Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Ciência na Idade Média

Exercícios sobre a Ciência na Idade Média

Nestes exercícios sobre a Ciência na Idade Média, você poderá averiguar os seus conhecimentos a respeito desse tema fundamental para o mundo medieval.

  • Questão 1

    (ENEM) "(...) de modo particular, quero encorajar os crentes empenhados no campo da filosofia para que iluminem os diversos âmbitos da atividade humana, graças ao exercício de uma razão que se torna mais segura e perspicaz com o apoio que recebe da fé." (Papa João Paulo II. Carta Encíclica Fides et Ratio aos bispos da Igreja católica sobre as relações entre fé e razão, 1998)

    "As verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã." (Santo Tomás de Aquino – pensador medieval)

    Refletindo sobre os textos, pode-se concluir que:

    a) a encíclica papal está em contradição com o pensamento de Santo Tomás de Aquino, refletindo a diferença de épocas.
    b) a encíclica papal procura complementar Santo Tomás de Aquino, pois este colocava a razão natural acima da fé.
    c) a Igreja medieval valorizava a razão mais do que a encíclica de João Paulo II.
    d) o pensamento teológico teve sua importância na Idade Média, mas, em nossos dias, não tem relação com o pensamento filosófico.
    e) tanto a encíclica papal como a frase de Santo Tomás de Aquino procuram conciliar os pensamentos sobre fé e razão.

    ver resposta



  • Questão 2

    A cosmologia medieval, isto é, o modo como o pensamento dos intelectuais medievais concebia a organização do universo (cosmos), apresentava uma estrutura harmônica, que ia desde as esferas celestes até a superfície terrestre – ou mundo sublunar. Essa cosmologia, evidentemente, apoiava-se nas doutrinas cristãs. Entretanto, ela também se fundamentava no pensamento filosófico, sobretudo o de:

    a) Aristófanes

    b) Eurípedes

    c) Heráclito

    d) Aristóteles

    e) Hípias

    ver resposta


  • Questão 3

    Leia o texto e, em seguida, assinale a alternativa correta:

    A base da teoria da visão de Roger Bacon (1214-1292) é extraída dos aspectos anatômicos, filosóficos e matemáticos de Alhazen. Em suas principais obras sobre óptica, Perspectiva e De multiplicatione specierum (Acerca da multiplicação das espécies), o objeto visto transmite "espécies" pelos raios luminosos em todas as direções, alcançando a superfície do olho. Cada ponto na superfície do olho é o vértice de uma pirâmide visual, com a base na superfície do objeto. Portanto, deve haver uma correspondência ponto a ponto entre os pontos da superfície do olho e os do campo visual.” (TOSSATO, Claudemir Roque. A função do olho humano na óptica do final do século XVI. Sci. Stud. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 433-434).

    Podemos dizer que o desenvolvimento de teorias sobre a Ótica por parte do cientista medieval Roger Bacon:

    a) provocou um enorme retrocesso na ciência ocidental.

    b) contribuiu grandemente para o desenvolvimento posterior das teorias modernas sobre ótica.

    c) não teve nenhuma influência do conhecimento científico árabe.

    d) era fantasioso, sem nenhum critério científico sério.

    e) não tinha nenhuma conexão com a realidade física.

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia o texto e, em seguida, assinale a alternativa correta:

    Jean Buridan formulou a idéia de que, no ato de lançamento, o lançador "imprime" no objeto lançado algo que ele chamou de uma "virtude", e que seria uma tendência a continuar o movimento inicial. Essa tendência adquirida pelo objeto, denominada "impetus", seria responsável pela continuidade de seu movimento. No entanto, a gravidade e a resistência do meio em que o objeto se move vão destruindo esse "impetus", fazendo com que o movimento diminua até cessar por completo, em sua forma original, assumindo, a partir daí, a forma natural de queda, em razão de seu peso.” (PORTO, C.M; PORTO, M.B.D.S.M. Galileu, descartes e a elaboração do princípio da inércia. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 31, n. 4, p. 4601-4610, Dec. 2009).

    Considerando que Jean Buridan viveu de 1295 a 1358, podemos afirmar que:

    a) Exerceu influência direta sobre a atividade científica de Galileu Galilei, posto que eram contemporâneos.

    b) Não teve nenhuma relevância para as ideias de Galileu.

    c) Conseguiu elaborar, no período medieval, princípios teóricos sobre o movimento dos corpos.

    d) Foi duramente reprimido pela Igreja Católica, que era avessa a qualquer tipo de atividade científica.

    e) Não conseguiu explicar coerentemente o movimento dos corpos.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra E

    Na Carta Encíclica Fides et Ratio (Fé e Razão), de 1998, o Papa João Paulo II defende o entrelaçamento entre a capacidade do ser humano de conhecer a realidade por meio das faculdades racionais, em especial, por meio da ciência. As reflexões medievais, sobretudo as de Santo Tomás de Aquino, também se apoiavam nessa relação. A ciência medieval, ainda que não tenha tido o mesmo desenvolvimento técnico que a ciência moderna, possuía uma grande envergadura investigativa, plenamente articulada com as doutrinas da Igreja.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    Em vários campos, Aristóteles exerceu grande influência sobre o pensamento medieval. A cosmologia medieval, bem como sua física e sua metafísica, ancorava-se nas teses aristotélicas. A organização do cosmos em esferas, a concepção de mundo sublunar e todo o aparato conceitual da Idade Média tinham respaldo nas concepções de Aristóteles sobre filosofia natural.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra B

    Roger Bacon foi um dos principais representantes da ciência medieval. Suas investigações sobre o fenômeno da Ótica partiram de uma vasta tradição de estudos, tanto de matriz clássica quanto muçulmana.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    Jean Buridan conseguiu elaborar uma das mais sofisticadas compreensões sobre o fenômeno do movimento dos corpos. Suas pesquisas foram de grande importância para as gerações posteriores. Galilei Galilei, no século XVII, elaborou a lei da inércia partindo do legado dessas pesquisas, superando-as.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas