Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre o lançamento das bombas atômicas na Segunda Guerra

Exercícios sobre o lançamento das bombas atômicas na Segunda Guerra

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o lançamento das bombas atômicas, realizado pelos Estados Unidos em agosto de 1945, durante a Segunda Guerra.

  • Questão 1

    (Fuvest-2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300 mil pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.

    I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

    II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

    III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

    Está correto o que se afirma em

    a) I, somente.

    b) II, somente.

    c) I e II, somente.

    d) II e III, somente.

    e) I, II e III.

    ver resposta



  • Questão 2

    O lançamento da segunda bomba atômica, que foi realizado sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto de 1945, tinha como alvo primário a cidade de Kokura. O ataque à cidade de Kokura foi abortado por qual razão?

    a) o ataque a Kokura foi abortado por razões climáticas relacionadas ao tempo chuvoso e à falta de visibilidade na cidade no dia do lançamento.

    b) o ataque a Kokura foi abortado pela descoberta, a partir de aviões de reconhecimento, do fortalecimento da defesa antiaérea da cidade.

    c) o ataque a Kokura foi abortado por questões logísticas relacionadas à grande quantidade de combustível que o avião necessitaria para deslocar-se até lá.

    d) o ataque a Kokura foi abortado por ordens superiores que em cima da hora decidiram mudar o ataque para Nagasaki, pois teria um “maior efeito” sobre o moral do governo japonês.

    e) o ataque a Kokura foi abortado, pois um estudo feito em cima da hora concluiu que havia grande movimentação militar em Nagasaki e o deslocamento do ataque para lá visava à destruição desse grande efetivo.

    ver resposta


  • Questão 3

    A conflito entre Estados Unidos e Japão, que resultou no lançamento das bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se a partir do ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, em dezembro de 1941. O ataque japonês aos Estados Unidos foi motivado:

    a) pela disputa entre as duas nações do controle das Ilhas Curilas.

    b) pela intenção japonesa em colocar fim ao embargo americano sobre as exportações japonesas de petróleo.

    c) pela pressão da Alemanha Nazista para os japoneses atacarem os americanos.

    d) pela assinatura de um acordo de paz entre Estados Unidos e União Soviética no começo de 1941.

    e) pelo interesse japonês em invadir a costa oeste americana e colonizá-la, assim como era feito na Manchúria.

    ver resposta


  • Questão 4

    Poucas semanas antes do lançamento da primeira bomba atômica sobre o Japão, os Estados Unidos haviam exigido a rendição japonesa por meio da emissão de um documento, que ficou conhecido como:

    a) Tratado de Versalhes.

    b) Tratado de Genebra.

    c) Declaração de Yalta.

    d) Declaração de Potsdam.

    e) Tratado de Pearl Harbor.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra E

    As três afirmativas estão corretas, pois, ao final da guerra, os Estados Unidos eram a única nação do mundo que possuía armas atômicas. Muitos dos sobreviventes tiveram de lidar ao longo da vida com os efeitos colaterais do contato intenso que tiveram com a radiação, incluindo casos de câncer e outras doenças que são passadas para as gerações seguintes. Durante a segunda metade do século XX, os países citados na afirmativa desenvolveram armamentos atômicos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    A cidade de Kokura havia sido escalada como alvo secundário para o ataque que aconteceu no dia 6 de agosto, caso não fosse possível atacar o alvo principal, Hiroshima. Após o ataque a Hiroshima acontecer, Kokura foi escalada como o alvo principal para a bomba que foi lançada no dia 9 de agosto. No entanto, esse ataque precisou ser abortado, pois a visibilidade da cidade naquele dia estava baixa por causa de forte chuva e neblina sobre a cidade. Assim, o piloto Paul Tibbets optou por atacar o alvo secundário: Nagasaki.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    A rivalidade do Japão com os Estados Unidos foi construída ao longo do século XX, com os atritos diplomáticos que aconteceram entre as duas nações. O apoio americano aos chineses na Segunda Guerra Sino-japonesa aumentou a rivalidade entre esses dois países. Com a invasão japonesa à Indochina Francesa, os Estados Unidos implantaram um embargo à exportação de petróleo do Japão. A junção desses fatores, tendo o embargo sobre o petróleo japonês como estopim, motivaram o governo do Japão a organizar o ataque contra a base naval de Pearl Harbor.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    O ultimato dado pelos Estados Unidos antes de lançar as bombas atômicas sobre o Japão aconteceu com a emissão da Declaração de Potsdam, elaborada pelos Aliados. Também conhecida como “Proclamação Definindo os Termos da Rendição Japonesa”, a declaração foi elaborada pelos Estados Unidos, China e Reino Unido, representados por Harry Truman, Chiang Kai-Shek e Winston Churchill, respectivamente. Esse documento demandava a incondicional rendição do Japão na guerra, pois, caso contrário, o Japão encararia a “pronta e total destruição”.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas