Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre Gonçalves Dias

Exercícios sobre Gonçalves Dias

Estes exercícios sobre Gonçalves Dias abordam as principais características da obra de um dos principais representantes do Romantismo brasileiro.

  • Questão 1

    (UE-Londrina) 

    Gonçalves Dias se destaca no panorama da primeira fase romântica pelas suas qualidades superiores de artista. Nele:

    a) a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.

    b) a persistência de traços do espírito clássico impede o exagero do sentimentalismo, encontrado, por exemplo, em Casimiro de Abreu.

    c) o indianismo é fiel à verdade da vida indígena, não apresentando a distorção poética observada em outros escritores.

    d) protótipo do byroniano, convivem lado a lado o humor negro e o extremo idealismo.

    e) predomina a poesia lírica de recuperação da infância, com acentuado tom saudosista, tão evidente em “Meus Oito Anos”.

    ver resposta



  • Questão 2

    Canção do exílio

    Minha terra tem palmeiras, 
    Onde canta o Sabiá; 
    As aves, que aqui gorjeiam, 
    Não gorjeiam como lá.

    Nosso céu tem mais estrelas, 
    Nossas várzeas têm mais flores, 
    Nossos bosques têm mais vida, 
    Nossa vida mais amores.

    Em  cismar, sozinho, à noite, 
    Mais prazer eu encontro lá; 
    Minha terra tem palmeiras, 
    Onde canta o Sabiá.

    Minha terra tem primores, 
    Que tais não encontro eu cá; 
    Em cismar sozinho, à noite 
    Mais prazer eu encontro lá; 
    Minha terra tem palmeiras, 
    Onde canta o Sabiá.

    Não permita Deus que eu morra, 
    Sem que eu volte para lá; 
    Sem que disfrute os primores 
    Que não encontro por cá; 
    Sem qu'inda aviste as palmeiras, 
    Onde canta o Sabiá.  

    Gonçalves Dias

    O texto acima pertence ao estilo de época do:

    a) barroco

    b) arcadismo

    c) romantismo

    d) parnasianismo

    e) modernismo 

    ver resposta


  • Questão 3

    (Unifesp-2003)

    Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque

    a) apóia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.

    b) exalta a terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.

    c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.

    d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.

    e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade. 

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre Gonçalves Dias, estão corretas as seguintes proposições:

    I. Embora Gonçalves de Magalhães seja considerado o introdutor do Romantismo no Brasil, na verdade foi Gonçalves Dias quem implantou e solidificou a poesia romântica em nossa literatura.

    II. A obra de Gonçalves Dias pode ser considerada a realização de um verdadeiro projeto de construção da cultura brasileira. Criou uma poesia voltada para o índio e para a natureza brasileira, expressa em uma linguagem simples e acessível.

    III. Além da poesia indianista, Gonçalves Dias também cultivou poemas religiosos, de fundo panteísta, nos quais Deus se manifesta pela natureza.

    IV. Sua obra poética apresenta os gêneros lírico e épico. Na poesia épica, canta os feitos históricos de índios. Na lírica, os temas mais comuns são a pátria, a natureza, Deus, o índio e o amor não correspondido.

    V. Sua obra O Uraguai é considerada a melhor realização no gênero épico do Arcadismo brasileiro. Seu tema é a luta de portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas, que, instalados nas missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, não queriam aceitar as decisões do Tratado de Madri.

    a) Todas estão corretas.

    b) I, II, III e IV estão corretas.

    c) II, IV e V estão corretas.

    d) Apenas V está correta.

    e) III e IV estão corretas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “b”. A obra de Gonçalves Dias pode ser considerada a realização de um verdadeiro projeto de construção da cultura brasileira, mesmo tendo abordado todos os temas mais caros ao Romantismo europeu, como o amor impossível, a religião, a tristeza e a melancolia. Suas paixões são reveladas muitas vezes em um tom ingênuo e melancólico, longe do sentimentalismo de Casimiro de Abreu e distante da lírica depressiva dos poetas ultrarromânticos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. Romantismo. O poema de Gonçalves Dias é um dos mais representativos da primeira geração do romantismo, período marcado pela temática nacionalista, indianista e religiosa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “b”. O poema Canção do exílio foi escrito durante o Romantismo (1836-1881), na sua primeira geração. A preocupação central dos autores era a definição da identidade nacional brasileira tempos após a Independência do Brasil (1822). Nesse contexto, a valorização da figura indígena (considerado o herói nacional) e a exaltação dos elementos típicos da cultura local (e também da natureza brasileira) eram recorrentes nos textos literários.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “b”. A proposição de número V diz respeito à poesia épica de Basílio da Gama, um dos principais nomes do Arcadismo brasileiro. O Uraguai não enfatiza a guerra entre portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas, mas sim dá destaque para a descrição física e moral do índio, o choque de culturas e a paisagem nacional.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas