Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Comuna de Paris

Exercícios sobre a Comuna de Paris

Nestes exercícios sobre a Comuna de Paris, é possível testar seus conhecimentos sobre a primeira experiência de governo realizada pelos trabalhadores.

  • Questão 1

    (FGV-SP) Considere os seguintes itens:

    I. “... nasceu de um movimento espontâneo de massas e não de um plano ou de um programa previamente elaborado por um partido operário...”

    II. “... revelou a tendência da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta (...) combinando simultânea e constantemente reivindicações econômicas e reivindicações políticas...”

    III. “... refletiu a tendência da classe operária para destruir o aparelho de Estado burguês, para substituir a democracia burguesa por uma forma superior de democracia...”

    IV. “... conduziu a classe operária, pela primeira vez, à conquista do poder político, ainda que na área de uma única cidade...”

    I, II, III e IV referem-se:

    a) à Comuna de Paris, que resumiu todas as tendências que estavam na origem e na primeira expansão do movimento operário moderno.

    b) ao Ludismo, que representou uma forma de resistência clara à disciplinação do trabalho imposto pelo sistema fabril.

    c) ao Cartismo, que resultou da conscientização da classe operária que passou a exigir melhores condições de trabalho.

    d) às Trade Unions, que se caracterizaram pelo assistencialismo paternalista.

    e) aos Sindicatos Profissionais de Londres, que surgiram com o objetivo de garantir uma transformação social ampla.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UFPR) Na questão a seguir, indique a alternativa que contém a soma dos itens corretos.

    A França do século XIX é marcada por movimentos sociais que acabaram por associá-la a um "laboratório" de experiências políticas. Sobre tais movimentos, é correto afirmar que:

    (01) A Revolução Liberal de 1830 assinalou a derrota política da aristocracia diante do avanço da burguesia. Marco da urbanização e industrialização, projetou os industriais e os banqueiros como nova classe dirigente.

    (02) A Revolução de 1848, início da Segunda República, foi marcada pelos movimentos proletários urbanos. Para combater o desemprego, o governo adotou as propostas socialistas de Louis Blanc de criação de Oficinas Nacionais.

    (04) O golpe de Louis Bonaparte em 02 de dezembro de 1851 (o "18 do Brumário") encerrou a Segunda República e inaugurou o Segundo Império. Napoleão III, o novo imperador, desenvolveu um vasto programa de obras públicas, entregando as reformas de Paris ao Barão Haussmann.

    (08) A guerra Franco-Prussiana criou condições para um imenso levante popular na capital, que instaurou a Comuna de Paris (1871). Os revolucionários propuseram a formação de um estado constituído por comunas autônomas. Foram duramente reprimidos pelas tropas do governo.

    (16) A Comuna de Paris, assim como as Internacionais Operárias de 1864 e 1889 e o Manifesto Comunista de 1848, foram expressões da oposição à montagem da ordem burguesa na França, bem como na Europa do século XIX.

    a) 30.

    b) 22.

    c) 06.

    d) 13.

    e) 12.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia o trecho abaixo:

    “Eis o seu verdadeiro segredo: a Comuna era, essencialmente, um governo da classe operária, fruto da luta da classe produtora contra a classe apropriadora, a forma política afinal descoberta para levar a cabo a emancipação econômica do trabalho. [...] Quando a Comuna de Paris tomou em suas próprias mãos a direção da revolução; quando, pela primeira vez na história, os simples operários se atreveram a violar o monopólio de governo de seus “superiores naturais” e, em circunstâncias extraordinariamente difíceis, realizaram seu trabalho de modo modesto, consciente e eficaz, com salários o mais alto dos quais representava uma quinta parte da soma que, segundo uma alta autoridade cientifica, é o vencimento mínimo do secretário de um conselho escolar de Londres, o velho mundo contorceu-se em convulsões de raiva ante o espetáculo da bandeira vermelha, símbolo da república do trabalho, ondeando sobre o Hôtel de Ville.”

    Marx, K. A guerra civil na França. Textos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1977. v. I, p. 201.

    É possível perceber pelo trecho acima citado a importância que a Comuna de Paris teve para o movimento operário mundial, principalmente por ter sido a primeira experiência de um governo de trabalhadores. O fato que levou os trabalhadores de Paris a tomar o poder na cidade e instituir a Comuna, em 1871, foi:

    a) os altos índices de desemprego decorrentes da crise econômica que teve início em 1869.

    b) a derrota da França para a Inglaterra, na Guerra dos Sete Anos.

    c) a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo e a tentativa da aristocracia em restaurar o Antigo Regime.

    d) A derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana e o cerco das tropas de Bismarck à capital francesa.

    ver resposta


  • Questão 4

    A Comuna de Paris vigorou durante 71 dias entre março e maio de 1871, marcando profundamente o movimento operário da época, pelo fato de os trabalhadores terem conseguido tomar o poder em uma das mais importantes cidades europeias. Havia ainda no período uma importante organização de trabalhadores que forneceu militantes e uma estrutura federalista que serviu de inspiração para a estruturação da Comuna. Qual era essa organização de trabalhadores?

    a) O Partido Comunista.

    b) A Associação Internacional dos Trabalhadores.

    c) A Federação Internacional dos Sindicatos Operários.

    d) A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A. A Comuna de Paris, vigente durante 71 dias no ano de 1871, foi a primeira experiência de governo gerido por trabalhadores, tornando-se, posteriormente, um exemplo histórico e sempre referenciado pelos participantes das demais revoluções que foram subsequentes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A. A única alternativa incorreta é a primeira, pois a Revolta de 1830 não foi um marco da urbanização.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D. Com a derrota da França e o cerco realizado em Paris pelo exército prussiano, os trabalhadores da capital decidiram tomar em suas mãos a defesa da cidade e instituir um novo governo que ficou conhecido como Comuna de Paris.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B. A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), ou I Internacional, foi uma organização que reunia organizações de trabalhadores de vários países industrializados, e sua estrutura de participação federalista foi um dos modelos de organização que serviram à Comuna de Paris, formada por delegados eleitos nos distritos da capital francesa.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas