Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Liberalismo

Exercícios sobre Liberalismo

Nestes exercícios sobre Liberalismo é possível testar seus conhecimentos sobre aspectos dessa tradição de pensamento que se desenvolveu nos séculos XVIII e XIX.

  • Questão 1

    (Fuvest) "Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos com lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos..." (Adam Smith, A RIQUEZA DAS NAÇÕES, Livro III, capítulo 4)

    Neste pequeno trecho, Adam Smith:

    a) contrapõe lucro à renda, pois geram racionalidades e modos de vida distintos.

    b) mostra as vantagens do capitalismo comercial em face da estagnação medieval.

    c) defende a lucratividade do comércio contra os baixos rendimentos do campo.

    d) critica a preocupação dos comerciantes com seus lucros e dos cavalheiros com a ostentação de riquezas.

    e) expõe as causas da estagnação da agricultura no final do século XVIII.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Mackenzie) Assinale a alternativa em que aparecem as principais ideias de Jean Jacques Rousseau em sua obra O CONTRATO SOCIAL.

    a) Cada homem é inimigo do outro, está em guerra com o próximo e por esta razão cria o Estado para sua própria defesa e proteção.

    b) O Estado é uma realidade em si e é necessário conservá-lo, reforçá-lo e eventualmente reformá-lo, reconhecendo uma única finalidade: sua prosperidade e grandeza.

    c) O governante deve dar um bom exemplo para que os súditos o sigam. Através da educação e de rituais, os homens de capacidade aprenderiam e transmitiriam os valores do passado.

    d) Que as classes dirigentes tremam ante a ideia de uma revolução! Os trabalhadores devem proclamar abertamente que seu objetivo é a derrubada violenta da ordem social tradicional.

    e) A única esperança de garantir os direitos de cada indivíduo é a organização da sociedade civil, cedendo todos os direitos à comunidade, para que seja politicamente justo o que a maioria decidir.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia o texto a seguir referente ao historiador liberal inglês Lord Acton (1834-1902):

    “Embora [Lord] Acton nunca tenha publicado um livro, ele escreveu vários artigos que refletiram seu apaixonado interesse sobre a história da liberdade, tolerância religiosa e governo constitucional. De acordo com Acton, não podemos entender a história da civilização ocidental se não conseguirmos avaliar o conflito eterno entre a liberdade e o poder. A ideia de liberdade, ele disse, 'é a unidade, a única unidade da história do mundo, e o princípio único de uma filosofia da história'.” (Smith, George H. Lord Acton e a História da Liberdade. Portal do Libertarianismo.)

    O texto sugere que Lord Acton:

    a) defendia que o liberalismo precisava tomar o poder para tornar os homens livres.

    b) defendia a ideia de liberdade como sendo aquilo que dá unidade e sentido para a história humana.

    c) acentuava o combate entre poder e liberdade, defendendo que a tomada do poder era o principal objetivo da “história da Liberdade”.

    d) defendia que o poder não poderia corromper o homem, já que suas características virtuosas eram inabaláveis.

    e) defendia a liberdade apenas do nível político e, no nível econômico, a intervenção maciça do Estado.  

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia o texto a seguir:

    “Nos séculos XVIII e XIX, o termo liberalismo geralmente se referia a uma filosofia de vida pública que afirmava o seguinte princípio: sociedades e todas as suas partes não necessitam de um controle central administrador porque as sociedades normalmente se administram através da interação voluntária de seus membros para seus benefícios mútuos. Hoje não podemos chamar de liberalismo essa filosofia porque esse termo foi apropriado por democratas totalitários. Em uma tentativa de recuperar essa filosofia ainda em nosso tempo, damos a ela um novo nome: liberalismo clássico.” (Rockwell, Lew. O que é o Liberalismo Clássico. IBM.)

    O autor do texto argumenta que o termo “liberalismo clássico” reabilita a tradição de ideias políticas e econômicas dos séculos XVIII e XIX. Entre os representantes dessa tradição, estão:

    a) Lenin, Mikhail Bakunin e Voltaire

    b) Karl Marx, Vilfredo Pareto e John M. Keynes

    c) Adam Smith, David Ricardo e John Locke

    d) Rousseau, Louis Blanqui e Diderot

    e) Edmund Burke, Max Weber e Trotsky

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    Adam Smith foi um dos principais expoentes da moderna ciência econômica, nascida em meados do século XVIII. Um dos mais importantes componentes de sua análise econômica foi a relação entre lucro e renda, isto é, entre aquilo que pode ser feito com o excedente produzido para que possa gerar mais riqueza. Nesse sentido, a letra A está correta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    Rousseau acreditava que a ordem social poderia ser estabelecida por meio do contrato racional entre os indivíduos. A função do Estado seria garantir esses laços fraternais de liberdade. Ainda não havia nas ideias de Rousseau um programa revolucionário como seria levado a cabo na Revolução Francesa e, depois, na Revolução Russa. Sendo assim, a alternativa correta é a letra E.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    Lord Acton foi um dos principais historiadores liberais. A ideia de liberdade está em sua compreensão da história como um centro que a move. Sua filosofia da história, isto é, sua ideia sobre qual é o propósito da presença humana no mundo é inteiramente guiada pela ideia de liberdade. Dessa forma, a alternativa correta é a letra B.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Adam Smith, David Ricardo e John Locke estão entre os principais representantes do liberalismo clássico. Portanto, a letra C está correta, já que nas outras há a presença de vários autores de outras correntes de pensamento, como o socialismo, o comunismo e o anarquismo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas