Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Alexandre Magno

Exercícios sobre Alexandre Magno

Com estes exercícios sobre Alexandre Magno, você poderá testar seus conhecimentos a respeito dessa importante figura da História Antiga.

  • Questão 1

    (Faap – SP) As consequências das conquistas de Alexandre, entre outras, foram: 1. Formação de grandes focos da cultura helenística: Alexandre fomentou a fusão entre vencedores e vencidos. Dez mil soldados gregos e macedônicos casaram-se com mulheres persas. Ele mesmo desposou a filha do rei Dario III, Estátira; 2. Difusão da cultura grega: a língua grega foi assimilada por muitos povos. A escrita grega substituiu a escrita cuneiforme e demótica. A indumentária grega e o mobiliário foram adotados pelos vencidos, bem como cerimônias, danças e canções; 3. Progresso econômico: com o desenvolvimento do comércio e o renascimento da agricultura. O tráfico da seda e da porcelana intensificou-se. As cidades tornaram-se grandes centros mercantis. Os portos foram restaurados. Estradas foram abertas. Levantaram-se fortalezas para proteger as caravanas de mercadores; Responda com apoio no seguinte código:

    a) desde que apenas 1 esteja correta.

    b) desde que apenas 2 esteja correta.

    c) desde que apenas 3 esteja correta.

    d) desde que todas estejam certas.

    e) desde que todas estejam erradas.

    ver resposta



  • Questão 2

    (UNIFESP/SP) Quando, a partir do final do último século a.C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devido:

    a) ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios;

    b) à colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia;

    c) à expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental;

    d) à denominação persa na Grécia durante o reinado de Dario;

    e) ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre, o Grande.

    ver resposta


  • Questão 3

    Leio o texto a seguir:

    “A alma asiática é, de maneira geral, mais altiva, mais uniforme e mais limitada que a alma ocidental. Era impossível fazer tabula rasa dos seus preconceitos e costumes, bem como da individualidade profunda dos povos orientais. O trabalho de assimilação só podia se efetuar lentamente, por etapas sucessivas (...). O que triunfou sobre o Oriente, em última instância, não foram os gregos, mas a civilização helênica. Por esse fato, ela se investiu de uma importância primordial. Os elementos dessa civilização (...) eram o racionalismo e a autonomia democrática” (DROYSEN, Alexandre, O grande. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. p. 330).

    O historiador alemão Johann G. Droysen descreve o impacto que a expansão da cultura helênica teve sobre os povos do Oriente. Entre as civilizações conquistadas por Alexandre Magno, havia uma que possuía um vasto domínio da região do Oriente Médio e que, por vários motivos, era objeto de admiração de Alexandre. Essa civilização era:

    a) Hitita

    b) Egípcia

    c) Hebraica

    d) Babilônica

    e) Persa

    ver resposta


  • Questão 4

    Após a morte de Alexandre Magno, seu império foi dividido em três grandes reinos. Esses reinos eram:

    a) Reino da Sibéria, Reino da Macedônia, Reino da Germânia.

    b) Reino da Cantuária, Reino da Grã-Bretanha e Reino da Dinamarca.

    c) Reino da Síria, Reino do Egito e Reino da Macedônia.

    d) Reino da Germânia, Reino do Egito e Reino da Mesopotâmia.

    e) Reino de Esparta, Reino de Tebas e Reino da Macedônia.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    Todas as afirmações estão corretas. O processo de expansão do império de Alexandre implicou também a expansão da cultura grega, a difusão do modelo político desenvolvido na Macedônia, a prosperidade econômica e a fusão entre as culturas dos povos conquistados.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    Helenismo (termo que provém da denominação helênico, que, por sua vez, refere-se à cultura grega) é o nome dado ao processo grego de aculturação que ocorreu com as conquistas de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. Alexandre conseguiu conquistar uma vasta região que se estendia da Europa à Ásia, passando pelo Oriente Médio.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra E

    A relação dos gregos com os persas sempre foi conturbada desde antes da formação do império de Alexandre. O Império Persa, que controlava uma imensa região que compreendia o Oriente Médio e a Ásia Menor, foi o maior alvo de Alexandre, e sua conquista agregou elementos muito importantes à cultura helênica, bem como os próprios gregos conseguiram erigir uma fusão de elementos de sua cultura com os da cultura persa.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    O Império de Alexandre foi dividido entre o reino da Síria, que abrangia a Síria, a Ásia Menor e a Mesopotâmia; o reino do Egito, que abrangia Egito, a Península Arábica e parte da Palestina; e o reino da Macedônia, que abrangia a Hélade, isto é, a Península Balcânica.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas