Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Independência dos EUA

Exercícios sobre Independência dos EUA

A Independência dos EUA foi o resultado da ação dos colonos americanos contra a intensificação do controle comercial e da repressão por parte da Coroa britânica.

  • Questão 1

    (UFMG-MG) Abaixo se encontram descritas diferentes características dos processos de independência da América Latina e da América do Norte. Sobre esse contexto, leia as alternativas abaixo.

    I. Nos Estados Unidos, como coincidência imediata de seu processo de independência, ocorreu a abolição da escravatura.

    II. Em toda a América Espanhola ocorreu uma aliança entre as elites locais e os setores populares contra os interesses metropolitanos sem, contudo, produzir mudanças nas formas de governo.

    III. Na América Portuguesa, a transferência da corte para o Rio de Janeiro, bem como a abertura dos portos às nações amigas, constitui-se em importante fator para a crise do sistema colonial.

    IV. O processo de independência no Haiti caracterizou-se por uma rebelião escrava, constituindo-se em um singular modelo de luta anticolonial.

    Marque a opção correta.

    a) Todas estão corretas.

    b) Todas estão incorretas.

    c) Apenas a I e a IV estão corretas.

    d) Apenas a I e a III estão corretas.

    e) Apenas a III e a IV estão corretas.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Mackenzie-SP) Leis britânicas acirraram as divergências entre colonos americanos e a Coroa inglesa, provocando a luta pela independência. Dentre os objetivos dessas leis, destacam-se:

    a) aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.

    b) aumentar o consumo de chá e de açúcar na colônia, obrigar o uso de selos nas correspondências e aumentar as exportações da colônia.

    c) abolir a escravidão nas colônias, separar juridicamente as Treze Colônias e ajudar a Pensilvânia a anexar terras no Oeste.

    d) recuperar Companhia das Índias Ocidentais, abrir o porto de Boston às nações amigas e aumentar as importações da colônia.

    e) pagar indenizações à França, devido à derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos, revogar os atos Townshend e favorecer os produtores locais de açúcar.

    ver resposta


  • Questão 3

    A Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada entre Grã-Bretanha e a França pela posse de territórios na América do Norte, foi um evento histórico importante para a Independência das Treze Colônias, em 1776, o que resultou na formação dos Estados Unidos da América. As alternativas abaixo apresentam consequências da guerra para a população das Treze Colônias e para sua independência. Qual delas está incorreta?

    a) A vitória da França fez com que os franceses se aliassem aos americanos contra as tropas inglesas durante os conflitos que ocorreram após a Declaração da Independência, em 1776.

    b) A participação dos colonos americanos na guerra, ao lado dos ingleses, deu a eles acesso a armas e munições, bem como experiência bélica que seria usada durante a guerra de independência.

    c) Os custos da guerra levaram a Coroa inglesa a aumentar a cobrança de taxas sobre as Treze Colônias, gerando insatisfação com a administração britânica, transformando-se em um dos principais motivos para a independência.

    d) Afastou a pressão que a França exercia sobre as Treze Colônias, já que com a derrota francesa, os ingleses anexaram o Canadá.

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia abaixo o trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos.

    “Nós, os representantes dos Estados Unidos da América, reunidos em Congresso plenário, tomando o Juiz supremo do mundo como testemunha da retidão de nossas intenções em nome e por delegação do bom povo destas Colônias, afirmamos e declaramos solenemente:
    Que estas Colônias Unidas são, e devem ser de direito, Estados Independentes, que elas estão dispensadas de fidelidade à Coroa Britânica, e que todo o vínculo político entre elas e o Estado da Grã-Bretanha está, e deve ser, inteiramente desfeito.”

    Declaração Unânime dos Treze Estados Unidos da América. in: APTHEKER, Herbert. Uma nova história dos Estados Unidos: A Revolução Americana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

    Essa Declaração Unânime representou a independência das colônias em relação à Coroa britânica e foi redigida:

    a) durante a Festa do Chá de Boston, em 1773.

    b) durante o Segundo Congresso Continental de Filadélfia, em 1776.

    c) durante o Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774.

    d) após o Tratado de Versalhes, que pôs fim à guerra de Independência, em 1783.

    ver resposta


  • Questão 5

    Observe a imagem abaixo:

    Manifestação realizada nas vésperas da Independência dos EUA *
    Manifestação realizada nas vésperas da Independência dos EUA *

    A imagem diz respeito à qual evento que antecedeu e foi um dos impulsionadores do processo de Independência dos Estados Unidos?

    a) Guerra dos Sete Anos.

    b) Manifestação contra a Lei do Selo.

    c) Revolta contra a Lei do Porto de Boston.

    d) Comemoração das Leis Intoleráveis.

    e) Festa do Chá de Boston.

    * Crédito da Imagem: National Archives and Records Administration

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra E. A alternativa I está incorreta, pois não houve a abolição da escravatura imediatamente após a independência; a II está incorreta por afirmar que não houve mudanças nas formas de governo na América Espanhola.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A. O interesse inglês no controle do comércio da colônia americana visava mesmo aumentar as receitas da Coroa e diminuir a liberdade de comércio dos negociantes americanos. A Lei do Chá beneficiava diretamente a Companhia das Índias Orientais por dar a essa empresa o monopólio do comércio.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra A. O erro está na afirmação de que a França foi vitoriosa na Guerra dos Sete Anos. A derrota francesa levou esse país a apoiar os americanos como forma de revanche contra a vitória dos ingleses na guerra.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B. O Segundo Congresso Continental da Filadélfia foi considerado o momento da independência dos EUA, confirmando ainda que George Washington seria o comandante das tropas que iriam enfrentar o exército britânico.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra E. A Festa do Chá de Boston (Boston Tea Party) foi uma ação de destruição de carregamentos de chá da Companhia das Índias Orientais, no porto da cidade. Fantasiados de indígenas, os americanos protestaram contra o Imposto do Chá, determinado pela Coroa Britânica.v

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas