Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre Monteiro Lobato

Exercícios sobre Monteiro Lobato

Com estes exercícios a respeito da biografia de Monteiro Lobato, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a vida e a obra de um dos maiores escritores brasileiros.

  • Questão 1

    O nome de batismo do escritor brasileiro Monteiro Lobato é:

    a) José Augusto Monteiro Lobato

    b) José Bento Monteiro Lobato

    c) José Inácio Monteiro Lobato

    d) José Renato Monteiro Lobato

    e) José Monteiro Lobato

    ver resposta



  • Questão 2

    Marque a alternativa que indica em qual movimento literário podemos classificar as obras de Monteiro Lobato:

    a) Modernismo

    b) Simbolismo

    c) Pré-modernismo

    d) Realismo

    e) Condoreirismo

    ver resposta


  • Questão 3

    Com relação à formação e atuação profissional do escritor Monteiro Lobato, é possível afirmar que:

    a) Além de escritor, Monteiro Lobato formou-se Bacharel em Direito, em 1917, pela faculdade do Largo do São Francisco, porém atuou profissionalmente como sapateiro na loja de departamentos do avô. Após o falecimento do avô, Lobato assumiu a administração do comércio da família.

    b) Monteiro Lobato formou-se Bacharel em Direito, em 1904, pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco. Atuou como Promotor Público no município de Areias, São Paulo, por sete anos. Uma década depois, publicou seus primeiros contos e artigos no jornal “O Estado de São Paulo”, como “Urupês” e “Velha Praga”. Foi também proprietário de editoras e adido comercial do setor de petróleo.

    c) Monteiro Lobato, além de escritor, formou-se Bacharel em Direito, em 1917, e, logo em seguida, mudou-se para os Estados Unidos para trabalhar como vendedor de ações de empresas de petróleo na bolsa de valores.

    d) Em 1904, Monteiro Lobato formou-se Bacharel em Direito e atuou profissionalmente como professor na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco e como jornalista no jornal “O Estado de São Paulo”.

    e) Embora tenha se formado Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, Monteiro Lobato atuou como administrador das fazendas e de outros bens herdados do avô e do pai. Somente em 1919 iniciou as publicações de contos e artigos no jornal “O Estado de São Paulo”.

    ver resposta


  • Questão 4

    A partir da leitura da primeira coletânea de contos do escritor Monteiro Lobato, intitulada de “Urupês”, é possível observar a denúncia de alguns problemas sociais e ambientais pelos quais atravessava o Brasil. Marque a alternativa que indica um dos principais problemas sociais denunciados nessa obra:

    a) Os abusos sofridos pelos trabalhadores imigrantes italianos no cultivo do café, no estado de São Paulo, os quais eram forçados a cumprirem um regime de 16 h de trabalho.

    b) A alta taxa de analfabetismo no Brasil do início do século XX.

    c) O alcoolismo, problema bastante evidente na grande maioria das famílias de caboclos que viviam na região do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo.

    d) As queimadas intencionais causadas pelos caboclos, considerados pelo autor como sendo um urupê – parasita da terra –, pois acreditavam que o fogo limpava a terra do plantio de produtos como o café.

    e) A decadência do ciclo do café, o que fez com que o estado de São Paulo perdesse sua hegemonia político-econômica para o estado do Rio de Janeiro durante duas décadas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D: O nome de batismo é José Renato Monteiro Lobato. O escritor mudou seu nome para “José Bento Monteiro Lobato” para que pudesse ficar semelhante às iniciais “JBML” presentes em uma bengala que pertencia a seu pai.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C: As obras de Monteiro Lobato são consideradas como sendo pré-modernistas, período que sucede o Simbolismo e precede o Modernismo no Brasil.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B: Monteiro Lobato era Bacharel em Direito e atuou profissionalmente como Promotor Público, escritor, administrador e adido comercial.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D: Urupês é uma coletânea de contos na qual Monteiro Lobato tece duras críticas aos caboclos que viviam nas fazendas de café do interior de São Paulo. A crítica deve-se aos inúmeros casos de incêndios intencionais causados pelos caboclos, os Jecas Tatus, descritos nas obras de Lobato como um “parasita que incendeia a terra”, pois destruíam a diversidade de fauna e flora e causavam o empobrecimento do solo na região do Vale do Paraíba.

    Com certa dose de ironia, Lobato traça o perfil caricatural do povo brasileiro, enfatiza seu nacionalismo e reflete sobre os problemas advindos da contradição causada pelo atraso e pelo desenvolvimento do Brasil.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas