Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Segunda Guerra sino-japonesa

Exercícios sobre a Segunda Guerra sino-japonesa

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o conflito entre China e Japão, conhecido como Segunda Guerra sino-japonesa.

  • Questão 1

    A invasão da Manchúria pelo exército japonês serviu de prelúdio para o aumento das hostilidades entre Japão e China, o que levou à Segunda Guerra sino-japonesa. Essa ocupação aconteceu em 1931 e resultou na criação do Estado de Manchukuo, um Estado fantoche alinhado com os interesses japoneses. A invasão da Manchúria ocorreu após qual incidente?

    a) Incidente Mukden

    b) Incidente da Ponte Marco Polo

    c) Incidente Hirohito

    d) Incidente Chiang Kai-shek

    e) Incidente Manchukuo

    ver resposta



  • Questão 2

    Durante a Segunda Guerra sino-japonesa, um dos grupos de resistência aos invasores japoneses era formado por comunistas chineses. Eles eram liderados por quem?

    a) Mao Tsé-tung

    b) Chiang Kai-shek

    c) Mei Ju-ao

    d) Hsiang Chei-chun

    e) Chen Cheng

    ver resposta


  • Questão 3

    As ambições imperialistas do Japão na China desenvolveram-se a partir do processo de modernização que o país vivenciou com:

    a) a Guerra russo-japonesa.

    b) a Restauração Meiji.

    c) o Incidente Mukden.

    d) a criação de Manchukuo.

    e) a nomeação de Hirohito.

    ver resposta


  • Questão 4

    Os camponeses chineses utilizavam um termo para referir-se aos soldados japoneses durante a Segunda Guerra sino-japonesa. O termo era “YaKe”, que em português significa:

    a) cruel

    b) forasteiro

    c) mudo

    d) guerreiro

    e) inimigo

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    O Incidente Mukden, ocorrido em 1931, foi utilizado como pretexto pelos japoneses para justificar a invasão da Manchúria. Esse incidente foi um ataque forjado contra uma ferrovia japonesa instalada nessa região. Logo após a invasão, os japoneses criaram o Estado fantoche de Manchukuo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    A resistência chinesa contra os japoneses foi organizada em dois grandes grupos. Um deles era composto pelos comunistas chineses liderados por Mao Tsé-Tung. Uma característica da Segunda Guerra sino-japonesa é que, ao mesmo tempo em que lutavam contra os japoneses, os comunistas chineses também lutavam contra os chineses nacionalistas (liderados por Chiang Kai-shek) pela disputa de poder na China.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    O processo de modernização do Japão foi iniciado a partir da Restauração Meiji, que marcou o fim do domínio dos chefes militares (fim do xogunato). Essa mudança política iniciou um processo de grande modernização econômica que transformou o Japão em uma grande potência na Ásia. Durante esse processo, inúmeras reformas foram realizadas no país inspiradas em modelos de sucesso aplicados na Europa e nos Estados Unidos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    YaKe era o termo utilizado pelos chineses para referirem-se aos soldados japoneses e significava “mudo” por causa da recusa da maioria dos soldados japoneses em aprender o idioma local, o chinês.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas