Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a invenção da imprensa

Exercícios sobre a invenção da imprensa

Com estes exercícios sobre a invenção da imprensa, você pode avaliar seus conhecimentos sobre esse acontecimento que marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

  • Questão 1

    A imprensa de Gutenberg, além de tornar mais ágil o processo de reprodução de determinado texto, também desencadeou algumas transformações, tais como:

    a) o arrefecimento do movimento cristão protestante no século XVI.

    b) a supervalorização dos códices escritos à mão, já que os livros impressos não caíram no gosto do público.

    c) o retorno à leitura em praças públicas para ouvintes, de modo que só a pessoa que dominava a tecnologia dos tipos móveis conseguia imprimir e ler os livros.

    d) a possibilidade de formação de comunidades de leitores, já que livros, panfletos e jornais começaram a ser reproduzidos em massa e em língua vernácula.

    e) o aumento do analfabetismo na Europa.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFRGS) A partir da impressão em metal, concebida pelo alemão Gutenberg, começam a multiplicar-se os textos e obras literárias. A esse respeito, considere as seguintes afirmações.

    I. A imprensa permitiu a difusão da Bíblia em línguas vernaculares, reduzindo o papel desempenhado pelo clero.

    II. Na obra Don Quijote de La Mancha, Miguel de Cervantes criou uma sátira aos ideais da cavalaria medieval.

    III. Luís Vaz de Camões, em sua obra Os Lusíadas, inspirada na viagem de Vasco da Gama, narra os feitos marítimos portugueses.

    Quais estão corretas?

    a) Apenas I.

    b) Apenas II.

    c) Apenas III.

    d) Apenas I e II.

    e) I, II e III.

    ver resposta


  • Questão 3

    Johannes Gutenberg é considerado o inventor da máquina moderna de imprensa, mas isso não que dizer que sua invenção nasceu “do nada”. Ele inscreveu-se na tradição de invenções de máquinas de tipos móveis que remontam:

    a) à escrita cuneiforme da Mesopotâmia.

    b) aos hieróglifos dos antigos egípcios.

    c) à China do século XI e ao inventor Bi Sheng.

    d) ao sânscrito hindu.

    e) à língua persa das planícies iranianas.

    ver resposta


  • Questão 4

    (CESGRANRIO/RJ)

    Texto I: "A prensa tipográfica, inventada por Gutemberg, foi a artífice ou, pelo menos, o símbolo da Era Moderna. No início do século XVII, Francis Bacon via a tipografia como um meio para o progresso do conhecimento. Para o clero, a tipografia causou problemas porque permitiu que gente comum estudasse os textos religiosos por sua própria conta e não dependesse daquilo que as autoridades lhe dissessem. Soberanos também se preocupavam com gente comum discutindo e criticando as ações do governo." (BURKE, Peter. Caderno Mais! Folha de S. Paulo, 16 de julho 2000, Adaptado).

    Texto II: "Na atualidade, a Internet pode ser considerada como uma das maiores forças de comunicação já instituída pelo homem, uma rede de milhões de computadores interligados, podendo incluir desde supercomputadores, até um PC antiquado. Na Internet estão interligadas empresas, universidades, instituições públicas de todos os países do mundo, além das residências." (M@ARCIO. A Internet e os hackers. São Paulo. Ghantal, 2000, Adaptado).

    Os textos falam de momentos históricos distintos, porém com um conteúdo comum, e que tiveram profundas repercussões na vida econômica, social e política dos povos.

    O principal impacto desses dois fatos em suas respectivas épocas está relacionado à(s):

    a) ampliação das informações, proporcionando maior acesso ao conhecimento e modificando o modo de vida das populações;

    b) revolução tecnológica que possibilitou o uso de novos instrumentos de produção material dos bens de consumo e consequente aumento da riqueza;

    c) situação social de amplas camadas da sociedade, que logo passaram a desfrutar melhores condições de vida e emprego;

    d) mudanças significativas que ocorreram na organização social, sem, no entanto, afetar o sistema de estruturação política dos países;

    e) importantes mudanças nas crenças religiosas, que alteraram também os diversos traços culturais dos diferentes povos do mundo.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    A imprensa de Gutenberg, inventada entre os anos de 1429 e 1440, passou a se disseminar com velocidade vertiginosa no século XVI. O primeiro impacto ocorreu no âmbito das leituras religiosas, com a reprodução das traduções da Bíblia para línguas vernáculas. Depois, com os primeiros romances e libretos com contos e poesia popular, reproduzidos pelas máquinas de imprensa, as primeiras comunidades, ou massas de leitores, formaram-se no continente europeu.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    A três proposições estão corretas. Uma das primeiras traduções da Bíblia foi feita pelo reformador Martinho Lutero, que a traduziu do latim para o alemão e reproduziu-a em máquinas de imprensa. O mesmo ocorreu com os clássicos citados na questão, ambos concebidos no século XVII e escritos em línguas vernáculas de suas respectivas nações: a Espanha (“Dom Quixote”) e Portugal (“Os Lusíadas”).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    O inventor chinês Bi Sheng (990-1051 d.C.) foi, provavelmente, o pioneiro na técnica de imprensa com tipos (caracteres gráficos) móveis, que eram feitos de porcelana. Gutenberg aprimorou essa técnica secular com o uso de caracteres à base de chumbo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A

    Tanto a imprensa (quando inventada por Gutenberg) quanto a internet provocaram revoluções no mundo. Uma característica que torna ambas similares foi a capacidade, cada uma em sua época, de levar informação com mais agilidade e integrar regiões distantes espacialmente.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas