Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre Castro Alves

Exercícios sobre Castro Alves

Estes exercícios sobre Castro Alves testarão os seus conhecimentos sobre o principal representante da literatura condoreira no Brasil.

  • Questão 1

    Sobre o Condoreirismo, é incorreto afirmar:

    a) Seu principal representante foi Castro Alves, o primeiro grande poeta social brasileiro. Embora tenha sido um poeta engajado, Castro Alves soube conciliar as ideias de reforma social com os procedimentos específicos da poesia, evitando assim que sua obra fosse apenas um mero panfleto político.

    b) O Condoreirismo, também chamado de corrente hugoana (alusão ao escritor francês Victor Hugo), encontrou vários adeptos no Brasil, como Castro Alves, Pedro Luís, Pedro Calasãs e Sousândrade.

    c) A principal preocupação da poesia condoreira foi a defesa dos oprimidos socialmente: os operários das indústrias e os camponeses.

    d) A poesia condoreira estabelece um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do país, como a escravidão dos negros.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Unifesp-2002)

    Texto I:

    Perante a Morte empalidece e treme,
    Treme perante a Morte, empalidece.

    Coroa-te de lágrimas, esquece
    O Mal cruel que nos abismos geme.

    (Cruz e Souza, Perante a morte.)

    Texto II:

    Tu choraste em presença da morte?
    Na presença de estranhos choraste?

    Não descende o cobarde do forte;
    Pois choraste, meu filho não és!

    (Gonçalves Dias, I Juca Pirama.)

    Texto III:

    Corrente, que do peito destilada,
    Sois por dous belos olhos despedida;

    E por carmim correndo dividida,
    Deixais o ser, levais a cor mudada.

    (Gregório de Matos, Aos mesmos sentimentos.)

    Texto IV:

    Chora, irmão pequeno, chora,
    Porque chegou o momento da dor.
    A própria dor é uma felicidade...

    (Mário de Andrade, Rito do irmão pequeno.)

    Texto V:

    Meu Deus! Meu Deus!
    Mas que bandeira é esta,

    Que impudente na gávea tripudia?!...
    Silêncio! ...Musa! Chora, chora tanto
    Que o pavilhão se lave no teu pranto...

    (Castro Alves, O navio negreiro.)

    Dois dos cinco textos transcritos expressam sentimentos de incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse transbordamento sentimental faz-se por meio de frases e recursos linguísticos que dão ênfase à função emotiva e à função conativa da linguagem. Esses dois textos são:

    a) I e IV.

    b) II e III.

    c) II e V.

    d) III e V.

    e) IV e V.

    ver resposta


  • Questão 3

    (FUC-MT)

    Considerando os seguintes itens:

    I. Autor da obra Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde.

    II. Foi chamado o poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.

    III. Autor de I-Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.

    IV. Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.

    V. Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.

    Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:

    a) I e II

    b) II e IV

    c) I, II e IV

    d) II, III e V

    e) II e V.

    ver resposta


  • Questão 4

    São características da poesia de Castro Alves, exceto:

    a) Conciliando ideias de reforma social com os procedimentos específicos da poesia, Castro Alves foi o primeiro grande poeta social da literatura brasileira.

    b) O poeta aliava elementos do Simbolismo, tais quais o pessimismo, a morte, a poesia metafísica; a elementos do Parnasianismo, como a forma lapidar, o gosto pelo soneto, o verbalismo requintado e a força das imagens.

    c) Sua poesia, classificada como panfletária por muitos críticos, teve como principal objetivo interferir no processo social, mostrando assim que a arte pode ser engajada e conectada com o mundo exterior.

    d) A poesia de Castro Alves assume duas facetas distintas: a feição lírico-amorosa, distante da proposta dos poetas ultrarromânticos por ser permeada por forte sensualidade, e a feição social e humanitária.

    e) Por ter utilizado a literatura como instrumento de denúncia, colocando-a a serviço de uma causa político-ideológica, é considerado o fundador da poesia engajada.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. Manifestação literária que ficou marcada pelo interesse com os problemas sociais brasileiros, sobretudo com a questão da escravidão dos negros, o Condoreirismo assumiu feições abolicionistas e republicanas, mostrando na literatura o lado feio da sociedade brasileira, a despeito do ufanismo encontrado na primeira fase do Romantismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. O fragmento do poema de Castro Alves deixa explícita a preocupação do poeta com os problemas sociais brasileiros, sobretudo com a questão da escravidão dos negros. É comum encontrar nos poemas condoreiros características típicas das funções conativa (classificada como panfletária por muitos críticos) e emotiva, haja vista o tom inflamado utilizado pelo poeta, bem como é possível notar seu posicionamento em relação ao tema que está abordando, expressando seus sentimentos e impressões pessoais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “e”. I. Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde são obras do escritor Fagundes Varela, um dos principais representantes da Segunda fase do Romantismo brasileiro. III. Juca Pirama é de autoria do poeta Gonçalves Dias, principal nome da Primeira fase do Romantismo brasileiro. IV. As características descritas na opção fazem referência ao poeta Álvares de Azevedo, principal representante do Ultrarromantismo no Brasil.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “b”. As características descritas na alternativa “b” fazem referência ao poeta Cruz e Sousa, principal representante do Simbolismo brasileiro.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas