Você está aqui Exercícios Exercícios de História do Brasil Exercícios sobre Era Vargas – Estado Novo

Exercícios sobre Era Vargas – Estado Novo

Por meio destes exercícios sobre Era Vargas – Estado Novo, você pode testar seus conhecimentos a respeito da fase ditatorial da Era Vargas, que durou até 1945.

  • Questão 1

    (Cesgranrio) O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Vargas, em 1937, pode ser associado à(ao):

    a) radicalização política do período representada pela Aliança Nacional Libertadora, de orientação comunista, e pela Ação Integralista Brasileira, de orientação fascista.

    b) modernização econômica do país e seu conflito com as principais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento.

    c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públicos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial.

    d) democratização da sociedade brasileira em decorrência da ascensão de novos grupos sociais como os operários.

    e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se a Federação nos mesmos moldes da República Velha.

    ver resposta



  • Questão 2

    (FGV) Em 21 de dezembro de 1941, Getúlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relações Exteriores, para uma reunião. Leia alguns trechos do diário do presidente: “À noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano não nos daria auxílio, porque não confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que não tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estávamos dando aos americanos não autorizavam essas desconfianças, e que eu não substituiria esses auxiliares por imposições estranhas.” (VARGAS, Getúlio, Diário. São Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundação Getúlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443.)

    A respeito desse período, podemos afirmar:

    a) As desconfianças norte-americanas eram completamente infundadas porque não havia nenhum simpatizante do nazifascismo entre os integrantes do governo brasileiro.

    b) Com sua política pragmática, Vargas negociou vantagens econômicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas.

    c) Apesar das semelhanças entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas não permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomático entre o Brasil e os países do Eixo.

    d) No alto escalão do governo Vargas havia uma série de simpatizantes do regime comunista da União Soviética e de seu líder Joseph Stalin.

    e) As pressões do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Dutra, admirador dos regimes nazifascistas.

    ver resposta


  • Questão 3

    Que função teve o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) no governo do Estado Novo?

    a) criminalizar aqueles que apoiavam o nazismo, o fascismo e os países totalitários da Europa.

    b) construir grandes redes de jornais e revistas por todo o país com irrestrita liberdade de expressão.

    c) construir uma máquina de propaganda que tivesse impacto apenas no exterior.

    d) difundir uma imagem paternalista de Getúlio Vargas, enaltecendo-o como grande líder das massas.

    e) difundir uma imagem negativa de Getúlio Vargas, mostrando todo o seu viés autoritário.

    ver resposta


  • Questão 4

    No período do Estado Novo, Vargas impulsionou o desenvolvimento da indústria de base no Brasil. Para tanto, foi necessário:

    a) o desmantelamento do setor agroindustrial e a desapropriação dos grandes latifúndios.

    b) o enfraquecimento do controle estatal e o direcionamento da atividade industrial para o setor privado.

    c) a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco.

    d) a criação de comunas rurais ao longo do sertão brasileiro.

    e) a criação de laços econômicos com companhias latino-americanas, visando assim a uma associação pan-americanista industrial.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A

    O golpe de Estado dado por Vargas em 1937, que recebeu o epíteto de Estado Novo, teve como um de seus subterfúgios a ameaça dos levantes integralista e comunista no Brasil. Tanto a ANL quanto a AIB tentaram, ao seu modo, tomar de assalto o poder no Brasil. Vargas, que se inspirava em modelos políticos autoritários vigentes no mundo todo à época, propôs o endurecimento de seu governo (apoiado pelos militares), instituindo uma ditadura que durou até 1945.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra B

    Uma das características mais marcantes da Era Vargas e, em especial, do período do Estado Novo foi a sua capacidade de articulação política com os setores mais díspares possíveis. Vargas, por exemplo, esteve por um bom tempo associado às Potências do Eixo, na época da Segunda Guerra Mundial, principalmente à Alemanha nazista, haja vista que seu formato político, que restringia as liberdades individuais, personalizava o Estado e perseguia os adversários políticos, assemelhava-se muito à política praticada por aqueles. Ao mesmo tempo, Vargas percebia a importância dos EUA para a economia mundial e as vantagens que teria em também estar articulado com as democracias ocidentais.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D

    O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado no Estado Novo com o objetivo de construir e propagar uma imagem de líder com viés paternalista em torno de Getúlio Vargas. A máquina de propaganda foi muito usada por outros regimes da época, como o fascismo italiano e o nazismo. Vargas inspirou-se nesses modelos ao criar o DIP.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    A criação de companhias nacionais que se concentrassem na indústria de base foi um ponto determinante na política de desenvolvimento econômico de Getúlio Vargas. Áreas como a siderurgia e a metalurgia tinham o papel de fornecer bens de produção, isto é, peças e maquinário feitos de aço e outros metais, que gerassem empregos desde o setor de prospecção até o de produção em série de bens de consumo.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas