Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a formação da pólis grega

Exercícios sobre a formação da pólis grega

Por meio destes exercícios sobre a formação da pólis grega, você poderá testar os seus conhecimentos a respeito do modelo civilizacional que os gregos antigos desenvolveram.

Questão 1

(IFG) A Grécia Antiga não conheceu um Estado centralizado. Organizou-se por meio de cidades-estados, denominadas de pólis. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta:

a) A pólis era uma construção social e política autodeterminada; todavia, a disputa pela hegemonia na antiga Grécia a movia.

b) Na pólis, não havia espaço para cultos, deuses e santuários, nem mesmo para consulta aos oráculos anteriormente à tomada de decisões.

c) A pólis expressava uma cultura e uma identidade próprias, marcadamente urbanas, denominadas de ethos.

d) Nas pólis, a norma jurídica (lei), promulgada nos regimes democráticos ou outorgada nos regimes aristocráticos, era reconhecida como ato orientado pela razão e, portanto, humano.

e) A experiencialização social e cultural que o grego antigo viveu nas pólis permitiu a capacidade de explicar os problemas da comunidade no âmbito dela própria, fundamentalmente apartada dos deuses.

ver resposta


Questão 2

A pólis grega possuía estruturas que acomodavam a atividade política, os espetáculos públicos, as atividades religiosas etc. O Partenon de Atenas, isto é, o Panteão de templos dedicados aos deuses, ficava na estrutura chamada:

a) Heliponto

b) Petrópolis

c) Acrópole

d) Heliópolis

e) Esparta

ver resposta


Questão 3

Nas cidades-estados da Grécia Antiga, sobretudo em Atenas, a discussão política entre os homens livres ocorria em ambiente público. Esse ambiente era conhecido como:

a) Campos Elísios

b) Coreto

c) Praça Cidadã

d) Ágora

e) Liceu

ver resposta


Questão 4

(PUC-PR) A Civilização Grega apresentou unidade cultural e fragmentação política. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:

a) Quando as tribos arianas ou indo-europeias dos aqueus, eólicos, jônios e dóricos penetraram na Grécia, encontraram a região desabitada, o que facilitou-lhes a fixação.

b) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao domínio romano na região.

c) Atenas e Esparta, as principais pólis gregas, foram igualmente fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.

d) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a forma monárquica de governo.

e) A agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a primeira onda colonizadora grega, que povoou, inclusive, as ilhas do mar Egeu.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

A alternativa B está incorreta porque era fundamental, na pólis grega, os espaços para os cultos aos deuses, consultas a oráculos, bem como para espetáculos como o teatro, entre outras atividades. A religião tinha um papel vital na estrutura das cidades-estados.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

A Acrópole era a região mais alta de uma pólis. Era nessa região em que eram construídos os santuários, templos e, por vezes, palácios e centros políticos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra D

Ágora era o termo usado tanto para a reunião dos homens livres com o objetivo de deliberação sobre assuntos políticos quanto para denominar o lugar em que elesse reuniam, isto é, em alguma praça central da pólis.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra B

O domínio da Macedônia, primeiro com Felipe II e depois com Alexandre Magno, sobre as demais cidades-estados gregas começou na década de 330 a.C. A dominação romana só ocorreu quase dois séculos após isso.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas