Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Civilização Fenícia

Exercícios sobre a Civilização Fenícia

Com estes exercícios sobre a civilização fenícia, você poderá averiguar seus conhecimentos a respeito dessa importante civilização da Antiguidade Oriental.

  • Questão 1

    (Unesp 2003) Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a. C., um povo semita, que passou a ocupar a estrita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios.

    O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:

    a) fenício.

    b) hebreu.

    c) sumério.

    d) hitita.

    e) assírio.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Ufpb 2006) Sobre os povos da Antiguidade Oriental, é correto afirmar:

    a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.

    b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.

    c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.

    d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.

    e) A escrita cuneiforme, um das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia. 

    ver resposta


  • Questão 3

    Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana?

    a) a invenção da bússola.

    b) o desenvolvimento da escrita alfabética.

    c) a criação da pólvora.

    d) a descoberta da fusão de metais, como o ferro.

    e) o desenvolvimento do monoteísmo religioso. 

    ver resposta


  • Questão 4

    Os fenícios notabilizaram-se por se deslocarem com grande habilidade através do mar Mediterrâneo. A colônia mais famosa que essa civilização criou às margens do Mediterrâneo foi a cidade de Cartago (“Cidade Nova”), que travou guerras contra os romanos que ficaram conhecidas como:

    a) Guerras Ítalo-Africanas

    b) Insurreições Cartaginesas

    c) Guerras Médicas

    d) Guerras Greco-Persas

    e) Guerra Púnicas 

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    Dos povos elencados nas alternativas, os únicos que se estabeleceram na região do atual Líbano e, por meio de suas exímias técnicas de navegação, expandiram seu comércio através do mar mediterrâneo foram os fenícios. Os hebreus também são de origem semita, porém se estabeleceram em uma região abaixo do atual Líbano e não desenvolveram um império marítimo. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    A alternativa C é a única que apresenta informações verdadeiras sobre o contexto da Antiguidade. Os fenícios eram especialistas em navegação e transitavam com destreza pelo mar Mediterrâneo. Chegaram a fundar várias colônias, tanto em ilhas quanto em regiões costeiras do referido mar, cuja principal foi a cidade de Cartago. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    A escrita alfabética foi desenvolvida pelos fenícios com o objetivo de tornar mais ágil sua administração e sua organização econômica. Os símbolos alfabéticos desenvolvidos pelos fenícios foram aperfeiçoados pelos gregos e romanos, que se esmeraram na composição não apenas de um complexo sistema de palavras, mas também na composição de versos e de todo um sistema gramatical e retórico que se tornou a base da formação da antiguidade clássica. 

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    Os fenícios eram conhecidos pelos romanos como Puni ou púnicos. Sendo assim, as guerras que Roma empreendeu contra Cartago, situada no norte da África, receberam o nome de “Guerras Púnicas” ou guerras contra os púnicos cartagineses. 

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas