Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Fisiocracia

Exercícios sobre Fisiocracia

Por meio destes exercícios sobre Fisiocracia, você poderá avaliar aquilo que aprendeu a respeito de uma das principais escolas de pensamento econômico da modernidade.

  • Questão 1

    (PUC-Rio) Assinale a opção em que se encontra corretamente identificado um dos preceitos fundamentais da Fisiocracia:

    a) "O ouro e a prata suprem as necessidades de todos os homens."

    b) "Os meios ordinários, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro são o comércio exterior."

    c) "Que o soberano e a nação jamais se esqueçam de que a terra é a única fonte de riqueza e de que a agricultura é que a multiplica."

    d) "Todo comércio consiste em diminuir os direitos de entrada das mercadorias que servem às manufaturas interiores (...)"

    e) "As manufaturas produzirão benefícios em dinheiro, o que é o único fim do comércio e o único meio de aumentar a grandeza e o poderio do Estado."

    ver resposta



  • Questão 2

    (CESGRANRIO/RJ) “Que nunca percam de vista o Soberano e a Nação o fato de a terra ser a única fonte das riquezas e que a agricultura as multiplica. Que a propriedade dos bens de raiz e das riquezas mobiliárias seja assegurada aos seus possuidores legítimos, pois a segurança da propriedade é o fundamento essencial da ordem econômica da Sociedade.” QUESNAY, François. Maximes Generales du Government Economique). François Quesnay, médico do rei francês, lançou as bases do pensamento liberal fisiocrata, o qual:

    a) preconizava que o aumento populacional determinava a escassez de recursos naturais e, consequentemente, crises de abastecimento;

    b) relacionava a necessidade de se manter a ordem socioeconômica ao montante de investimentos industriais;

    c) explicitava as aspirações das massas camponesas que tencionavam destruir o feudalismo;

    d) defendia a valorização da nobreza territorial, a supremacia e a centralização do poder real;

    e) defendia as aspirações burguesas e criticava a intervenção estatal na vida econômica.

    ver resposta


  • Questão 3

    A frase “Laissez faire, laissez passer, le monde va de lui même” (“Deixe fazer, deixe passar, o mundo vai por si mesmo), atribuída a Vincent de Gournay, é considerada o emblema da fisiocracia. Essa frase sugere que:

    a) o mundo precisa ser governado pelas forças da natureza em todas as instâncias. O homem não deve interferir na ordem natural do mundo.

    b) o autor defende a posição intervencionista da economia mercantilista.

    c) a iniciativa privada é nociva à economia.

    d) a livre iniciativa das pessoas e a livre ação dentro do mercado garantem o bom funcionamento do economia.

    e) não há liberdade no êxito da economia, portanto os homens não devem se preocupar com o futuro do mundo e “deixá-lo passar”.

    ver resposta


  • Questão 4

    Os posicionamentos dos autores fisiocratas, como Quesnay e Mirabeau, eram fortemente críticos, em se tratando da política econômica mercantilista, que havia sido formulada pelo Estado Absolutista. Um dos pontos principais da crítica fisiocrata ao mercantilismo consistia na intervenção que o Estado Absolutista exercia no âmbito da vida econômica. Uma das facetas desse comportamento do Estado absolutista era:

    a) o cooperativismo

    b) o taylorismo

    c) o comunismo

    d) o liberalismo

    e) o protecionismo

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    O princípio básico de compreensão do fenômeno da produção de riqueza, para os fisiocratas, consistia no fato de que a verdadeira fonte de riqueza estava na extração do que a natureza podia fornecer e no cultivo de bens comportados pela própria natureza.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    Quesney foi um dos principais expositores da fisiocracia. Para esse teórico, a terra — a natureza, de forma geral — constituía o principal fator para a produção de riquezas, e a defesa da propriedade privada seria uma condição básica para o enriquecimento das nações. Sua posição, nesse sentido, era radicalmente contrária à intervenção estatal, aproximando-se, nesse sentido, do pensamento liberal clássico.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    A frase de Gournay reflete integralmente os interesses dos fisiocratas, uma vez que o princípio da livre ação no âmbito do mercado e da produção de bens deve ser o motor principal da economia. Esse princípio tornou-se também o lema dos liberais clássicos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    Uma das características basilares do mercantilismo era o fenômeno do protecionismo, isto é, o Estado desenvolvia mecanismos de cerceamento da lei da oferta e da procura, restringindo ao âmbito interno as opções de consumo de seus súditos. Isso estrangulava as relações comerciais dos indivíduos de nações (Estados) diferentes e também das colônias administradas por esses respectivos Estados.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas