Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre o Anarquismo

Exercícios sobre o Anarquismo

O anarquismo desenvolveu-se principalmente a partir do século XIX, tornando-se uma das principais correntes do movimento internacional dos trabalhadores.

  • Questão 1

    1) (UFC-CE) A respeito do anarquismo, é correto afirmar que:

    a) como doutrina, defendia a necessidade de eliminar qualquer forma de intervenção estatal.

    b) seus teóricos defendiam a intervenção do Estado na economia com o apoio do operariado.

    c) condenava a violência como meio de ação, angariando, assim, o apoio da Igreja católica.

    d) a sua difusão representou a primeira ruptura surgida no Partido Comunista da Rússia.

    e) o movimento restringiu-se aos países da América do Sul.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Mackenzie-SP) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marca de autoridade [...]”

    Enrico Malatesta.

    A respeito da doutrina professada por Enrico Malatesta, é correto afirmar que:

    a) ambicionava construir uma ciência da natureza humana, não estabelecia distinção entre ciência física e ciência social e identificava a teoria moral, religiosa e política existente como o principal obstáculo à realização das leis da harmonia.

    b) afirmava que, após a revolução, os trabalhadores estabeleceriam a ditadura do proletariado e, mais tarde, com o crescimento da produção e da riqueza, o próprio socialismo daria lugar ao comunismo, sociedade na qual não existiriam classes sociais e o Estado.

    c) considera que o Estado e a propriedade privada são a fonte de todos os males sociais e devem ser substituídos por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas, sem polícia, sem tribunais ou forças armadas.

    d) acreditava que o Estado, a Igreja e a burguesia financeira e industrial seriam extintas lentamente, sem a necessidade de lutas sociais, ao longo do processo histórico do desenvolvimento do socialismo e de sua transição para a sociedade anarquista.

    e) preconizava uma sociedade na qual não haveria luta de classes, porque os ricos não seriam tão ricos e os pobres não seriam tão pobres. O capital e o trabalho deveriam viver em colaboração um com o outro, obedecendo aos princípios da caridade cristã.

    ver resposta


  • Questão 3

    “O termo anarquismo tem origem grega, e não consiste em um sinônimo de desordem ou baderna. Sua significação mais simples é “sem governo” e, na verdade, resume a oposição política a qualquer forma de poder que limite as liberdades individuais. Os indivíduos na sociedade anarquista devem adotar formas de cooperação voluntária e autodisciplina, capazes de estabelecer um equilíbrio ideal entre a ordem social e as liberdades do indivíduo.”

    Rainer Sousa, Portal Mundo Educação.

    Apesar de partilhar de algumas premissas comuns, o anarquismo é composto por diversas correntes de pensamento, que inclusive diverge em pontos importantes. Dos nomes apresentados abaixo, qual deles não é representante do pensamento e prática anarquista.

    a) Enrico Malatesta.

    b) Mikhail Bakunin.

    c) Pierre-Joseph Proudhon.

    d) Friedrich Engels.

    a) Piotr Kropotkin.

    ver resposta


  • Questão 4

    “A Segunda Guerra Mundial […] completou o colapso do movimento anarquista internacional. O processo iniciou em 1918. Na Rússia, depois da Revolução de Outubro de 1917, os bolcheviques consideravam os anarquistas seus principais rivais e eliminaram-nos. Mas isto se deu apenas depois do conflito em que grandes áreas da Ucrânia se tornaram um tipo de comunidade anarquista dos camponeses sob o líder Nestor Makhno, que lutou brilhantemente contra os Brancos e Vermelhos, mas finalmente fugiu para a Europa Ocidental para escapar à destruição das legiões de Trotsky”.

    WOODCOOK, George. Os grandes escritos anarquistas. p. 44.

    Woodcook indica a Revolução Russa de 1917 como o início da derrocada do movimento anarquista internacional. Entretanto, o fim do movimento esteve relacionado ao principal evento histórico protagonizado pelos anarquistas, que chegaram a controlar, com suas organizações, grande parte de um país. Qual foi esse evento?

    a) República de Weimar, na Alemanha.

    b) Guerra Civil Espanhola.

    c) Estado Novo, em Portugal.

    d) New Deal, nos EUA.

    e) Revolução Chinesa.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A. Os anarquistas defendiam ações violentas e eram anticlericais. Não causaram a ruptura do PC da Rússia, atuando em diversos países.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C. O anarquismo defende o fim imediato do Estado após a revolução contra a sociedade capitalista, abolindo também a propriedade privada e as instituições sociais existentes.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D. Friedrich Engels é um dos expoentes do comunismo e do marxismo, e não do anarquismo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B. Durante a Guerra Civil Espanhola, os movimentos e organizações anarquistas conseguiram manter o controle sob a província da Catalunha e de outros locais do país, sendo, posteriormente, derrotados pelas forças fascistas do general Francisco Franco.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas