Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Expansão Marítima Espanhola

Exercícios sobre a Expansão Marítima Espanhola

Incentivada pelos reis católicos, Fernando e Isabel, a Expansão Marítima Espanhola iniciou-se em 1492 e levou Colombo à América.

  • Questão 1

    (UnB-DF) Sobre a expansão marítima portuguesa e espanhola, pode-se afirmar que:

    a) a princípio, a expansão portuguesa foi promovida pela burguesia e caracterizou-se pelos seus fins pacíficos e comerciais.

    b) os portugueses conseguiram manter o monopólio comercial no Oriente e este monopólio garantiu ao Estado português grandes lucros.

    c) com o apoio dos armadores espanhóis e da Rainha Isabel de Castela, o italiano Cristóvão Colombo chegou à América em 1492.

    d) a exploração colonial espanhola de metais preciosos inflacionou os preços na Europa.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa correta acerca da Expansão Ultramarina Europeia.

    a) A corrida expansionista de Portugal e Espanha gerou, na segunda metade do século XV, um período de grande cooperação entre esses reinos europeus, denominado de União Ibérica.

    b) Posteriormente à descoberta do novo continente, o grande afluxo do ouro e da prata americanos para a Europa gerou uma significativa baixa nos preços dos alimentos.

    c) O navegador Cristóvão Colombo provou, com sua viagem, a tese do el levante por el poente, isto é, de que seria possível alcançar as Índias, no Ocidente, navegando em direção ao Oriente.

    d) As chamadas Grandes Navegações Europeias inserem-se no processo de superação dos entraves medievais ao desenvolvimento da economia mercantil e ao fortalecimento da classe burguesa.

    e) Em agosto de 1492, a nau Santa Maria e as caravelas Nina e Pinta partiram de Palos, na Espanha, rumo ao leste, e atingiram, em outubro do mesmo ano, a costa da América do Norte.

    ver resposta


  • Questão 3

    Dentre os navegadores que atuaram em nome dos reinos espanhóis, alguns se destacaram pelas conquistas que ficaram ligadas a seus nomes. Dessa forma, relacione corretamente o nome da coluna da esquerda com a conquista apontada na coluna da direita.

    a) Cristóvão Colombo

     

    I) Circunavegação ao redor do mundo.

     

    b) Vasco Nuñes de Balboa

     

    II) Chegada ao Mar del Sur, pela América Central.

     

    c) Fernão de Magalhães

     

    III) Ilha de Guanaani, no Caribe.

     

    Qual alternativa relaciona corretamente as colunas?

    a) a-II; b-I; c-III

    b) a-III; b-II; c-I

    c) a-III; b-I; c-II

    d) a-I; b-II; c-III

    ver resposta


  • Questão 4

    A vitória dos espanhóis na Guerra de Reconquista foi um dos elementos principais para a estabilidade política do reino, necessária para que houvesse dedicação ao projeto de Expansão Marítima. Contra quem os espanhóis lutaram nessa guerra?

    a) Portugueses.

    b) Muçulmanos.

    c) Holandeses.

    d) Franceses.

    e) Maias.

    ver resposta


  • Questão 5

    O rei Francisco I, da França, utilizou da ironia para repudiar a divisão do mundo entre espanhóis e portugueses ao comentar: “Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo”. Com esta frase, o rei francês criticava o:

    a) Tratado de Versalhes.

    b) A Bula Intercoetera.

    c) Tratado de Tordesilhas.

    d) Tratado de Brest-Litovski.

    e) Tratado de Madri.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D. A grande quantidade de metais preciosos levados para a Europa intensificou o comércio e inflacionou muito os preços. As demais estão incorretas, pois em: a) afirma que os fins foram pacíficos; b) os portugueses não conseguiram o monopólio do comércio com o Oriente, principalmente pelo fato de holandeses passarem também a comercializar; c) não houve apoio dos armadores espanhóis ao projeto de Colombo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D. As demais estão incorretas, pois: a) a União Ibérica não foi uma cooperação; b) o afluxo de metais preciosos gerou o aumento dos preços; c) para alcançar as Índias, Colombo navegou em direção ao Ocidente; e) em 1492, Colombo chegou à América Central.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B. Colombo, ao chegar à Ilha de Guanaani, foi o primeiro europeu a pisar na América. Os dois outros também foram pioneiros europeus, Vasco Nuñes de Balbo foi o primeiro a chegar ao Mar del Sur, depois denominado Oceano Pacífico, e Fernão de Magalhães conseguiu realizar a volta ao mundo passando pelo Oceano pacífico.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B. Depois de cerca de oitocentos anos, os ibéricos conseguiram expulsar definitivamente os muçulmanos da Península Ibérica, em 1492.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Letra C. O Tratado de Tordesilhas dividiu a terras recém-conhecidas, e as que fossem conhecidas depois de 1494, entre Portugal e Espanha, gerando insatisfação entre outras nações europeias que tinham interesses na expansão marítima.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas