Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a conquista do Império Inca

Exercícios sobre a conquista do Império Inca

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a conquista do Império Inca, empreendida pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro durante o século XVI.

  • Questão 1

    Os incas dominavam um vasto território que se estendia por mais de 4.000 quilômetros e englobava territórios que vão da Colômbia até o norte da Argentina e Chile. Esse território, conhecido por nós como Império Inca, era chamado de que maneira pelos próprios incas:

    a) Huillca-Humu

    b) Viracocha

    c) Tawantinsuyu

    d) Qosqo

    e) Tezcatlipoca

    ver resposta



  • Questão 2

    Quando os espanhóis, liderados por Pizarro, chegaram aos territórios do Império Inca no século XVI, encontraram seu povo enfraquecido. Esse enfraquecimento dos incas estava relacionado com:

    a) o fim do escravismo na região, que afetou a economia e diminuiu os exércitos incas.

    b) uma guerra civil travada por Huáscar e Atahualpa pela sucessão do poder.

    c) um grande terremoto que havia acontecido três meses antes da chegada dos espanhóis e causado grande destruição.

    d) ataques estrangeiros realizados pelos guaranis, desejosos de expansão territorial.

    e) golpe militar conduzido pelo general de Quito Rumiñahui.

    ver resposta


  • Questão 3

    Pizarro, ao chegar ao Império Inca, recebeu a informação de que o vencedor da guerra, Atahualpa, encontrava-se em uma cidade onde celebrava sua vitória e rumava para conquistar a cidade sagrada de Cuzco. Estamos falando de:

    a) Cajamarca

    b) Quito

    c) Collasuyu

    d) Chavín de Huantar

    e) Nazca

    ver resposta


  • Questão 4

    Francisco Pizarro, assim como havia feito Hernán Cortés no México, aliou-se com povos inimigos dos incas para facilitar sua conquista. Um povo indígena que era inimigo dos incas e aliou-se aos espanhóis foram:

    a) os maias

    b) os olmecas

    c) os toltecas

    d) os huancas

    e) os tupinambá

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra C

    Os incas chamavam seu império de Tawantisuyu (o termo no espanhol foi reformado para Tawantisuyo) que significa, traduzindo do quéchua (idioma oficial dos incas), “o império das quatro direções”. Esse nome dado pelos incas a seu império faz menção à vasta quantidade de terras que eles dominavam.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    O enfraquecimento dos incas, no momento da chegada dos espanhóis, está relacionado com a guerra civil travada entre Huáscar e Atahualpa. Ambos eram filhos do último Sapa Inca (Imperador), que havia falecido em 1527. Após a morte de Huayna Capac, eles iniciaram essa disputa que dividiu o Império Inca entre os dois lados.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra A

    O encontro de Pizarro com Atahualpa aconteceu em Cajamarca, no caminho para Cuzco. Atahualpa havia vencido a batalha de Quito contra seu irmão, Huáscar. Seu irmão foi feito prisioneiro durante essa batalha, e Atahualpa iniciou a marcha para conquistar a cidade de Cuzco. Durante o trajeto, o exército de Atahualpa abrigou-se em Cajamarca para celebrar a vitória. Durante o encontro com Atahualpa, Pizarro organizou uma emboscada, que foi responsável por capturar o Sapa Inca. O imperador inca foi executado pouco tempo depois, a mando de Pizarro.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    Os huancas (wankas) haviam sido conquistados pelos incas sob a liderança de Pachacuti, primeiro Sapa Inca (Imperador), durante o século XIV. Com a chegada dos espanhóis ao Império Inca, muitos povos dominados, como os huancas e cañari, rebelaram-se e aliaram-se aos espanhóis fornecendo guerreiros para lutar contra seus dominadores.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas