Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Guerra Civil Espanhola

Exercícios sobre a Guerra Civil Espanhola

Por meio destes exercícios, é possível testar o que você sabe a respeito da Guerra Civil Espanhola, conflito que durou até o início da Segunda Guerra Mundial.

Questão 1

(UFRGS-2011) Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco e contra o governo republicano, iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Considere as afirmações abaixo sobre essa guerra.

I. Ela apresentou um caráter fortemente ideológico e revolucionário com a atuação das Brigadas Internacionais em apoio à República.

II. Ela permitiu que a Alemanha, por meio da Legião Condor, testasse seus armamentos e táticas contra os republicanos.

III. Ela favoreceu Francisco Franco, graças à política de “não intervenção” da Inglaterra e da França.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

ver resposta


Questão 2

(Uece - adaptado) A Guerra Civil Espanhola é considerada por muitos autores como um “ensaio para a Segunda Guerra Mundial”. Assinale a alternativa que indica corretamente essa ideia:

a) Ao experimentar novas armas, em mãos espanholas, tanto americanos quanto soviéticos testaram seu poderio militar em estratégias modernas de guerra.

b) O conflito político espanhol, ao colocar lado a lado liberais e anarquistas, atestou a possibilidade de união desses grupos contra a expansão da URSS.

c) A intervenção dos fascistas italianos e dos nazistas alemães contra as forças republicanas espanholas serviu de teste para as armas que seriam usadas contra os aliados.

d) A vitória do General Franco serviu para demonstrar a fragilidade das armas e da diplomacia alemã.

e) A adesão dos britânicos ao lado dos anarquistas no conflito foi uma demostração clara do Reino Unido contra as intenções alemãs na Espanha.

ver resposta


Questão 3

Quem foi o grande líder dos nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola?

a) General Francisco Franco

b) Rei Alfonso XIII

c) Niceto Alcalá Zamora

d) Primo Rivera

e) Manuel Azaña

ver resposta


Questão 4

A vitória dos fascistas, liderados por Francisco Franco, garantiu:

a) o retorno do processo democrático na Espanha com eleições marcadas para 1940.

b) a instalação de um governo comunista alinhado com a União Soviética.

c) a instalação de uma ditadura fascista com imposição do autoritarismo e perseguição à esquerda política na Espanha.

d) o alinhamento da Espanha ao Eixo e adesão deles à Segunda Guerra Mundial.

e) a posse do rei Juan Carlos em 1939.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

Todas as afirmações são verdadeiras. As Brigadas Internacionais aderiram em massa à defesa do republicanismo na Espanha e à luta ideológica e armada contra o fascismo. A segunda afirmação é verdadeira, pois, de fato, houve a participação da Alemanha na guerra, testando armamentos que seriam utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, a Guerra Civil Espanhola contou com a não intervenção da Inglaterra e da França, diferentemente de Alemanha e Itália, que atuaram diretamente no conflito.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

A Alemanha e a Itália atuaram diretamente no conflito. No caso alemão, o destaque foi a atuação da Luftwaffe, a aviação de guerra. Na Espanha, Hitler pôde testar a eficiência desse instrumento de guerra, além de possibilitar à Alemanha identificar as falhas e os pontos positivos de seus aviões e aprimorá-los para a Segunda Guerra Mundial. Já a Itália mandou cerca de 50 mil soldados para lutar juntamente às tropas de Francisco Franco.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra A

O general Francisco Franco liderou o golpe militar contra a República espanhola, em 1936. Essa ação deu início à Guerra Civil Espanhola. Além disso, Franco era o principal representante dos nacionalistas e, em 1937, foi proclamado como Chefe de Estado, posição que foi consolidada com a vitória dos nacionalistas em 1939.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

A vitória dos nacionalistas, grupo liderado por Francisco Franco, garantiu a instalação de uma ditadura de orientação fascista, que impôs forte autoritarismo sobre a Espanha e perseguição aos grupos políticos de esquerda. A ditadura franquista ocupou o poder na Espanha até a morte de Franco, ocorrida em 1975.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas