais, da crítica e do público. Seus participantes não tinham sequer um projeto artístico comum, contudo eram unidos pelo sentimento de liberdade de criação e o desejo de romper com a cultura tradicional.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “d”. A proposição de número III faz referência à obra de Augusto de Campos, um dos principais nomes da poesia concretista brasileira. V. Manuel Bandeira, embora tenha ajudado a divulgar e a solidificar os ideais modernistas com sua poesia, não participou da organização da Semana de Arte Moderna, tampouco foi ao evento. O poeta distanciava-se do grupo paulista que centralizava os ataques à cultura oficial e propunha mudanças, mesmo porque, à época, morava no Rio de Janeiro.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas