Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre os Hebreus

Exercícios sobre os Hebreus

Por meio destes exercícios sobre os hebreus, você poderá testar seus conhecimentos acerca de uma das mais importantes civilizações que se desenvolveram no Oriente Médio.

  • Questão 1

    (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.

    A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

    a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.

    b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.

    c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.

    d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.

    e) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFRN) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:

    Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)

    Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)

    Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorreu:

    a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.

    b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.

    c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.

    d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.

    e) a=o domínio persa, como Ciro, o Grande, que massacrou milhares de camponeses hebreus.

    ver resposta


  • Questão 3

    Na tradição muçulmana, há uma narrativa que associa o povo árabe ao patriarca Abraão e, de igual modo, entre os hebreus também há esse vínculo direto. Nos dois casos, o vínculo é sanguíneo e remete aos filhos do referido patriarca, que eram, respectivamente:

    a) José, para os hebreus, e David, para os árabes.

    b) Ismael, para os árabes, e Isaque, para os hebreus.

    c) Jacó, para os hebreus, e Judá, para os árabes.

    d) Isaque, para os árabes, e Ismael, para os hebreus.

    e) Ismael, para os hebreus, e Salomão, para os árabes.

    ver resposta


  • Questão 4

    O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de:

    a) Sem, um profeta obscuro da época dos patriarcas.

    b) Sem, um rei babilônico que dominou a Mesopotâmia.

    c) Nenhuma das alternativas.

    d) Sem, filho de Noé.

    e) Sem, isto é, os hebreus seminômades que habitavam a península arábica.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    LETRA E

    A diáspora hebraica não ocorreu em razão da organização social e econômica baseada na propriedade de terras (inclusive, durante uma boa parte da constituição enquanto civilização, os hebreus eram seminômades), mas por esse povo ter sido submetido ao domínio de outras civilizações, como a babilônica e, posteriormente, a romana e a árabe.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    LETRA C

    Os textos proféticos do Antigo Testamento, além de guardarem consigo, segundo a tradição judaico-cristã, o anúncio da vinda do Messias, também revelam muitos aspectos do contexto histórico que permeava a vida dos hebreus daquele período. O trecho em questão evidencia a crítica do profeta Isaías àqueles que se enriqueceram às custas da população camponesa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    LETRA B

    Segundo a tradição hebraica, o filho de Abraão com sua esposa, Sara, chamado Isaque, fundou a descendência que daria origem à linhagem do “povo eleito”, o povo de Israel. Na tradição árabe islâmica, Ismael, filho de Abraão com a escrava de Sara, chamada Agar, teria dado origem às linhagens de povos árabes, habitantes do deserto.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    LETRA D

    Sem, segundo o Gênesis, era um dos três filhos de Noé (sendo os outros dois Cam e Jafé). Segundo a tradição hebraica, foi de Sem que derivou a linhagem do “Povo eleito”. Ele teria sido o filho abençoado de Noé que deu origem à linhagem que conduziu o povo de Deus à “Terra Prometida”.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas