Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Assembleia Constituinte de 1987

Com estes exercícios sobre a Assembleia Constituinte de 1987, você poderá averiguar os seus conhecimentos acerca da redemocratização brasileira.

Questão 1

A Assembleia Constituinte de 1987 foi comandada, grosso modo, por uma frente de parlamentares que formavam o chamado Centro Democrático, ou “Centrão”. Os partidos políticos que compunham esse centro eram:

a) PSOL, PT e PCO

b) PT, PSDB e PR

c) PcdoB, PCB e PTB

d) PMDB, PTB, PDS e PFL.

e) PSTU, PCO e PRONA

Questão 2

(UNITAU) As assembleias constituintes de 1987 davam direito aos cidadãos de apresentarem propostas e emendas ao texto constitucional. Nesse sentido, foram intensas as pressões dos grupos organizados para representar interesses setoriais junto ao Congresso Constituinte e forçar suas decisões de acordo com esses interesses. Esses grupos eram chamados de:

a) lobbies.

b) constituintes.

c) reformistas.

d) interventores.

e) relatores.

Questão 3

O modelo de Constituinte que se formou para a elaboração da Constituição que seria aprovada em 1988 foi:

a) Constituinte Exclusiva.

b) Constituinte Revolucionária.

c) Constituinte Autocrática.

d) Congresso Revolucionário

e) Congresso Constituinte.

Questão 4

(UFPE) Durante os debates que antecederam a convocação da Assembleia Constituinte que se instalou em 01 de fevereiro de 1987, uma reivindicação da sociedade civil se impôs:

a) Os deputados e senadores que não demonstrassem uma participação ativa nos debates e nas comissões tivessem seus mandatos cassados, não podendo voltar a exercer cargo parlamentar durante oito anos.

b) Fosse convocada essa Assembleia exclusivamente para elaborar a nova Constituição e que, depois de aprovada, a Assembleia fosse dissolvida e novas eleições fossem realizadas para compor o Congresso Nacional.

c) Houvesse uma escolha de deputados e senadores proporcional por categoria profissional como também por setores excluídos da sociedade, deixando apenas uma pequena parcela de vagas para os candidatos dos partidos.

d) Antes de terem início os trabalhos constituintes, fosse aprovada uma Reforma Agrária, que contemplasse amplos setores de trabalhadores sem-terra, de forma a diminuir as tensões sociais e, dessa forma, os Constituintes não fossem alvo das pressões populares.

e) A Igreja Católica fosse a responsável por encaminhar todas as propostas oriundas dos setores populares que estavam organizados em Comunidades Eclesiais de Base.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

Os partidos políticos que lideraram a Constituinte de 1987 foram quatro: PMDB, PTB, PDS e PDF. O PMDB era o partido com o maior número de congressistas participantes.

Resposta Questão 2

Letra A

Os lobbistas, praticantes dos lobbies, eram (e ainda são) representantes de grupos civis organizados que tinham o objetivo de pressionar representantes políticos eleitos para desenvolverem projetos e aprovarem leis e medidas que fossem do interesse desses grupos.

Resposta Questão 3

Letra E

Os membros da Constituinte de 1987 foram os próprios deputados e senadores eleitos no ano anterior, em 1986, que, depois de elaborada e aprovada a Constituição, continuaram a cumprir seus respectivos mandatos.

Resposta Questão 4

Letra B

Havia uma pressão popular para a formação de uma Constituinte Exclusiva, isto é, os congressistas eleitos (deputados federais e senadores) teriam um mandato cuja duração seria a mesma da duração da constituinte. Depois que a Constituição fosse aprovada, o mandato expiraria e novas eleições seriam convocadas. No entanto, em 1986, houve eleições diretas para senadores e deputados federais. Os eleitos nesse pleito compuseram a Constituinte e permaneceram em seus cargos após a aprovação da Constituição, em 1988.


Leia o artigo