Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Reforma Protestante

Exercícios sobre Reforma Protestante

A Reforma Protestante rompeu com a doutrina católica e apresentou novas perspectivas para o Cristianismo.

  • Questão 1

    (UnB-DF) A Reforma Protestante rompeu a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito julgue os itens adiante:

    () C () E – O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.

    () C () E – As ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.

    () C () E – Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.

    () C () E – A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono das práticas de censura.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Esan-SP) Na Alemanha do século XVI, havia grande contradição entre o que a Igreja católica pregava e o que se praticava. Nos principados as dificuldades eram enormes. Os camponeses sentiam-se sobrecarregados de impostos. As cidades ansiavam por liberdade. O clero desprezava a missão espiritual. Muitos bispos levavam uma existência de prazer, o que ofendia os crentes sinceros e simples. Os abusos apontados no enunciado geraram o ambiente favorável à aceitação do novo credo sustentado por:

    a) Henrique VIII.

    b) João Knox.

    c) João Huss.

    d) João Calvino.

    e) Martinho Lutero.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia o texto abaixo:

    “Deus chama cada uma para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa”.

    O trecho acima é uma pregação de um dos principais líderes da Reforma Protestante do século XVI. Quem é esse líder.

    a) Martinho Lutero.

    b) Henrique VIII.

    c) João Calvino.

    d) John Wyclif.

    e) Jan Huss.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo:

    I – A doutrina calvinista admitia o mundo dependente da vontade absoluta de Deus, estando os homens sujeitos à predestinação: como pecadores por natureza, somente alguns estariam predestinados à salvação eterna;

    II – Com o auxílio do teólogo Felipe Melanchton, Lutero redigiu um documento que fundamentava sua doutrina, afirmando que a fé constituía a única e verdadeira fonte de salvação;

    III – Considerado um dos precursores da Reforma Protestante, John Wyclif pregava o confisco dos bens da Igreja na Inglaterra e a adoção pelo clero dos votos de pobreza material do cristianismo primitivo.

    Assinale a alternativa:

    a) Somente se as afirmativas I e II estiverem corretas.

    b) Somente se as afirmativas I e III estiverem corretas.

    c) Somente se as afirmativas II e III estiverem corretas.

    d) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

    e) Se todas as afirmativas estiverem incorretas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    C-C-C-E. Ao contrário do que afirma o último item, a Igreja com a Contrarreforma fortaleceu todas aquelas características.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E. Foi Lutero quem sistematizou uma nova doutrina cristã a partir das críticas e da tentativa de superação das contradições do catolicismo, do qual ele anteriormente fazia parte.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. João Calvino defendia a predestinação absoluta, colocando o mundo sob a vontade de Deus, indicando ainda que a riqueza e o sucesso econômico eram também vontades divinas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas