Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre o Romantismo no Brasil

Exercícios sobre o Romantismo no Brasil

Estes exercícios sobre o Romantismo no Brasil abordam as principais características do estilo literário que ajudou a criar uma literatura genuinamente brasileira.

  • Questão 1

    (Fuvest)

    Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:

    a) Aparentemente idealista, foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.

    b) Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente.

    c) Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.

    d) Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político.

    e) Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a exaltação da pátria.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFRR)

    A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de romances: indianista, histórico, urbano e regional. Desses quatro tipos, os que tiveram sua vida prolongada, de forma mais clara e intensa, até o Modernismo, ainda que modificados, foram:

    a) Indianista e histórico;

    b) Histórico e urbano;

    c) Urbano e regional;

    d) Regional e indianista;

    e) Indianista e urbano.

    ver resposta


  • Questão 3

    Tradicionalmente, a poesia do Romantismo brasileiro é dividida em três diferentes gerações. Sobre elas, estão corretas as seguintes proposições:

    I. A primeira geração do Romantismo brasileiro ficou marcada pela inovação temática e pelo experimentalismo. Também conhecida como fase heroica do Romantismo, tinha como principal projeto literário a retomada dos modelos clássicos europeus;

    II. O sofrimento, a dor existencial, a angústia e o amor sensual e idealizado foram os principais temas da literatura produzida durante a segunda fase do Romantismo. Seus principais representantes foram Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire;

    III. Da primeira fase do Romantismo brasileiro destacam-se nomes como José de Alencar e Gonçalves Dias, responsáveis por imprimir em nossa literatura o sentimento de nacionalismo e anticolonialismo;

    IV. Entre as principais características da poesia romântica da terceira geração, estão o interesse por temas religiosos, os dualismos que bem representam o conflito espiritual do homem do início do século XIX , o emprego de figuras de linguagem e o uso de uma linguagem rebuscada;

    V. O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.

    a) II, III e V.

    b) I e IV.

    c) II, IV e V.

    d) II e IV.

    e) Todas as alternativas estão corretas.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre a prosa no Romantismo brasileiro, é incorreto afirmar:

    a) Um de seus principais representantes foi José de Alencar, que, por meio das obras Iracema, O gaúcho e Senhora, conseguiu transitar entre as diferentes vertentes da prosa romântica brasileira, além de ter contribuído também para a poesia do período.

    b) O romance indianista e histórico encontrou no índio brasileiro a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro, realizando o projeto literário de construção de uma literatura que retratasse nossa identidade cultural.

    c) O romance regional, representado por nomes como José de Alencar, Franklin Távora e Visconde de Taunay, contribuiu muito para a formação da literatura brasileira, bem como para a nossa autonomia literária. Como não possuíam moldes europeus nos quais pudessem espelhar-se, os escritores regionalistas criaram seus próprios modelos, retratando na prosa os quatro cantos do país.

    d) Álvares de Azevedo é considerado como um dos principais nomes da prosa romântica brasileira. Foi o único escritor que transitou entre as suas diferentes vertentes por meio de obras que representavam o romance indianista e histórico, o romance regional e o romance urbano.

    e) Por retratar a realidade da burguesia e do homem das grandes cidades, o romance urbano alcançou grande popularidade entre os leitores, obtendo maior êxito em relação aos romances indianista e regional. Nessa fase, destacaram-se os escritores Manuel Antônio de Almeida e José de Alencar.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “b”. O Romantismo nasceu no Brasil poucos anos depois de nossa independência política, ocorrida no ano de 1822. Embora ainda estivessem presentes características dos moldes literários europeus, já era possível identificar na literatura romântica o sentimento de nacionalismo e anticolonialismo, que norteariam a construção de uma identidade literária genuinamente brasileira.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. O romance urbano conquistou um enorme prestígio entre os leitores, tornando-se popular em virtude da temática desenvolvida por escritores como José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida. Esse êxito não apenas teve como consequência a consolidação e o amadurecimento do romance enquanto gênero, mas também preparou caminhos para voos literários mais altos, que seriam representados posteriormente pelos romances urbanos de Machado de Assis e Mário de Andrade.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “a”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “d”. Álvares de Azevedo é o principal representante da segunda geração do Romantismo brasileiro, também conhecida como Ultrarromantismo. A exarcebação da sentimentalidade e a morbidez estão entre os temas que definiram a estética ultrarromântica.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas