Você está aqui Exercícios Exercícios de História do Brasil Exercícios sobre o governo Campos Sales

Exercícios sobre o governo Campos Sales

Nestes exercícios sobre o governo Campos Sales, você pode testar seus conhecimentos a respeito da importância desse presidente no contexto da República Velha.

  • Questão 1

    (UFMG) A POLÍTICA DOS GOVERNADORES, instituída no governo Campos Sales (1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição de 1891. Essa contradição se dava entre:

    a) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadania brasileira.

    b) a política de valorização do café e a indústria nascente.

    c) o bicameralismo e a democracia indireta.

    d) o federalismo e o presidencialismo.

    e) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.

    ver resposta



  • Questão 2

    Leia o seguinte texto: “[...] A partir da década de 1890, a produção cafeeira de São Paulo cresceu enormemente, gerando problemas para a renda da cafeicultura. Esses problemas tinham duas fontes básicas: a grande oferta do produto fazia o preço baixar no mercado internacional; a valorização da moeda brasileira, a partir do governo Campos Sales, impedia a compensação da queda de preços internacionais por uma receita maior em moeda nacional. As receitas das exportações eram pagas aos produtores e intermediários em moeda nacional.” (Fausto, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. pp. 228-229.)

    O texto descreve uma das medidas econômicas tomadas pelo governo Campos Sales, medidas essas que evidenciavam um caráter de:

    a) austeridade, isto é, um tipo de política econômica que tem por objetivo ajustar a economia, cortando gastos e limitando a oferta de crédito.

    b) expansionismo de crédito para fazer com que a moeda nacional ficasse forte.

    c) socialização das perdas com a crise relacionada com a produção de café.

    d) política inflacionária.

    e) política deflacionária.

    ver resposta


  • Questão 3

    Após os problemas enfrentados pela política do encilhamento e pelos desdobramentos da política econômica empreendida pelo Ministro Rui Barbosa, a administração de Campos Sales procurou reverter o quadro da crise econômica por meio das ideias do novo Ministro da Fazenda, que era:

    a) Joaquim Nabuco

    b) Celso Furtado

    c) Joaquim Murtinho

    d) Delfim Neto

    e) Quintino Bocaiuva

    ver resposta


  • Questão 4

    Leia o texto e, a seguir, responda à questão.

    […] Típico fazendeiro em aperturas será o caso de Jorge Tibiriçá, influente político e cafeicultor paulista. Apanhado, em 1901, pelas restrições de crédito, derivadas da política de Campos Sales, recorre aos bancos e hipoteca sua fazenda. A venda do café mal dá para o aumento dos salários – vê-se forçado, para estancar a despesa, a ceder parte das terras aos colonos, cujos pagamentos o aliviam da despesa mais premente.” (Faoro, Raymundo. Os donos do poder. Formação do patronato político brasileiro (Vol. I). São Paulo: Globo; Pubfolha, 2000. p134.)

    A situação de Jorge Tibiriçá, narrada pelo historiador Raymundo Faoro, resulta da resposta que a política econômica de Campos Sales deu para:

    a) a crise de 1929.

    b) a crise das indústrias siderúrgicas e metalúrgicas brasileiras, construídas na época do Segundo Império.

    c) a crise de superprodução de açúcar no Brasil, na década de 1880.

    d) a crise da produção de cacau na Bahia, no início no século XX.

    e) a crise de superprodução de café no Brasil, que se desenrolou na virada dos anos 1890 para os anos 1900.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    Os dois modelos de organização política que nortearam o debate entre os membros da República desde a sua proclamação, em 1889, foram o presidencialismo e o federalismo, sendo as pautas de maior destaque a questão da autonomia dos estados, a centralização administrativa e a descentralização política. Sendo assim, a alternativa D está correta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra A

    O governo de Campos Sales caracterizou-se por medidas econômicas que refrearam o crédito e limitaram os investimentos na indústria, que passaram a concentrar-se no setor agrário. Efetuou-se um tipo de política econômica austera, que desagradou muitos produtores. A letra A está correta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    Joaquim Murtinho foi o ministro responsável pela política econômica de Campos Sales, que procurou estabilizar a moeda brasileira à época e direcionar os investimentos para o campo. A letra C está correta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra E

    O governo de Campos Sales aconteceu entre os anos de 1898 e 1902, logo após Prudente de Moraes. A crise que Sales teve de enfrentar foi a da superprodução de café, que, aliada à expansão de crédito, havia enfraquecido a economia brasileira. A letra E está correta.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas