Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Despotismo Esclarecido

Exercícios sobre Despotismo Esclarecido

Com estes exercícios sobre Despotismo Esclarecido, você pode verificar os seus conhecimentos a respeito desse fenômeno político típico do século XVIII.

  • Questão 1

    (Mackenzie) O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por:

    a) equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal.

    b) impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico.

    c) tentar conciliar os princípios do absolutismo com as ideias iluministas.

    d) difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais.

    e) atribuir ao povo a participação no poder político.

    ver resposta



  • Questão 2

    Os déspotas esclarecidos ficaram caracterizados pela tentativa de harmonizar os ideais políticos e filosóficos desenvolvidos pelo Iluminismo com a tradição do absolutismo monárquico. No caso de Portugal, as ideias iluministas tiveram penetração no século XVIII por meio:

    a) do escritor Eça de Queirós

    b) do ministro de Estado Marquês de Pombal.

    c) da princesa austríaca Leopoldina, esposa de D. Pedro I.

    d) da rainha D. Maria I, a Louca.

    e) do escritor Fernando Pessoa.

    ver resposta


  • Questão 3

    (FUVEST) Sobre o chamado despotismo esclarecido, é correto afirmar que:

    a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do Iluminismo.

    b) foram os déspotas esclarecidos os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época.

    c) foi uma tentativa bem intencionada, embora fracassada, das monarquias europeias de reformarem estruturalmente seus Estados.

    d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotarem o programa de modernização proposto pelos filósofos iluministas.

    e) foi uma tentativa, mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as estruturas vigentes.

    ver resposta


  • Questão 4

    O mais famoso dos déspotas esclarecidos era o então rei da Prússia, Frederico II. Era considerado um rei culto, grande conhecedor de artes plásticas e literatura e o monarca mais próximo dos representantes do Iluminismo francês, em especial de um, considerado o maior polemista de sua época, que era:

    a) Immnuel Kant

    b) Rousseau

    c) Montesquieu

    d) Nietzsche

    e) Voltaire

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    O objetivo principal do Despotismo Esclarecido era promover uma conciliação entre a tradição absolutista, na qual o rei era a fonte absoluta do poder, e os ideais iluministas, que defendiam a liberdade individual e consciência política do cidadão – o qual mais tarde (com a Revolução Francesa) seria ele próprio, e não mais o rei, a fonte do poder político.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    O marquês de Pombal foi ministro do rei D. José I, de Portugal. Pombal ficou conhecido por uma série de reformas empreendidas no interior da máquina administrativa do Império Português, que tinha por objetivo a sua modernização. Parte das ideias iluministas inspirou Pombal a desarticular alguns pontos do absolutismo e do mercantilismo seguidos por Portugal.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    Algumas das monarquias absolutistas passaram a absorver alguns dos pontos sugeridos por filósofos iluministas a respeito de política. O objetivo era reformar a estrutura do Estado a fim de evitar colapsos como o que aconteceu à França, em 1789.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    O rei Frederico II matinha em sua corte cientistas, escritores, artistas e filósofos. Voltaire era seu amigo pessoal, que o influenciou bastante. Os dois chegaram a trocar correspondências por bastante tempo, mas nem sempre tiveram uma relação amistosa. O temperamento de ambos era explosivo e, por vezes, chegaram a trocar acusações publicamente. Voltaire, por exemplo, chegou a publicar o volume intitulado “A vida privada do rei da Prússia”, no qual expunha intimidades do rei, como a homossexualidade e a manutenção de uma corte de amantes masculinos.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas