Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Reforma Luterana

Exercícios sobre Reforma Luterana

Por meio destes exercícios sobre Reforma Luterana, você poderá averiguar os seus conhecimentos a respeito do impacto que as ideias de Lutero tiveram no século XVI.

  • Questão 1

    (UFG/GO) A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:

    a) submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;

    b) implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;

    c) jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;

    d) extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;

    e) cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFRGS) Em 1517, a revolta de um monge agostiniano, Martinho Lutero, marcou o começo de uma transformação fundamental na história do cristianismo: a Reforma protestante. Vários fatores encorajaram ao longo do tempo o surgimento e a posterior receptividade desse movimento religioso. Assinale a alternativa que apresenta um desses fatores.

    a) A oposição da Igreja Católica ao culto de relíquias, à hierarquia eclesiástica e às doações materiais como meios de auxílio à salvação da alma e à obtenção da justiça divina ocasionou a revolta dos defensores dessas práticas.

    b) Apesar de suas críticas à instituição católica, Lutero manteve a defesa da especialização sacerdotal, da infalibilidade do Papa e da Igreja visível e organizada representando o reino de Deus na Terra.

    c) Ao longo dos séculos XIV e XV, as guerras, as consequências da Grande Peste e o Grande Cisma do Ocidente propiciaram o ambiente para os questionamentos religiosos.

    d) A nítida separação entre o Estado e a Igreja, entre o sacro e o profano, entre o religioso e o civil, que caracterizou o período medieval, foi decisiva para o sucesso da mensagem de Lutero.

    e) O movimento humanista, a exemplo de um de seus expoentes, Erasmo de Roterdã, ao tomar francamente o partido de Lutero e conceber uma natureza pessimista e perversa do homem, contribuiu para a expansão das ideias do monge agostiniano.

    ver resposta


  • Questão 3

    Sobre a reforma religiosa empreendida por Martinho Lutero a partir do ano de 1517, é correto afirmar que:

    a) não tinha nenhuma influência do pensamento de Santo Agostinho, apesar de Lutero ter sido monge agostiniano.

    b) teve uma expansão considerável provocada, sobretudo, pela invenção da Imprensa.

    c) não desencadeou nenhuma reação da Igreja Católica, que aceitou, de pronto, todas as críticas contidas em suas 95 teses.

    d) suas teses tiveram como problema central a questão da pessoa divina de Cristo.

    e) suas teses não abordaram um dos problemas fundamentais que a Igreja Católica vivia à época, isto é, o problema da indulgência.

    ver resposta


  • Questão 4

    A Reforma Luterana teve repercussão em meios sociais como o da baixa nobreza e o dos camponeses, que misturavam as ideias de Lutero com uma seita herética. Que seita era essa?

    a) marcionitas

    b) valentinianos

    c) anabatistas

    d) gnósticos

    e) sofistas

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    Lutero criticou duramente a postura da Igreja Católica, sobretudo por causa de sua grande capacidade de interferência no domínio do império (do poder secular) e de problemas de cunho, a um só tempo, moral e religioso, como era o caso das vendas de indulgências. Um parte de suas críticas era direcionada, portanto, ao fato de que o poder dos reis não deveria ser cerceado pelos membros do clero. De outra parte, no terreno teológico, Lutero defendia que a salvação dependia apenas da fé do indivíduo, sem, portanto, necessitar das boas obras.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    Erasmo de Rotterdam foi um dos grandes expoentes do humanismo alemão e esteve entre aqueles que deram espaço para ideias contestadoras como as de Lutero.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    A invenção da impressa por Guttenberg e seu desenvolvimento no século XVI foi de grande importância para a disseminação das ideias de Lutero. Um dos principais pontos de suas ideias, a possibilidade de a Bíblia poder ser lida em idioma vulgar, foi possível a partir do momento em que sua tradução (do latim para o alemão) foi impressa nos tipos móveis do modelo de Guttenberg.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    A seita anabatista rejeitava a concepção de que o fiel cristão deveria ser batizado longo quando nascesse. Defendiam esse ponto de vista argumentando que, quando criança, o ser humano não é capaz de decidir sobre um assunto tão importante. Essa seita foi muito importante para os movimentos de rebeldia do século XVI, sobretudo entre os principados alemães. A grande revolta dos camponeses, ocorrida nos anos de 1520, é exemplo disso.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas