Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre a Batalha de Waterloo

Exercícios sobre a Batalha de Waterloo

Com estes exercícios sobre a Batalha de Waterloo, você poderá testar o seu conhecimento sobre o fim da Era Napoleônica.

Questão 1

Leio o texto e, em seguida, responda:

Com a derrota final de Waterloo e a segunda abdicação de Napoleão depois do Governo dos Cem Dias, em 22 de julho, a experiência do expansionismo imperial francês chega ao fim com uma situação de desastre nacional. Porém, por mais catastrófica que tenha sido a derrota, ela não conseguiu anular aquela que talvez tenha sido a principal obra do Império Napoleônico, apesar das graves contradições presentes no seu projeto.” (MONDAINI, Marco. Guerras Napoleônicas. In: MAGNOLI, Demétrio. (org). História das Guerras. São Paulo: Contexto, 2013. p. 189-287. p. 212.)

O autor do trecho acima, Marco Mondaini, indica que, apesar da derrota em Waterloo, o legado da Era Napoleônica permanecia na Europa. Entre os aspectos desse legado, é possível citar:

a) a legislação sobre o poder divino dos reis, derivada do Código Civil Napoleônico.

b) o respeito ao ritual da coroação pelo papa e ao Sacro Império Romano-Germânico.

c) as guerras aristocráticas, sem presença dos cidadãos comuns.

d) o nacionalismo e o imperialismo, que contaminariam toda a Europa no século XIX.

e) a visão econômica estratégica que privilegiava a aristocracia em vez da burguesia.

ver resposta


Questão 2

A Batalha de Waterloo ocorreu na Bélgica, logo após Napoleão Bonaparte ter fugido da ilha de Elba, onde havia sido exilado. O nome que se dá a esse contexto do período napoleônico é:

a) Congresso de Viena

b) Governo dos Cem Dias

c) Fase do Consulado

d) Risorgimento

e) Guerra dos Trinta Anos.

ver resposta


Questão 3

Em Waterloo, o exército napoleônico não conseguiu suportar a engenhosidade tática do exército britânico. O êxito do exército britânico na Batalha de Waterloo deveu-se em grande parte às habilidades do experiente marechal:

a) Otto von Bismarck

b) Hindenburg

c) Clausewitz
d) Nelson

e) Duque de Wellington.

ver resposta


Questão 4

Com a derrota em Waterloo, Napoleão ainda tentou articular um novo acordo de afastamento do poder, almejando um exílio em um lugar próximo ao continente Europeu, como aconteceu após a abdicação de 1814. Entretanto, ao ser entregue ao jugo dos ingleses, Napoleão foi deportado para uma região bem distante do continente europeu. Tal região era:

a) Ilhas Malvinas

b) Brasil

c) Austrália

d) Ilha de Santa Helena

e) Antártida

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

Napoleão Bonaparte mudou efetivamente a configuração geopolítica da Europa. A formação de um exército de cidadãos incitou as massas de outros países ao nacionalismo e ao desenvolvimento de impérios com grande potência econômica e militar, cuja rivalidade conduziria à Primeira Guerra Mundial, em 1914.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra B

Após a fuga de Elba, Napoleão reorganizou as suas tropas e retomou o posto de imperador em Paris, no período que ficou conhecido como Governo dos Cem Dias, cujo término aconteceu com a Batalha de Waterloo.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra E

O grande rival de Napoleão na Batalha de Waterloo foi o marechal Duque de Wellington. Esse experiente militar já havia, até então, enfrentado as forças napoleônicas em outras ocasiões, sobretudo na revolta que houve em Portugal, quando Napoleão ordenou a invasão desse país por causa da recusa na participação do Bloqueio Continental.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra D

Napoleão Bonaparte foi deportado para a Ilha de Santa Helena em 07 de agosto de 1815, a bordo do navio Northumberland, escoltado por navios da marinha britânica. O líder francês ficou exilado nessa ilha até a sua morte, em 1821.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas