Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a religião dos vikings

Exercícios sobre a religião dos vikings

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a religião dos vikings, povos que habitavam a Escandinávia durante a Era Viking na Idade Média.

  • Questão 1

    A religiosidade dos povos vikings manifestava-se, sobretudo, individualmente e em particular. No entanto, em determinadas fases do ano, eram realizados festivais que reuniam um grande número de pessoas para prestar um culto aos deuses. Um desses festivais, que depois foi apropriado pelos cristãos e transformado no Natal, acontecia durante o solstício de inverno e era conhecido como:

    a) Midvetrablót.

    b) Yule.

    c) Gylfaginning.

    d) Sumarblót.

    e) Edda.

    ver resposta



  • Questão 2

    Parte do conhecimento que se tem atualmente a respeito das crenças e mitos dos povos vikings deve-se a registros feitos das histórias repassadas oralmente de geração em geração. Um dos principais registros é conhecido como Edda em Prosa e, a partir de seu capítulo chamado Gylfaginning (A ilusão de Gylfi), narra toda a trajetória da visão de mundo nórdica. A Edda em Prosa foi escrita por um poeta e historiador islandês chamado:

    a) Harald Hardrada.

    b) Saxo Gammaticus.

    c) Adam de Bremen.

    d) Snorri Sturluson.

    e) Jón Loptsson.

    ver resposta


  • Questão 3

    A crença religiosa dos vikings era de base politeísta, ou seja, eles acreditavam em vários deuses. O principal deus, entre todos os deuses vikings, chamava-se:

    a) Thor.

    b) Loki.

    c) Odin.

    d) Heimdall.

    e) Bragi.

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia as questões a seguir sobre a religião dos vikings e assinale a alternativa incorreta:

    a) A religião dos vikings é conhecida como Midvetrablót, que significa “caminho dos deuses”.

    b) A sociedade viking não possuía uma classe de sacerdotes que eram dedicados única e exclusivamente para a religião. Esse papel era realizado pelo rei ou pelos nobres.

    c) A utilização do martelo de Thor (Mjöllnir) como pingente pelos vikings aconteceu a partir do século X.

    d) Apesar de Odin ser o principal deus do panteão nórdico, o mais venerado era Thor.

    e) Os vikings possuíam templos religiosos que poderiam ser, inclusive, bosques ou lagos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    O Yule era realizado durante o solstício de inverno, e, durante esse festival, uma série de sacrifícios aos deuses era realizada. A função do Yule (também conhecido como Jól) é alvo de intenso debate entre os historiadores. Enquanto alguns acreditam que o festival tratava-se de adoração e culto aos antepassados, outros historiadores afirmam que ele buscava garantir a proteção dos deuses durante o inverno que se iniciava. Durante o processo de cristianização dos nórdicos, o Yule foi ressignificado para comemorar o nascimento de Cristo e ficou conhecido como Natal.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    A Edda em Prosa foi escrita pelo poeta e historiador islandês Snorri Sturluson, por volta de 1220. Snorri nasceu em 1179 e era filho de Sturla Thordarson. Snorri, no entanto, foi criado por Jón Loptsson, que o educou em um importante centro intelectual da Islândia, chamado Oddi. Snorri possuiu grande influência política na Islândia e Noruega, e atribui-se a ele a escrita de outros registros como o Heimskringla, que conta a vida de muitos reis noruegueses. Snorri foi assassinado em 1241, a mando do rei norueguês Hákon Hákonarson.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    De acordo com o relato feito no registro de Snorri Sturluson, no capítulo Gylfaginning da Edda em Prosa, Odin é considerado o maior de todos os deuses. É chamado de Pai de Todos e de seu trono (Hlidskjálf) sabe de todas as coisas que acontece porque seus dois corvos sobrevoam a terra para levar as notícias a ele. A principal arma de Odin é uma lança, chamada de Gungnir. Além disso, esse deus é cego de um olho (Odin perdeu um olho para obter todo o conhecimento do mundo na fonte de Mimir) e possui o cavalo mais rápido do mundo, Sleipnir (o cavalo de Odin possui oito patas). No Ragnarök (evento catastrófico que destruiu o universo), Odin foi morto pelo lobo Fenrir.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    Não existe um termo específico para referir-se à religião antiga dos povos vikings. Os historiadores utilizam o termo genérico de “paganismo nórdico” em referência à religião viking. O termo tem sofrido algumas críticas de alguns historiados, porém, é o mais comum ao referir-se à religião desse povo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas