Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Igreja e as cruzadas

Exercícios sobre a Igreja e as cruzadas

A relação entre a Igreja e as cruzadas referia-se à necessidade de retomar a peregrinação a Jerusalém, mas seu principal resultado foi a retomada do comércio no Mediterrâneo.

  • Questão 1

    (UFPI) As cruzadas influíram decisivamente na história da Europa na Baixa Idade Média. A mais significativa de suas consequências foi:

    a) a reunificação das Igrejas Católica e Ortodoxa, separadas em 1054 pelo Cismo do Oriente.

    b) um novo Cisma no cristianismo com o início da Reforma protestante no século XVI.

    c) a conquista dos lugares sagrados do cristianismo situados na Ásia Ocidental.

    d) a “reabertura” do Mediterrâneo, que, possibilitando a reativação dos contratos entre Ocidente e Oriente, intensificou o renascimento comercial e urbano na Europa.

    e) o declínio do comércio, o desaparecimento da vida urbana e a descentralização política no ocidente da Europa.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações porque a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:

    a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida europeia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.

    b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.

    c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.

    d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.

    e) as exigências das expedições contribuíram decisivamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia abaixo um trecho do discurso do papa Urbano II, realizado no Concílio de Clermont, em 1905:

    Deixai os que outrora estavam acostumados a se baterem, impiedosamente, contra os fiéis, em guerras particulares, lutarem contra os infiéis [...] Deixai os que até aqui foram ladrões, tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes, lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários, a baixos salários, receberem agora a recompensa eterna.”

    Uma vez que a terra que vos habitais, fechadas de todos os lados pelo mar e circundada por picos de montanhas, é demasiadamente pequena à vossa grande população: sua riqueza não abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores [...] tomais o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai aquela terra à raça perversa e submete-a a vós mesmos. Essa terra em que, como diz a Escritura, ‘jorra leite e mel’ foi dada por Deus aos filhos de Israel. Jerusalém é o umbigo do mundo; a terra é mais que todas frutífera, como um novo paraíso de deleites.”

    No discurso do papa, é possível perceber uma série de argumentos usados por ele para que as cruzadas ocorressem. Qual das afirmativas abaixo indica um motivo não utilizado à época para o início das cruzadas?

    a) Marginalização social de parte da população em decorrência do crescimento demográfico.

    b) O direito de primogenitura impedia que parte dos membros das famílias senhoriais conseguisse terras para serem assenhoradas por eles, necessitando de novas terras que poderiam ser encontradas no Oriente.

    c) O direcionamento das ações de guerra na luta contra os muçulmanos, e não entre os povos que habitavam o continente europeu.

    d) A necessidade de criar uma nova rota comercial que pudesse fazer os comerciantes chegarem às Índias e dessa criar um sistema de intercâmbio de especiarias.

    e) Retomar a cidade de Jerusalém dos muçulmanos, onde estava localizado o Santo Sepulcro de Cristo, e garantir que as peregrinações dos europeus à Terra Santa não fossem mais contidas pelos “bárbaros”.

    ver resposta


  • Questão 4

      “Os promotores das cruzadas e os cruzados haviam se colocado, pelo menos, três objetivos: a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os infiéis. Mas nenhum desses objetivos havia sido alcançado plenamente. Nas palavras de um importante historiador da Idade Média, ‘Se os cruzados são os grandes perdedores da expansão cristã, os grandes ganhadores foram, em definitivo, os comerciantes’.”

    Citado em LE GOFF , Jacques. La Baja Edad Media. Madrid: Siglo XXI, 1985.

    Nesse afã de conquistar as rotas comerciais do Mediterrâneo, os venezianos conseguiram fundar o Reino Latino de Constantinopla, após saquearem a cidade bizantina. Em qual das cruzadas realizadas pelos europeus ocorreu esse fato?

    a) Quarta Cruzada (1202-1204)

    b) Sétima Cruzada (1250)

    c) Terceira Cruzada (1189-1192)

    d) Primeira Cruzada (1096-1099)

    e) Quinta Cruzada (1218-1221)

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D. Apesar de não alcançar seus objetivos religiosos de reconquista para os cristãos dos territórios localizados na chamada Terra Santa, as cruzadas possibilitaram que as rotas comerciais do Mediterrâneo fossem novamente utilizadas. Isso possibilitou o Renascimento Cultural e o fortalecimento das cidades, em decorrência de se localizar nesses espaços os locais de trocas de mercadorias.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E. O deslocamento dos europeus ao Oriente abriu caminho para que rotas comerciais no Mediterrâneo fossem retomadas, principalmente a comerciantes de Gênova e Veneza, localizados em postos estratégicos do mar.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D. Apesar de haver entre os motivos de direcionamento ao Oriente a questão comercial, não era ainda nesse momento que as especiarias do Oriente serviriam de motivo para a busca de novas rotas comerciais. Esse processo ocorreria no século XIV, principalmente com os portugueses e espanhóis.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra A. Foi na Quarta Cruzada, conhecida como cruzada comercial, que foi conquistada a cidade de Constantinopla, após ter sido desviada de seu objetivo inicial pelo duque Dândalo de Veneza. O Reino Latino de Constantinopla durou cerca de 60 anos, sendo que a cidade italiana passou a dominar o mar Mediterrâneo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas