Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Colonização Francesa nas Américas

Exercícios sobre a Colonização Francesa nas Américas

Por intermédio destes exercícios sobre a Colonização Francesa nas Américas, você pode verificar se os seus conhecimentos a respeito desde assunto estão mesmo satisfatórios.

  • Questão 1

    (FGV) As tentativas francesas de estabelecimento definitivo no Brasil ocorreram entre a segunda metade do século XVI e a primeira metade do século XVII. As regiões que estiveram sob ocupação francesa foram:

    a) Rio de Janeiro (França Antártica) e Pernambuco (França Equinocial);

    b) Pernambuco (França Antártica) e Santa Catarina (França Equinocial);

    c) Bahia (França Equinocial) e Rio de Janeiro (França Antártica);

    d) Maranhão (França Equinocial) e Rio de Janeiro (França Antártica);

    e) Espírito Santo (França Equinocial) e Rio de Janeiro (França Antártica).

    ver resposta



  • Questão 2

    Durante o processo de colonização das Américas, a França, além de estabelecer colônias na região da América do Norte, também construiu colônias na América do Sul e no Caribe. Com relação à presença dos franceses nessa última região, pode-se dizer que:

    a) os franceses estabeleceram-se na região das ilhas Guianas, que são até hoje consideradas territórios da França.

    b) os franceses estabeleceram-se nas Antilhas, em especial na região do atual Haiti.

    c) a França perdeu seus territórios no Caribe em decorrência da Guerra dos Cem Anos.

    d) A França não conseguiu ficar por muito tempo com domínios no Caribe, em virtude da falta de mão de obra escrava e de colonos que se aventurassem nas novas terras.

    e) A ilha da Guiana Francesa foi a região mais próspera do Caribe durante três séculos.

    ver resposta


  • Questão 3

    (UFRRJ) O texto abaixo trata das incursões francesas na América; entretanto, essas ainda não representavam que a França tivesse dado início à sua expansão.

    Ao longo do século XVI, os franceses estiveram na América, mas isso não significava uma atitude sistemática e coerente desenvolvida pela Coroa. Era, no mais das vezes, atuação de corsários e uns poucos indivíduos. Como exemplo, pode-se mencionar as invasões do litoral brasileiro, (…) e algumas visitas à América do Norte.” (FARIA, R. de M. e outros. História para o ensino médio. Belo Horizonte:Lê, 1998,p.182)

    Entre os motivos que levaram a França a iniciar tardiamente sua expansão marítima e comercial, podemos destacar:

    a) os problemas internos ligados à consolidação do Estado Nacional.

    b) a derrota da França na violenta guerra contra a Alemanha.

    c) a falta de associação entre a Coroa e a burguesia francesa.

    d) a violenta disputa entre calvinistas e luteranos.

    e) A não inclusão das classes superiores no projeto expansionista.

    ver resposta


  • Questão 4

    Apesar de ter conquistado vastos territórios na América do Norte, sobretudo nas regiões do atual Canadá e do extremo norte dos Estados Unidos, a França acabou vendo-se privada deles na segunda metade do século XVIII. Esses territórios foram perdidos para a Inglaterra após o seguinte acontecimento:

    a) a Batalha dos Guararapes

    b) a Guerra dos Cem Anos

    c) a Guerra dos Sete Anos

    d) o Cerco de Calais

    e) a Batalha de Waterloo

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    A tentativa de construção da França Antártica ocorreu no ano de 1555, quando a região da Baía de Guanabara (no atual estado do Rio de Janeiro) foi invadida pelos franceses, ação liderada pelo almirante Nicolau Villegaignon. Os franceses só foram expulsos dessa região pelos portugueses em 1567, no Governo-Geral de Mem de Sá. Já a chamada França Equinocial foi fundada no litoral do atual estado do Maranhão em 1612. Foi a segunda tentativa dos franceses de se estabeleceram no Brasil, dessa vez sob a liderança de Daniel de La Touche. Os franceses só foram expulsos do Maranhão em 1615.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    Os franceses estabeleceram-se na região das Antilhas, no Caribe. O Haiti foi sua principal colônia, a qual foi ocupada tanto por imigrantes franceses quanto por escravos africanos. O Haiti foi o primeiro país da América central a conquistar a sua independência, em 1804, em decorrência da crise política deflagrada pela Revolução Francesa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra A

    Na primeira metade do século XVI, a França, ao contrário de Espanha e Portugal, e à semelhança de Inglaterra e Holanda, buscava construir o seu Estado Nacional e estava diretamente envolvida nas chamadas guerras civis religiosas, que ocorreram na Europa em decorrência das Reformas Religiosas. Por esse motivo, seu processo de colonização fez-se com atraso em relação aos países ibéricos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    A Guerra dos Sete Anos, travada entre Inglaterra e França entre os anos de 1756 e 1763, produziu impactos tanto no continente europeu quanto no continente americano, onde ambas as nações possuíam colônias. Muitas batalhas dessa guerra, inclusive, foram travadas na América do Norte. Com o fim da guerra, a França sai derrotada e os territórios que antes lhe pertenciam tiveram que ser entregues à coroa inglesa, mediante os acordos firmados no Tratado de Paris.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas