Você está aqui Exercícios Exercícios de História do Brasil Exercícios sobre capitanias hereditárias

Exercícios sobre capitanias hereditárias

O que você sabe sobre as primeiras tentativas de Portugal para administrar a colônia? Os exercícios sobre capitanias hereditárias servem para você averiguar esse saber.

  • Questão 1

    (UFC-CE) Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais.

    Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.

    a) Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.

    b) Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.

    c) Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.

    d) Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.

    e) Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

    ver resposta



  • Questão 2

    (Unaerp-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:

    a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.

    b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.

    c) criação das capitanias hereditárias.

    d) montagem do sistema colonial.

    e) criação e distribuição de sesmarias.

    ver resposta


  • Questão 3

    A imagem abaixo é um mapa das capitanias hereditárias feito por Luís Teixeira, provavelmente em 1574.

    Mapa das capitanias hereditárias
    Mapa das capitanias hereditárias

    Apesar do intuito de Portugal em utilizar as capitanias hereditárias como forma de garantir a colonização e o povoamento do território colonial, as dificuldades econômicas e de enfrentamento das populações indígenas impediram o sucesso das capitanias. Apenas duas capitanias hereditárias conseguiram obter lucros, e eram as capitanias de:

    a) São Vicente e Bahia.

    b) Pernambuco e Maranhão.

    c) Espírito Santo e Porto Seguro.

    d) São Vicente e Pernambuco.

    e) Rio Grande e Ceará.

    ver resposta


  • Questão 4

    “[El rei D. João III] ordenou que se povoasse esta província, repartindo as terras por pessoas que se lhe oferecessem para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um cinquenta léguas por costa com todo o seu sertão, para que eles fossem não só senhores mas capitães delas pelo que se chamam e distinguem por capitanias.”

    SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1550-1627). 7 ed. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1982. p. 103-104.

    Ao receber uma capitania hereditária, o donatário recebia também o Foral, um documento onde eram determinados os seus direitos e deveres nas terras a ele concedidas. Dentre esses direitos e deveres não constava:

    a) o direito de repassar a concessão das capitanias a um descendente.

    b) o dever de cumprir as funções militares e judiciais na capitania.

    c) o direito de controlar o direito de passagem nos rios e portos.

    d) o direito de vender as terras recebidas a terceiros.

    e) fundar vilas.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra A. As capitanias hereditárias foram a primeira tentativa portuguesa para se chegar a um formato de administração da colônia que pudesse garantir sua ocupação e impedir a invasão de outros povos europeus.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra C. Com a criação das capitanias hereditárias, a Coroa portuguesa pretendia entregar a posse de terras a homens ricos de Portugal e, dessa forma, garantir a ocupação e colonização da colônia portuguesa na América.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra D. São Vicente e Pernambuco foram as duas únicas capitanias que conseguiram crescimento econômico no início da colonização, em decorrência da produção do açúcar a partir da cana.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra D. Apesar de receber a posse das terras, o donatário não podia vender as terras recebidas nem doá-las, apenas poderia entregar as sesmarias a colonos portugueses.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas