Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre o Realismo

Exercícios sobre o Realismo

Os exercícios sobre o Realismo serão importantes para o melhor entendimento dessa importante escola literária, representada magistralmente por Machado de Assis.

  • Questão 1

    A escola realista, que contou com nomes como Machado de Assis, Raul Pompéia e Aluísio Azevedo, teve como principais características:

    a) retorno aos ideais românticos defendidos pela literatura indianista de José de Alencar;

    b) preocupação com a métrica e com a metalinguagem na arte literária;

    c) retratar a sociedade e suas mazelas, em uma linguagem irônica e impiedosa sobre o homem e suas máscaras sociais.

    d) confronto direto com o ideário religioso, estabelecendo um paradoxo com a literatura barroca.

    e) defesa da cultura popular brasileira, resgatando símbolos e arquétipos do folclore nacional.

    ver resposta



  • Questão 2

    O Realismo, escola literária cujo principal representante brasileiro foi Machado de Assis, tem como característica principal a retratação da realidade tal qual ela é, fugindo dos estereótipos e da visão romanceada que vigorava até aquele momento. Sobre o contexto histórico no qual o Realismo está situado, são corretas as proposições:

    I- O Brasil vivia tempos de calmaria política e social, havia um clima de conformidade, configurando o contentamento da colônia com sua metrópole, Portugal.

    II- Em virtude das intensas transformações sociais e políticas, o Brasil é retratado com fidedignidade, reagindo às propostas românticas de idealização do homem e da sociedade.

    III- O país vivia o declínio da produção açucareira e o deslocamento do eixo econômico para o Rio de Janeiro em razão do crescimento do comércio cafeeiro.

    IV- Tem grande influência das teorias positivistas originárias na França, onde também havia um movimento de intensa observação da realidade e descontentamento com os rumos políticos e sociais do país.

    V- Surgiu na segunda metade do século XX, quando no mundo eclodiam as teorias de expansões territoriais que culminaram nas duas grandes guerras. O Realismo teve como propósito denunciar esse panorama de instabilidade mundial.

    Estão corretas:

    a) todas estão corretas.

    b) apenas I e II estão corretas.

    c) I, II e III estão corretas.

    d) II, III e IV estão corretas.

    e) I e V estão corretas.

    ver resposta


  • Questão 3

    “(...) Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. (...)”.

    De acordo com a leitura da célebre frase que integra o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, podemos afirmar que Machado de Assis filiou-se à tendência:

    a) Modernista.

    b) Naturalista.

    c) Árcade.

    d) Positivista.

    e) Realista.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre o Realismo, é incorreto afirmar que:

    a) Surge em um contexto econômico, social e político conturbado e de grandes transformações.

    b) Faz uma dura crítica ao Romantismo e à maneira idealizada com a qual o homem era retratado pelos olhos dos escritores que se dedicaram a essa escola literária.

    c) Utiliza uma linguagem repleta de maneirismos, com predominância da subjetividade, cuja estética contemplava a metalinguagem e o ideal da arte pela arte.

    d) Foi inaugurado por Machado de Assis, tendo no escritor seu maior expoente, perpetuando a estética realista até os dias de hoje.

    e) Influenciado pelos ideais positivistas, o Realismo negava a teoria metafísica, buscando explicação nas coisas práticas e presentes na vida do homem.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. Contrariando a linguagem literária vigente, que até então estava ancorada nos ideais românticos e na metalinguagem da literatura parnasiana, o Realismo rompeu com a subjetividade e com os eufemismos na linguagem que minimizavam a fealdade do caráter humano, representando o mundo exterior tal qual ele é, assim como o homem e suas relações sociais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “d”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “e”. Machado de Assis foi o maior expoente da Literatura realista produzida no Brasil, inaugurando o estilo com o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “c”. Uma das principais características do Realismo era a objetividade da linguagem, evitando assim uma visão subjetiva sobre o homem e a sociedade. A arte literária ganhou um caráter denunciativo, ao expor, através da Literatura, graves problemas sociais.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas