Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Holocausto

Exercícios sobre Holocausto

Estes exercícios sobre holocausto vão testar seus conhecimentos sobre essa prática de genocídio levada a cabo pelos nazistas na primeira metade do século XX.

  • Questão 1

    (UFU 2007) [modificada] O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.

    Trecho 1

    "Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia - para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extra-oficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina."

    Trecho 2

    "Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica. - Vamos botar essas três judias pra fora! - exclama de repente uma mulher. - Estaremos bem melhor sem elas. Uma forte reprimenda faz com que ela se cale. - Mais uma palavra - um homem mutilado diz asperamente - e quem vai ser jogada pra fora é você." BAUMAN, Janina. "Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia". Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.

    Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.

    a) A perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois diferentes práticas antissemitas eram comuns no dia a dia em várias partes da Europa.

    b) O catolicismo e o anglicanismo eram muito difundidos na Polônia já naquela época. Fato este que justificava o forte preconceito contra outras religiões, até mesmo antes do surgimento do nazismo.

    c) O convívio entre praticantes de diferentes religiões é indesejável, sobretudo em regiões com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de violências.

    d) Hostilidades, restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.

    e) Na Polônia, o antissemitismo e o holocausto foram conduzidos pelos próprios poloneses católicos.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFSCAR 2008) "Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em 1944 (...)" (Mark Mazower. "Continente sombrio". SP: Companhia das Letras, 2001.)

    O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio:

    a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.

    b) dos judeus durante a vigência do nazismo.

    c) dos romenos no seu processo de independência.

    d) dos etíopes na invasão italiana.

    e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.

    ver resposta


  • Questão 3

    Observe o trecho: [...] “todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler)

    No livro "Mein Kampf", Hitler expressava que:

    a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.

    b) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus.

    c) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético através da eugenia.

    d) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.

    e) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.

    ver resposta


  • Questão 4

    Com relação ao holocausto dos judeus, perpetrado pelos nazistas, assinale a alternativa correta:

    a) Foi o único genocídio praticado no século XX.

    b) Nos campos de concentração só havia judeus. Não havia ninguém de outra cultura ou nacionalidade.

    c) A política de extermínio estimulou a migração em massa de judeus europeus para a Palestina, onde seria criado o Estado de Israel, em 1947.

    d) Os judeus só foram para os campos de concentração depois que Hitler percebeu que ia perder a guerra.

    e) Nos campos só havia homens em idade viril, já que os nazistas pouparam mulheres, crianças e idosos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    O antissemitismo, não apenas na Polônia, mas em vários países de Europa, era praticado há séculos. Na época da Baixa Idade Média, alguns grupos sociais culparam os judeus pelo desencadeamento da Peste Negra, por exemplo. No século XIX e na primeira metade do século XX, entretanto, essa prática intensificou-se. Os nazistas entraram para a história como aqueles que levaram a cabo um projeto de extermínio que outros países, potencialmente, também poderiam ter levado.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    O genocídio dos judeus contribuiu para a cunhagem do próprio termo “genocídio”, que significa: morte de um povo (genos = povo, cídio = morte). O precedente genocídio dos armênios, pelos turcos-otomanos, contribuiu também para dar base a esse novo conceito.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra A

    O antissemitismo, o holocausto e o projeto de “espaço vital”, isto é, toda a base do nazismo, estavam diretamente relacionados com a ideologia da raça pura ariana, que era identificada com os germânicos. O projeto de eugenia nazista dependia da preservação dessa raça e da eliminação das demais, consideradas inferiores.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Após a descoberta dos campos de extermínio, que levaram à morte mais de seis milhões de pessoas (judeus, em sua maioria), a migração de judeus da Europa para a região da Palestina intensificou-se sobremaneira. Essa migração já existia desde o século XIX, entretanto, apenas após 1945 houve a pressão internacional para a criação do Estado de Israel.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas