Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre o Período Helenístico

Exercícios sobre o Período Helenístico

Iniciado com a conquista macedônica sobre a Grécia, o Período Helenístico marcou a fusão das culturas ocidentais e orientais dentro das fronteiras do Império de Alexandre.

  • Questão 1

    (UFRN) Felipe II, rei da Macedônia, conquistou a Grécia. Seu filho, Alexandre, o Grande, consolidou as conquistas do pai e expandiu o império em direção à Ásia, chegando até a Índia. Na perspectiva histórica, a obra de Alexandre e de seus sucessores imediatos foi importante porque:

    a) substituiu a visão mística do mundo, presente nos povos orientais, pelo reconhecimento intelectual proveniente da razão e do raciocínio lógico.

    b) favoreceu a difusão do modelo político das cidades-Estados da Grécia pelas regiões conquistadas no Oriente, estimulando um governo fundamentado na liberdade e na democracia.

    c) suplantou o poder despótico predominante nos grandes impérios orientais, os quais atribuíam aos governantes uma origem divina.

    d) possibilitou o intercâmbio de culturas, difundindo as tradições gregas nas terras do Oriente, enquanto as mesopotâmicas, egípcias, hebraicas e persas expandiram-se para o Ocidente.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Faap-SP) As consequências das conquistas de Alexandre, o Grande, entre outras, foram:

    1. Formação de grandes focos da cultura helenística: Alexandre fomentou a fusão entre vencedores e vencidos. Generais gregos e macedônicos casaram-se com mulheres persas. Ele mesmo desposou a filha do rei Dário III, Roxana.

    2. Difusão da cultura grega: a língua grega foi assimilada por muitos povos. A escrita grega substituiu a escrita cuneiforme e demótica. A indumentária grega e o mobiliário foram adotados pelos vencidos, bem como cerimônias, danças e canções.

    3. Progresso econômico: com o desenvolvimento do comércio e da agricultura, o tráfico da seda e da porcelana intensificou-se. As cidades tornaram-se grandes centros mercantis. Os portos foram restaurados. Estradas foram abertas. Levantaram-se fortalezas para proteger as caravanas de mercadores.

    Responda com apoio no seguinte código:

    a) desde que apenas 1 esteja correta.

    b) desde que apenas 2 esteja correta.

    c) desde que apenas 3 esteja correta.

    d) desde que todas estejam corretas.

    e) desde que todas estejam erradas.

    ver resposta


  • Questão 3

    A conquista das cidades-Estados gregas pelo Império Macedônico, iniciando o período helenístico, ocorreu após uma guerra interna entre os gregos ter fragilizado sua defesa. Essa guerra ficou conhecida como:

    a) Guerras Púnicas.

    b) Guerras Médicas.

    c) Guerra do Peloponeso.

    d) Guerra do Golfo.

    e) Guerra de Troia.

    ver resposta


  • Questão 4

      “Lá fica a casa de Afrodite. Pois tudo que existe pode ser encontrado no Egito: riquezas, esportes, poder, clima agradável, glória, espetáculos, filósofos, joias de ouro, belos jovens, templo dos deuses irmão e irmã, excelente rei, museu, vinho, todos os prazeres que desejais, mulheres em tão grande número que [...] o céu não pode se vangloriar de um igual número de estrelas: e são as mulheres tão bonitas quanto as deusas que, no passado, pediram a Páris para julgar quem era a mais bela.”

    Herondas, Mimo I, A alcoviteira, v. 26-35. In: SALLES, Catherine. Nos submundos da Antiguidade. São Paulo: Brasiliense, 1982. p. 42.

    O texto acima é um dos mimos de Herondas, comédias que retratavam com detalhes a vida urbana, e refere-se à cidade de Alexandria no Egito. Há uma clara referência à mescla cultural entre o Ocidente e o Oriente, ao mostrar a presença da cultura grega em uma cidade localizada no Egito.

    O texto apresenta os elementos que caracterizaram na Grécia Antiga o período conhecido como:

    a) Homérico.

    b) Clássico.

    c) Minoico.

    d) Helenístico.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D. Ação denominada de helenismo, o intercâmbio entre os diferentes povos do Império, foi uma das grandes contribuições da expansão imperial conseguida por Alexandre, o Grande.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D. O helenismo foi uma ação de Alexandre para fundir as culturas ocidental e oriental, dos gregos e demais povos que foram conquistados.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C. A Guerra do Peloponeso opôs cidades-estados ligadas a Atenas e Esparta, enfraquecendo as defesas na região em caso de invasão estrangeira.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D. O período helenístico teve como principal característica, além da expansão territorial, a assimilação dos principais traços culturais entre o mundo ocidental e o mundo oriental da Antiguidade.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas