Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre Casimiro de Abreu

Exercícios sobre Casimiro de Abreu

Estes exercícios sobre Casimiro de Abreu abordam as principais características da obra desse poeta representante do Ultrarromantismo.

  • Questão 1

    (PUC-RS)

    "sou como a pomba e como as vozes dela

    É triste o meu cantar;

    Flor dos trópicos – cá na Europa fria

    Eu definho corando noite e dia

    Saudades do meu lar."

    A estrofe acima salienta uma das linhas da reduzida temática da poesia de Casimiro de Abreu que é a:

    a) vida familiar.

    b) paisagem nativa.

    c) saudade da pátria.

    d) ternura sonhadora.

    e) timidez amorosa.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UNIFESP)

    Casimiro de Abreu pertence à geração dos poetas que morreram prematuramente, na casa dos vinte anos, como Álvares de Azevedo e outros, acometidos do “mal” byroniano. Sua poesia, reflexo autobiográfico dos transes, imaginários e verídicos, que lhe agitaram a curta existência, centra-se em dois temas fundamentais: a saudade e o lirismo amoroso. Graças a tal fundo de juvenilidade e timidez, sua poesia saudosista guarda um não sei quê de infantil.

    (Massaud Moisés.

    A literatura brasileira através dos textos, 2004. Adaptado.)

     

    Os versos de Casimiro de Abreu que se aproximam da ideia de saudade, tal como descrita por Massaud Moisés, encontram-se em:

    a) Se eu soubesse que no mundo / Existia um coração, /Que só por mim palpitasse / De amor em terna expansão; / Do peito calara as mágoas, / Bem feliz eu era então!

    b) Oh! não me chames coração de gelo! / Bem vês: traí-me no fatal segredo. / Se de ti fujo é que te adoro e muito, / És bela – eu moço; tens amor, eu – medo!...

    c) Naqueles tempos ditosos / Ia colher as pitangas, / Trepava a tirar as mangas, / Brincava à beira do mar;/ Rezava às Ave-Marias, / Achava o céu sempre lindo,/ Adormecia sorrindo / E despertava a cantar!

    d) Minh’alma é triste como a flor que morre / Pendida à beira do riacho ingrato; / Nem beijos dá-lhe a viração que corre, / Nem doce canto o sabiá do mato!

    e) Tu, ontem, / Na dança / Que cansa, / Voavas / Co’as faces / Em rosas / Formosas / De vivo, / Lascivo / Carmim; / Na valsa / Tão falsa, / Corrias, / Fugias, / Ardente, / Contente, / Tranquila, / Serena, / Sem pena / De mim!

    ver resposta


  • Questão 3

     Sobre o Ultrarromantismo, é correto afirmar, exceto:

    a) Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo e Fagundes Varela estão entre os seus principais representantes;

    b) As principais características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da primeira geração do Romantismo;

    c) Quanto ao amor, os ultrarromânticos apresentavam uma visão dualista, que envolvia atração e medo, desejo e culpa, temendo, assim, a realização amorosa.

    d) Entre os principais temas do Ultrarromantismo estão o egocentrismo, o medievalismo, o indianismo, o condoreirismo e a religiosidade.

    ver resposta


  • Questão 4

     Sobre as características da obra de Casimiro de Abreu, estão corretas as alternativas:

    1. Um dos pontos altos de sua poesia é a associação do amor à vida e à sensualidade, características que não são observadas na obra de Álvares de Azevedo.

    2. Sua lírica é marcada pela abordagem graciosa de certos temas, como a infância, a pátria, a saudade, a solidão, a natureza e o amor.

    3. A principal característica de sua obra reside no projeto literário baseado na contradição. Esse dualismo pode ser observado em sua principal obra poética, Lira dos vinte anos.

    4. Sua poesia, embora não tenha apresentado grandes inovações estéticas para a literatura brasileira, contribuiu para a consolidação e para a popularização do Romantismo.

    5. Sua poesia é caracterizada por uma grande preocupação espiritual, apresentando caráter panteísta.

    a) I, II e IV.

    b) III e V.

    c) I, III e V.

    d) III, IV e V.

    e) I e V.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. Uma das principais características da lírica de Casimiro de Abreu é a abordagem graciosa de certos temas, entre eles, a pátria.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

     Alternativa “c”. As demais alternativas não exprimem saudosismo, mas temática amorosa (a, b, e) e melancolia (d).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “d”. As características descritas na alternativa “d” dizem respeito à terceira fase do Romantismo brasileiro, cujos principais autores são Castro Alves e José de Alencar.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “a”. A terceira e quinta proposição referem-se, respectivamente, aos poetas ultrarromânticos Álvares de Azevedo e Fagundes Varela. 

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas