Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Unificação Italiana

Exercícios sobre a Unificação Italiana

Nestes exercícios sobre a Unificação Italiana, você pode testar seus conhecimentos acerca desse acontecimento que se desenrolou na segunda metade do século XIX.

  • Questão 1

    (Fuvest) "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos". "Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia".

    Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã:

    a) aludem às diferenças que as marcaram, pois, enquanto a alemã foi feita em benefício da Prússia, a italiana, como demonstra a escolha de Roma para capital, contemplou todas as regiões.

    b) apontam para as suas semelhanças, isto é, para o caráter autoritário e incompleto de ambas, decorrentes do passado fascista, no caso italiano, e nazista, no alemão.

    c) chamam a atenção para o caráter unilateral e autoritário das duas unificações, imposta pelo Piemonte, na Itália, e pela Prússia, na Alemanha.

    d) escondem suas naturezas contrastantes, pois a alemã foi autoritária e aristocrática e a italiana foi democrática e popular.

    e) tratam da unificação da Itália e da Alemanha, mas nada sugerem quanto ao caráter impositivo de processo liderado por Cavour, na Itália, e por Bismarck, na Alemanha.

    ver resposta



  • Questão 2

    A unificação política da Itália, ocorrida na segunda metade do século XIX, foi um processo tardio, considerando o contexto histórico europeu. Sobre essa unificação, é CORRETO afirmar que ela:

    a) possibilitou a sua participação na corrida colonial, envolvendo-a no domínio do mercado internacional com a Inglaterra e a França.

    b) contribuiu em parte para romper o equilíbrio político-militar que, a partir do Congresso de Viena, foi estabelecido entre as nações europeias.

    c) acarretou o desenvolvimento do capitalismo a partir de um intenso surto de industrialização que se estendeu por todo o seu território.

    d) permitiu o reatamento das relações político-diplomáticas com o Vaticano e a garantia do direito de liberdade religiosa aos cidadãos.

    e) impediu o surgimento de fluxos de emigração de camponeses para o Continente Americano através da implantação de uma política de fechamento das suas fronteiras.

    ver resposta


  • Questão 3

    A personagem histórica que teve fundamental importância no contexto da Unificação Italiana e lutou, também, na Revolução Farroupilha, no sul do Brasil, na segunda metade do século XIX, foi:

    a) Camilo de Cavour.

    b) Otto Von Bismark

    c) Benjamin Disraeli

    d) Benito Mussolini

    e) Giuseppe Garibaldi

    ver resposta


  • Questão 4

    A Itália, antes de ser unificada, era constituída de uma série de pequenos reinos fragmentados. O reino que, sob a liderança do conde Camilo de Cavour, encabeçou o processo de unificação, na segunda metade do século XIX, foi:

    a) Reino de Piemonte-Sardenha

    b) Reino de Lancaster

    c) Reino de Córsega

    d) Reino de Lombardia

    e) Reino de Mônaco.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    O processo de unificação das duas nações, Alemanha e Itália, ocorreu entre as décadas de 1860 e 1870. Cada processo teve seus Estados que conduziram toda a movimentação política e todos os conflitos para que as unificações se realizassem. No caso da Itália, o reino de Piemonte-Sardenha tratou de disseminar a perspectiva unificacionista e nacionalista para os demais reinos. De forma semelhante atuou a Prússia, que se aproveitou do contexto da guerra contra a França, na década de 1870, para unir-se nacionalmente à Alemanha.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    A Unificação Italiana e a Alemã acabaram por redesenhar a configuração geopolítica da Europa, que, nessa época, vivia a onda nacionalista e imperialista que culminou na Primeira Guerra Mundial.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    Giuseppe Garibaldi foi o líder dos “camisas vermelhas”, uma das principais facções revolucionárias que atuaram no contexto da Unificação Italiana. Ele veio ao Brasil ajudar os integrantes da Revolução Farroupilha no contexto do Segundo Império brasileiro.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    O reino de Sardenha-Piemonte foi o responsável por buscar a unificação da Itália a partir da ideologia nacionalista que se alastrava pela Europa no século XIX. Foi a partir das ações desse reino que os demais reinos italianos agregaram-se em um corpo político comum com estrutura nacional.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas