Você está aqui Exercícios Exercícios de Literatura Exercícios sobre Barroco no Brasil

Exercícios sobre Barroco no Brasil

Os exercícios sobre Barroco no Brasil ajudarão na compreensão das características dessa escola literária que teve Gregório de Matos como seu principal representante.

  • Questão 1

    (VUNESP) 

          Ardor em firme coração nascido;
          pranto por belos olhos derramado;
          incêndio em mares de água disfarçado;
          rio de neve em fogo convertido:
          tu, que em um peito abrasas escondido;
          tu, que em um rosto corres desatado;
          quando fogo, em cristais aprisionado;
          quando crista, em chamas derretido.
          Se és fogo, como passas brandamente,
          se és fogo, como queimas com porfia?
          Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
          Pois para temperar a tirania,
          como quis que aqui fosse a neve ardente,
          permitiu parecesse a chama fria. 

    O texto pertencente a Gregório de Matos apresenta todas as seguintes características:

    a) Trocadilhos, predomínio de metonímias e de símiles, a dualidade temática da sensualidade e do refreamento, antíteses claras dispostas em ordem direta.

    b) Sintaxe segundo a ordem lógica do Classicismo, a qual o autor buscava imitar, predomínio das metáforas e das antíteses, temática da fugacidade do tempo e da vida.

    c) Dualidade temática da sensualidade e do refreamento, construção sintática simétrica por simetrias sucessivas, predomínio figurativo das metáforas e pares antitéticos que tendem para o paradoxo.

    d) Técnica naturalista, assimetria total de construção, ordem direta inversa, imagens que prenunciam o Romantismo.

    e) Verificação clássica, temática neoclássica, sintaxe preciosista evidente no uso das antíteses, dos anacolutos e das alegorias, construção assimétrica.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Faculdade Objetivo – SP) Sobre cultismo e conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única alternativa incorreta:

    a) O cultismo opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a argumentação.

    b) Cultismo e conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É possível localizar no mesmo autor e no mesmo texto os dois elementos.

    c) O cultismo é perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas, silogismos, paradoxos, etc.

    d) O cultismo na Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como gongorismo e seu mais ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão da Sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.

    e) Os métodos cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini e o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório de Matos.

    ver resposta


  • Questão 3

    A alternativa que apresenta as principais características do Barroco é:

    a) Racionalismo, Universalismo, perfeição formal, presenAlternativa “e”.ça de elementos da mitologia greco-latina e humanismo.

    b) Pastoralismo, bucolismo, nativismo, tom confessional, espontaneidade dos sentimentos e exaltação da pureza, da ingenuidade e da beleza.

    c) Preocupação formal, preferência por temas descritivos, objetivismo, apego à tradição clássica e vocabulário culto.

    d) Subjetivismo e individualismo, eurocentrismo, patriarcalismo e nacionalismo exacerbado.

    e) Apelo religioso, misticismo, erotismo, castigo como decorrência do pecado, fugacidade da vida e instabilidade das coisas.

    ver resposta


  • Questão 4

    A exaltação da forma, o culto à linguagem permeada por metáforas, conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval são características do

    a) Classicismo.

    b) Arcadismo.

    c) Romantismo.

    d) Barroco.

    e) Condoreirismo.

    ver resposta


  • Questão 5

    Assinale a questão cujo trecho apresenta características próprias do Barroco no Brasil:

    a) “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado.”

    b) “Alma minha gentil, que te partiste/Tão cedo desta vida, descontente,/Repousa lá no Céu eternamente,/E viva eu cá na terra sempre triste./Se lá no assento etéreo, onde subiste,/Memória desta sida se consente,/Não te esqueças daquele amor ardente/Que já nos ollhos meus tão puro viste.”

    c) “Última flor do Lácio, inculta e bela,/És, a um tempo, esplendor e sepultura;/Ouro nativo, que, na ganga impura,/A bruta mina entre cascalhos vela.”

    d) “Parece até que sobre a fronte angélica/Um anjo lhe depôs coroa e nimbo.../Formosa a vejo assim entre meus sonhos/Mais bela no vapor do meu cachimbo.”

    e) “Lá na úmida senzala,/Sentado na estreita sala,/Junto ao braseiro, no chão,/Entoa o escravo o seu canto,/E ao cantar correm-lhe em pranto/Saudades do seu torrão.”

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. Podemos perceber, a partir da análise da poesia “Lágrimas de amor: fogo e neve”, o dualismo barroco presente nos versos de Gregório de Matos através da mistura de religiosidade e sensualismo, misticismo e erotismo, valores terrenos e aspirações espirituais, ideias dispostas por meio de metáforas, especialmente com o uso de paradoxos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “d”. Pe. Antônio Vieira era conceptista, e não cultista.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “e”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “d”. O Barroco caracteriza-se fundamentalmente por ser uma expressão do conflito entre o humanismo renascentista e a tentativa de restauração de uma religiosidade medieval, estabelecendo assim um paradoxo entre a fé, o espiritual e o material.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “a”. No trecho do poema “A Jesus Cristo Nosso Senhor”, de Gregório de Matos, observa-se a lírica religiosa que obedece aos princípios fundamentais do barroco, com alusão a temas como o amor a Deus, a culpa e o arrependimento.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas