Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Mercantilismo

Exercícios sobre Mercantilismo

Com estes exercícios sobre Mercantilismo, você testará seus conhecimentos sobre o sistema econômico que organizou as relações comerciais no início da Idade Moderna.

  • Questão 1

    O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das monarquias absolutistas europeias. Uma das características do sistema mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como:

    a) os metais só tinham validade nas trocas comerciais entre as Metrópoles e suas Colônias.

    b) os metais só tinham validade para nações com grande capacidade de navegação, como Espanha.

    c) a riqueza de uma determinada nação era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas.

    d) a riqueza de uma determinada nação era determinada pela quantidade de metais preciosos que ela depositava nas bolsas de valores de outras nações.

    ver resposta



  • Questão 2

    (CESGRANRIO) A política econômica do Estado Absolutista, o Mercantilismo, reuniu práticas e doutrinas que, em suas diversas modalidades entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por um (a):

    a) liberalismo econômico como forma de manutenção da aliança política do Rei com os segmentos burgueses.

    b) protecionismo alfandegário por meio de proibições das exportações que visava ao equilíbrio da balança comercial do Estado.

    c) intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas que proibiu a concessão de monopólios a grupos privados.

    d) expansão do poderio naval como garantia das comunicações marítimas entre as metrópoles e seus impérios coloniais.

    e) restrição dos privilégios senhoriais relacionados à participação da nobreza no comércio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado, tais como a Companhia das Índias Orientais e das Índias Ocidentais.

    ver resposta


  • Questão 3

    Na base do Mercantilismo estava um procedimento econômico que foi duramente criticado pelos fundadores do liberalismo, como Adam Smith, a saber: o protecionismo. É correto dizer que uma das determinações mais conhecidas do protecionismo era:

    a) a fisiocracia

    b) o pacto colonial ou exclusivo colonial

    c) o desfavorecimento intencional da balança comercial

    d) a desvalorização da moeda nacional

    e) o despotismo esclarecido

    ver resposta


  • Questão 4

    (UFRS) Considere as seguintes afirmações a respeito do mercantilismo:

    I - Por mercantilismo entende-se um conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista.

    II - O estímulo à expansão marítima e colonial e o estabelecimento de monopólios caracterizam as políticas mercantilistas.

    III - Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra são países nos quais a política mercantilista alcançou grande desenvolvimento.

    Quais estão corretas?

    a) apenas I

    b) apenas II

    c) apenas III

    d) apenas II e III

    e) I, II e III

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    O metalismo consistia na principal forma de se medir a riqueza de uma nação mercantilista. Isso porque metais preciosos, como ouro e prata, eram a garantia real dessa riqueza. Não é como hoje em dia que a riqueza de uma nação é avaliada de acordo com o que ela produz internamente em suas indústrias e com o modo como essa produção circula fora dela no resto do mundo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    O controle estatal sobre a atividade econômica era uma das principais características do mercantilismo. O rei absolutista intervinha diretamente na esfera econômica por meio de sua burocracia, que controlava todo o processo. Uma das reivindicações da classe burguesa moderna, em revoluções como as ocorridas na Inglaterra (1640) e na França (1789), visava justamente ao combate do controle da Coroa sobre a economia.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    O Pacto Colonial implicava a exclusividade de trocas econômicas entre uma metrópole e as suas colônias, isto é, a colônia não poderia negociar seus produtos com outras nações que não aquela que a havia colonizado. Essa era uma das “armas” do protecionismo mercantilista.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    Todas as alternativas estão corretas porque o mercantilismo estava, sim, associado às nações absolutistas do início da modernidade (I), que, por sua vez, haviam se lançado às circum-navegações e à colonização do “Novo Mundo” (II). Os países citados no terceiro item envolveram-se, cada qual ao seu modo, na atividade mercantilista.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas