Você está aqui Exercícios Exercícios de História Exercícios sobre Adolf Hitler

Exercícios sobre Adolf Hitler

Por meio destes exercícios sobre Adolf Hitler, você poderá avaliar seus conhecimentos sobre as ideias e ações do líder da ideologia nazista.

  • Questão 1

    (Mackenzie) “[...] todo cruzamento de dois seres de valor desigual dá como produto um meio termo entre os valores dos pais [...] Tal ajuntamento está em contradição com a vontade da natureza, que tende a elevar o nível dos seres. Este objetivo não pode ser atingido pela união de indivíduos de valores diferentes, mas só pela vitória completa e definitiva dos que representam o mais alto valor. O papel do mais forte é o de dominar e não o de se fundir com o mais fraco, sacrificando assim sua própria grandeza.” (Adolf Hitler).

    No livro "Mein Kampf", Hitler expressava que:

    a) a necessidade de preservação da raça pura justificava o domínio e a eliminação das demais raças e a expansão da Alemanha.

    b) o racismo e o autoritarismo serviriam para defender a elevação da raça pura eslava e o extermínio dos judeus.

    c) o movimento nacional-socialista desaprovava o antissemitismo e o aperfeiçoamento genético por meio da eugenia.

    d) os alemães eram superiores e a raça ariana inferior, justificando, desse modo, o espaço vital.

    e) o mito da superioridade da raça ariana servia para que os nazistas estimulassem o internacionalismo e o liberalismo.

    ver resposta



  • Questão 2

    Antes de entrar para o exército alemão e tornar-se combatente na Primeira Guerra Mundial, Hitler havia se mudado da sua cidade natal, Linz, na Áustria, para a capital desse país, Viena. O objetivo principal de Hitler, quando esteve em Viena, era:

    a) Levar a cabo suas ideias para a criação, em Viena, do primeiro núcleo do partido nazista.

    b) Estudar música clássica e tornar-se regente de orquestras.

    c) Estudar na Academia de Artes Plásticas de Viena e, por conseguinte, tornar-se um pintor reconhecido.

    d) Estudar economia com os representantes da Escola Austríaca de Economia.

    e) Estabelecer contato com os círculos psicanalíticos desenvolvidos em torno de Sigmund Freud.

    ver resposta


  • Questão 3

    (Uel 2006) "A guerra europeia que se iniciou no 1 de setembro de 1939 foi a guerra de Hitler. Historiadores continuarão a discutir as forças sociais, econômicas e políticas que o levaram a assumir uma série de riscos calculados que culminaram em uma guerra em grande escala". (KITCHEN, Martin. "Um mundo em chamas". Rio de janeiro: Zahar, 1993. p. 11.)

    Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

    I. Hitler, apesar do poder absoluto que detinha no Estado Maior Alemão, foi forçado a agir em um contexto socioeconômico, no qual era dependente do apoio ativo de seus subordinados.

    II. Hitler se encontrava em pleno comando da política externa alemã, e suas ações levaram em conta as circunstâncias sociais históricas e culturais de sua época.

    III. A guerra implementada por Hitler resultou de sua insanidade e de seus interesses pessoais, o que isenta, assim, a sociedade alemã de qualquer responsabilidade sobre os resultados da empreitada.

    IV. As decisões de Hitler, bem como a política interna e externa por ele encetada, foram respaldadas pelas elites diplomáticas e militares e pelas classes hegemônicas alemãs.

    Estão corretas apenas as afirmativas:

    a) I e III.

    b) I e IV.

    c) II e III.

    d) I, II e IV.

    e) II, III e IV.

    ver resposta


  • Questão 4

    Em 1939, nas vésperas do desencadeamento da Segunda Guerra Mundial, Hitler protagonizou, junto a Josef Stalin, uma estratégia político-militar. Essa estratégia consistia:

    a) no ataque relâmpago a Londres e Paris.

    b) no bombardeamento de Tóquio.

    c) na concentração de forças contra o fascismo de Mussolini.

    d) no apoio ao ataque japonês à base militar americana de Pearl Harbor.

    e) no Pacto Germano-Soviético de não agressão.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    Em “Mein Kampf” (Minha Luta), Hitler desenvolveu as ideias que deram corpo à base de sustentação do regime nazista na Alemanha. Entre essas ideias, a eugenia, isto é, a concepção de uma raça superior e melhor que as demais, tinha papel central, haja vista que a “raça branca, ariana”, segundo o pensamento de Hitler, deveria triunfar sobre as demais raças consideradas “degeneradas”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C

    Hitler, que tinha habilidade em artes plásticas, durante a juventude, tentou ingressar na Academia de Artes Plásticas de Viena, sendo, contudo, recusado. Hitler passou então a sobreviver na capital austríaca pintando cartões-postais e outros objetos para obter alguma renda.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    O terceiro tópico não está correto porque, a despeito da insânia pessoal de Adolf Hitler (que realmente ficou mentalmente enfermo durante a Segunda Guerra), grande parte da população alemã aprovava o seu projeto de Estado imperialista, racista e totalitário.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    O Pacto Germano-Soviético de não agressão, também conhecido como “Pacto Ribbentrop-Molotv” (em alusão aos diplomatas que selaram o acordo), tinha por objetivo principal evitar o confronto armado entre os dois países, em caso de declaração de guerra da Alemanha contra os países da Europa Ocidental.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas