Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Marcha para o Oeste nos EUA

Exercícios sobre a Marcha para o Oeste nos EUA

Nestes exercícios sobre a Marcha para o Oeste nos EUA, você poderá avaliar os seus conhecimentos a respeito dessa fase importante da história americana.

  • Questão 1

    (Fatec) No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana. (CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02- 2.pdf, acessado em 29.08.2009)

    Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está:

    a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.

    b) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali desde o período da colonização.

    c) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região. d) o avanço da indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realização de seus filmes.

    e) a existência de terras férteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.

    ver resposta



  • Questão 2

    O impulsionamento da Marcha Para o Oeste nos EUA ocorreu a partir da década de 1860, em meio à Guerra de Secessão entre o Sul e o Norte. Os representantes do Norte, sob a liderança do então presidente Abraham Lincoln, aprovaram uma lei em 1862 que consistiu no grande fator de estímulo da migração. Que lei foi essa?

    a) Lei do Faroeste

    b) Lei do Sheriff

    c) Lei do Homestead

    d) Lei do Selo

    e) Lei do Chá

    ver resposta


  • Questão 3

    (Puc-SP) A expansão dos Estados Unidos em direção ao oeste, na primeira metade do século XIX, envolveu, entre outros fatores, a:

    a) intervenção norte-americana na guerra de independência do México, da América Central e de Cuba.

    b) anexação militar do Alasca, resultado de longo conflito armado com a Rússia.

    c) Guerra de Secessão, que opôs os escravistas dos estados do sul aos abolicionistas do norte.

    d) implantação de um sistema legal rigoroso nas áreas ocupadas, evitando conflitos armados na região.

    e) remoção indígena, transferindo comunidades indígenas que viviam a leste do rio Mississipi para outras regiões.

    ver resposta


  • Questão 4

    A ocupação do Oeste dos Estados Unidos provocou o desenvolvimento de um imaginário relativo à ambiência da época e do lugar que teve amplo espaço no cinema americano, como o gênero do Faroeste. Sobre esse gênero de narrativa é correto dizer que:

    a) é ambientado nas regiões frias, ao norte dos EUA, com presença de neve nos cenários.

    b) retrata um clima amistoso entre índios e colonos.

    c) retrata grandes construções prediais e a figura de executivos, vestidos de terno e gravata.

    d) é povoado de esteriótipos, como o lugar desértico, o sheriff, o cawboy, a linha férrea, os bandidos e os índios.

    e) retrata a miséria dos negros ex-escravos do Sul dos EUA.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    O modelo nortista da pequena propriedade passou a vigorar para as terras ocupadas no Oeste dos Estados Unidos a partir da Lei de Terras, de 1862, atraindo um número muito grande de colonos, tanto dos EUA quanto da Europa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    A Lei do Homestead, ou Lei de Terras, foi aprovada em 1862 e tinha o objetivo de não apenas povoar o Oeste dos EUA, mas também criar uma cultura da pequena propriedade de terras nessa região do país, fato que provocou a instabilidade no modelo latifundiário do Sul dos EUA.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    O choque com os povos indígenas no Velho Oeste foi inevitável quando ocorreu a ocupação pelos colonos americanos. Muitas populações indígenas foram exterminadas, e outras, como as do leste do Mississipi, foram transferidas para outras regiões.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    O gênero do Faroeste (que vem de “Far west”, isto é, Oeste Longínquo) incorporou os esteriótipos do Velho Oeste americano em sua narrativa, desde os assaltos a diligências e locomotivas a vapor nas linhas férreas até os combates com índios, duelos entre cawboys e bandidos etc. Tudo isso faz parte desse gênero.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas