Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre os povos vikings

Exercícios sobre os povos vikings

Com estes exercícios sobre os povos vikings, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos que marcaram a história dos escandinavos durante a Era Viking.

  • Questão 1

    "865. Este ano, o grande exército pagão se instalou na ilha de Thanet, e fizeram acordos de paz com os homens de Kent que prometeram dinheiro para os mesmos; mas sob a segurança da paz e da promessa de dinheiro, o exército durante a noite saqueou o país e invadiu todo o leste de Kent".

    AVELAR, Artur (trad.). As Histórias de Ragnar Lodbrok. Belo Horizonte: Editora Barbudânia, 2015, p.103.

    O relato acima aborda acerca do “grande exército pagão”, tropa formada por dinamarqueses e noruegueses, que invadiram a Bretanha no século IX com a intenção de dominar os reinos da região. Esse e outros relatos da invasão viking na Bretanha foram registrados:

    a) na Danelaw

    b) na Gesta Danorum

    c) nas Eddas em Prosa

    d) na Crônica anglo-saxônica

    e) em ruínas vikings incrustadas na região de Londres

    ver resposta



  • Questão 2

    As navegações vikings resultaram na chegada deles à América do Norte por volta do ano 1000 d.C. O navegador Leif Eriksson, além de ter sido responsável pela colonização da Groenlândia, instalou uma povoação viking na região do atual Canadá. Essa região foi nomeada pelos vikings de:

    a) Vinland

    b) Danelaw

    c) Wessex

    d) Drakkar

    e) Nortúmbria

    ver resposta


  • Questão 3

    Por Era Viking compreende-se:

    a) o período determinado pelos historiadores de existência dos vikings durante toda a Idade Média (século V ao XV).

    b) o período de 793 d.C. A 1066 d.C.

    c) o domínio dos vikings realizado na chamada Danelaw, na Bretanha.

    d) o domínio da religião viking em detrimento do cristianismo em toda a Europa.

    e) o breve período de colonização viking na América do Norte a partir da Vinland.

    ver resposta


  • Questão 4

    A resistência contra a chegada dos vikings na Bretanha partiu do reino de Wessex. Destaca-se o papel:

    a) de Leif Eriksson

    b) do rei Guthrum

    c) de Eric, o vermelho

    d) rei Alfredo

    e) rei Carlos Magno

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    A Crônica anglo-saxônica foi escrita em forma de anais a mando do rei de Wessex, Alfredo, o Grande. Tinha o intuito de registrar os fatos marcantes da presença dos vikings na Bretanha e da luta a partir de Wessex para impedir a expansão dos vikings. Muitas cópias dos manuscritos originais foram realizadas pelos vários monastérios existentes na região. Restaram nove manuscritos da Crônica anglo-saxônica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    O estabelecimento dos vikings na América do Norte ocorreu na região que foi nomeada de Vinland por Leif Eriksson. A região corresponde à ilha de Terra Nova no Canadá. Foi estabelecido um pequeno foco colonizador, porém, os contatos hostis com povos indígenas da região forçaram os colonos instalados a abandonar a colônia e retornar para a Groenlândia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    A Era Viking foi um período determinado pelos historiadores que se iniciou em 793 d.C. com o ataque ao mosteiro de Lindisfarne na Inglaterra. A partir daí, iniciaram-se as expedições escandinavas por várias regiões da Europa, o que resultou na chegada dos vikings à Groenlândia e América do Norte. A data considerada pelos historiadores como término da Era Viking foi o ano de 1066 d.C., que marcou a conversão dos povos vikings do paganismo ao cristianismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    O reinado de Alfredo, o Grande, foi de 871 d.C. a 899 d.C.. Foi responsável por organizar a resistência saxã contra os invasores escandinavos. Atribui-se a ele o primeiro a se autoproclamar como rei dos anglo-saxões. As ações de Alfredo contribuíram para fortalecer os reinos saxões e foi o primeiro esboço de surgimento de um reino unificado, o que daria surgimento à Inglaterra.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas