Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Apartheid

Exercícios sobre Apartheid

Com estes exercícios sobre o Apartheid, você pode avaliar os seus conhecimentos sobre um dos fenômenos políticos mais terríveis do século XX.

  • Questão 1

    Para entender o processo de segregação racial ocorrido na África do Sul no século XX, conhecido como Apartheid, é necessário entender como os brancos, descendentes de holandeses e britânicos, passaram a ter o comando político daquela região. Dentro do contexto de formação do que viria a ser a África do Sul, é correto dizer que:

    a) o rei Leopoldo II contribuiu significativamente para a concessão de terras cultiváveis para os nativos negros da região.

    b) as Guerras dos Bôeres nada tiveram a ver com a formação da União Sul-africana.

    c) não havia interesse por parte dos britânicos nos minerais da região.

    d) em 1913, foi decretado o Ato da Terra, que deu o privilégio de 87% das terras da então União Sul-Africana para os brancos bôeres.

    e) não havia interesse dos descendentes de holandeses em formar um estado naquela região.

    ver resposta



  • Questão 2

    Em 1912, dois anos após a formação da União Sul-africana, uma organização política formada por bôeres (descendentes de holandeses) e subjugada à autoridade britânica, uma importante organização de negros sul-africanos foi fundada. Seu nome era:

    a) Partido Nacional Africano

    b) Partido do Apartheid

    c) Congresso Nacional Africano

    d) Partido do Soweto.

    e) Organização nelsonmadelista.

    ver resposta


  • Questão 3

    Nelson Mandela foi um dos ícones da resistência contra o regime do Apartheid na África do Sul. O seu histórico como membro da resistência dividiu a opinião pública internacional, sobretudo pelo fato de ele:

    a) ter recebido o Nobel da Paz.

    b) ter apoiado o apartheid no fim dos anos 1990.

    c) ter se tornado Secretário Geral da ONU.

    d) ter fugido da prisão onde ficou, na ilha Robben.

    e) ter participado da luta armada e de ações terroristas.

    ver resposta


  • Questão 4

    (PUC-PR) O Apartheid foi um regime político que segregou grande parte da população sul-africana, baseado no princípio da cor da pele. Esse regime terminou no início da década de 1990, por meio de:

    a) Uma guerra civil que irrompeu liderada por Nelson Mandela e que ameaçou a estabilidade política e econômica do país.

    b) Estados Unidos e Grã-Bretanha ameaçaram invadir a África do Sul, se o poder não fosse entregue também aos cidadãos não brancos da África do Sul.

    c) Uma grave crise econômica abateu-se sobre a África do Sul, em decorrência de uma prolongada greve geral promovida pelos trabalhadores negros, que se recusaram a trabalhar nas empresas e minas sul-africanas, até que a cidadania plena lhes fosse concedida.

    d) Um plebiscito, no qual a população branca da África do Sul decidiu abolir o regime e permitir que a população sul-africana não branca também participasse da vida política de seu país. Essa ação foi motivada por fortes pressões internacionais que ameaçavam a estabilidade da economia sul-africana.

    e) Uma coligação militar formada por vários países africanos, incluindo Nigéria, Tanzânia, Quênia, Angola e Moçambique, ameaçou cortar ligações econômicas com a África do Sul, caso a cidadania plena não fosse concedida a toda população.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    O Ato da Terra foi decretado durante o primeiro governo bôer (os bôeres eram brancos descendentes de holandeses que haviam se instalado na região sul da África na segunda metade do século XIX), comandado por Louis Botha. 87% das terras da então União Sul-africana foram destinadas aos brancos, enquanto o restante foi dividido entre os vários clãs negros que habitavam há séculos a mesma região.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    O Congresso Nacional Africano foi a primeira organização de negros fundada com o objetivo de resistir às políticas de segregação racial no sul africano. Seu papel tornou-se mais importante ainda após a Segunda Guerra Mundial, quando o regime do apartheid foi de fato implementado em todos os setores da vida pública na África do Sul.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    Nelson Mandela fez parte de uma ala radical do Congresso Nacional Africano que se tornou conhecida pelas ligações com o terrorismo comunista internacional. Mandela recebeu treinamento de guerrilha na Argélia, nos dois primeiros anos da década de 1960. Em 1962, já havia realizado uma série de atentados em cidades sul-africanas. Nesse mesmo ano foi preso. Dois anos mais tarde foi condenado à prisão perpétua.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D

    Em 1992, o então presidente da África do Sul, Frederick de Klerk, convocou um plebiscito para quem tinha direitos políticos (a população branca) no país. O conteúdo da proposta do plebiscito versava sobre a reforma da Constituição Sul-africana que incluía o fim do regime de segregação racial. O plebiscito aprovou a proposta. A liberdade de Nelson Mandela também decorreu da aprovação desse plebiscito.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas