Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Igreja na Idade Média

Exercícios sobre a Igreja na Idade Média

Por meio destes exercícios sobre a Igreja na Idade Média, você pode testar os seus conhecimentos sobre a estrutura institucional da Igreja Católica durante o período medieval.

  • Questão 1

    (UFPE) A Igreja dominou muitas das manifestações medievais. Seu poder ia além da religião, salientando-se também sua riqueza econômica. No entanto, existiram resistências e críticas aos exageros do poder católico. A ordem dominicana, fundada no século XIII:

    a) incorporou muitos dos ensinamentos das heresias existentes, revolucionando o catolicismo;

    b) destacou-se pelos seus combates aos pagãos e pela sua atuação nas universidades da época;

    c) seguiu o caminho aberto pelos franciscanos, criticando a vida dos papas medievais, cercada de luxo e poder;

    d) aceitou as heresias da época, estimulando o desenvolvimento intelectual da Idade Média;

    e) foi fundada para fazer oposição à ordem franciscana, que liderava a Igreja da época com seus ensinamentos.

    ver resposta



  • Questão 2

    Entre intelectuais católicos da Idade Média, dois tiveram grande destaque: um, no período da Alta Idade Média, e o outro, na Baixa Idade Média. Foram eles:

    a) São Paulo e São Boaventura

    b) Santo Jerônimo e São Benedito

    c) Santo Efigênio e São João Bosco

    d) Santo Antão e São Francisco

    e) Santo Agostinho e São Tomás de Aquino

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFES) Em fevereiro de 1076, o papa Gregório VII, reagindo contra a decisão dos bispos alemães de se proclamarem independentes da Santa Sé, excomunga Henrique IV, soberano do Sacro Império Romano-Germânico, nos seguintes termos: O episódio faz parte de um dos mais importantes conflitos ocorridos no Período Medieval entre o papado e o Império, denominado “Questão das Investiduras” (1075-1122), que consistiu:


    a) na retomada, por parte da Santa Sé, das propriedades fundiárias concedidas em arrendamento aos príncipes alemães para que investissem na produção agrícola, destinada a abastecer os núcleos urbanos emergentes;

    b) na decisão de Gregório VII, proclamada diante dos bispos reunidos no Concílio de Avignon, de impedir por todos os meios as investidas de Henrique IV e seus aliados contra a Itália, o que levou o papado a buscar o apoio da monarquia francesa;

    c) na condenação, por parte de Gregório VII, da interferência do poder laico na composição do clero, especialmente no que dizia respeito à indicação dos bispos pelos soberanos;

    d) no repúdio de Henrique IV às pretensões do papado de sagrar os cavaleiros alemães, uma vez que historicamente tal prerrogativa cabia apenas ao imperador, como herdeiro legítimo dos Césares romanos;

    e) na cisão entre a Santa Sé e a monarquia alemã, por conta da revelação de que agentes papais teriam penetrado no território do Sacro Império Romano-Germânico com o objetivo de sublevar a nobreza contra Henrique IV.

    ver resposta


  • Questão 4

    Entre as grandes contribuições culturais que a Igreja Católica legou para a humanidade, está a arte sacra. Entre os principais exemplos de arte sacra, podemos destacar:

    a) as mesquitas e a pintura impressionista.

    b) as catedrais góticas e o canto gregoriano.

    c) as sinagogas e o talmude.

    d) o yoga e a cabala.

    e) as catedrais românicas e os templos budistas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    A ordem dominicana era uma das ordens mendicantes fundadas por clérigos católicos. Seus representantes tiveram muita notoriedade como doutores da Igreja, na construção de compêndios filosóficos e discussões intelectuais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    Santo Agostinho foi um dos principais intelectuais da Alta Idade Média e responsável pela elaboração da obra mais consistente entre a chamada Patrística, isto é, o conjunto de escritos católicos dos chamados “Pais da Igreja”. Já São Tomás de Aquino foi considerado o grande filósofo e teólogo sistemático de toda a Idade Média. Foi responsável pela combinação da filosofia aristotélica com os preceitos da doutrina católica.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    As investiduras eram atos de nomeação de membros do clero católico, isto é, os bispos eram “investidos” de autoridade eclesial pelo Papa. A “querela” entre o papado e o rei Henrique IV, do Sacro Império Romano-Germânico, ocorreu exatamente quando esse último pretendeu exercer o mesmo poder que antes era exclusivo da Igreja. Essa primeira contenda só teve fim com a Concordata de Worms, em 1122.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    As catedrais góticas constituem construções grandiosas que levam em conta princípios teológicos em sua arquitetura. O estilo arquitetônico das catedrais góticas, inclusive, exerceu grande influência sobre o pensamento escolástico, isto, no modo como a filosofia escolástica compôs o seu sistema de pensamento, tal como demonstra autores como Erwin Panofsky. Já o canto gregoriano, desenvolvido pelo Papa Gregório Magno, no século VI d.C., a partir de princípios dos salmos judaicos e de escalas melódicas gregas, foi a principal contribuição musical da Igreja Católica à arte, que, ainda hoje, influencia a obra de muitos músicos.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas