Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre o wahabismo

Exercícios sobre o wahabismo

Com estes exercícios sobre o wahabismo, você pode testar seus conhecimentos sobre o radicalismo islâmico.

  • Questão 1

    (UCS-RS) __________________, único país do mundo cujo nome deriva da família que o controla, tem um dos governos mais fechados e repressores do Oriente Médio. A monarquia __________________ não permite a formação de partidos políticos. Direitos Humanos condenam o tratamento dado às mulheres (elas não podem dirigir, têm de pedir permissão a um homem da família para sair de casa e para estudar). Grande parte da população segue o wahabismo (movimento fundado no século XVIII), o qual prega que “todo o muçulmano deve ser fiel ao seu governante para assegurar a redenção após a morte e o governante garantir ao povo a sharia, lei islâmica”. Nesse país, onde nasceu e morreu o profeta Maomé, localizam-se as duas cidades sagradas para os muçulmanos. O país tem a maior reserva de petróleo do mundo.

    Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.

    a) Catar – Kahar

    b) Emirados Árabes – Arab

    c) Iraque – Hirassein

    d) Arábia Saudita – Saud

    e) Irã – Iradalla

    ver resposta



  • Questão 2

    Um dos líderes da chamada Irmandade Muçulmana, Sayyd Qutb, pregava, na primeira metade do século XX, que o Islã deveria voltar às origens e tirar o mundo da jahilya, a era da ignorância e da rebelião contra Deus. Sabemos que grupos como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico têm suas bases ideológicas e teológicas em muitos dos escritos de Qutb. No entanto, a origem do extremismo islâmico é anterior à Irmandade Muçulmana; ela remete ao pensamento de:

    a) Ali ibne Abu Talibe

    b) Muhammad ibn Abd al-Wahhab

    c) Yasser Arafat

    d) Osma Bin Laden

    e) Mustafá Kemal

    ver resposta


  • Questão 3

    (FUVEST) O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país. (Fonte: Carta Capital)

    O texto se refere a:

    a) a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein.

    b) a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.

    c) a uma seita religiosa sunita que atua no Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.

    d) a um grupo muçulmano extremista, atuante no Norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza.

    e) ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.

    ver resposta


  • Questão 4

    Dois dos principais conceitos vinculados ao radicalismo islâmico e, em especial, ao wahabismo são:

    a) jihad e sufi

    b) sharia e yoga

    c) jihad e sharia

    d) jihan e yom kippur

    e) talmud e yom kippur

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    O reino da Arábia Saudita foi formalmente criado por Abdul-Aziz ibn Saud, no século XIX, mas a casa de Saud, isto é, a monarquia saudita, foi criada por Muhammad ibn Saud, no fim do século XVIII. Foi Muhammad que legitimou a doutrina wahabista, fundada por Muhammad ibn Abd al-Wahhab, e a tornou oficial em seu reino.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    Muhammad ibn Abd al-Wahahab (1703 - 1792) era um erudito e teólogo islâmico que desenvolveu um segmento radical do sunismo. Esse segmento, por ter sido abraçado no século XX por pensadores como Sayyd Qutb, que deu as bases para o jihadismo e o terrorismo islâmico, é considerado o “pai” desse tipo de ação violenta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    Assim como a Al-Qaeda e o Estado Islâmico, o Boko Haram é um grupo radical islâmico que pratica sequestros e atentados terroristas em sua área de atuação: a Nigéria. Como os outros grupos mencionados, o Boko Haram tem por base de sustentação teórica a interpretação wahabista da tradição islâmica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Os conceitos de sharia (Lei islâmica, literalmente traduzida como “caminho para a fonte”) e jihad (luta ou guerra santa), que são importantes para o Islã como um todo, receberam uma interpretação enviesada pelo wahabismo. Da sharia provém toda a jurisprudência islâmica, que deve estar alicerçada no Corão. A jihad é, antes de tudo, a luta espiritual, a ascese. O wahabismo deu a esses conceitos uma roupagem rígida, inflexível e ideológica. Disso provém toda a violência do radicalismo islâmico.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas