Você está aqui Exercícios Exercícios de História do Brasil Exercícios sobre a abdicação de Dom Pedro I

Exercícios sobre a abdicação de Dom Pedro I

Com estes exercícios sobre a abdicação de Dom Pedro I, você poderá avaliar os seus conhecimentos sobre o fato que pôs fim ao Primeiro Reinado no Brasil.

  • Questão 1

    (UFMG) O período compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e o Golpe da Maioridade propiciou:

    a) o fortalecimento do Exército, que adquire, a partir de então, preponderante papel político;

    b) o acirramento das posições relativas ao centralismo e descentralismo político-administrativo;

    c) a participação efetiva da Igreja nas questões relativas ao sistema escravocrata;

    d) a consolidação, em nível político, dos partidos Liberal e Conservador;

    e) a formação dos primeiros núcleos de propaganda do Partido Republicano.

    ver resposta



  • Questão 2

    O acontecimento ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, quando do regresso de D. Pedro I de Minas Gerais, que contribuiu para a abdicação foi:

    a) A morte da rainha Leopoldina

    b) A prisão do padre Feijó

    c) A Guerra do Paraguai

    d) A noite das garrafadas

    e) a Insurreição Fluminense

    ver resposta


  • Questão 3

    (UNIFOR/CE) Termos da abdicação de Dom Pedro I:

    Usando do direito que a Constituição me concede, declaro que hei muito voluntariamente abdicado na pessoa do meu mui amado e prezado filho o Sr. Pedro de Alcântara. Boa Vista – 7 de abril de 1831, décimo de Independência e do Império – D. Pedro I. (Antonio Mendes Jr. Et al. Brasil História, Texto e Consulta. Império. São Paulo: Brasiliense, 1977. p. 200.)

    Os fatos que conduziram à abdicação foram:

    a) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, incorporação da Guiana Francesa e outorga da Constituição;

    b) favorecimento aos comerciantes brasileiros em detrimento dos portugueses, dívida externa elevada com a Guerra da Cisplatina e falência do Banco do Brasil;

    c) repressão aos revolucionários da Confederação do Equador, perda da Província de Cisplatina e falência do Banco do Brasil;

    d) perda da província de Cisplatina, dissolução da Assembleia Constituinte e punição exemplar aos pistoleiros que executaram o jornalista Líbero Badaró;

    e) controle das finanças nacionais, respeito aos constituintes que elaboraram a primeira constituição e favorecimento aos comerciantes brasileiros.

    ver resposta


  • Questão 4

    Um dos fatores do contexto internacional do início da década de 1830 que contribuíram para as dissensões políticas que levaram à abdicação de D. Pedro I foi:

    a) a morte de Napoleão Bonaparte em 1815, na ilha de Elba.

    b) a instalação da Monarquia de Julho, na França, em 1830.

    c) a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas em 1807.

    d) a morte de Dom Miguel, irmão de D. Pedro I, em Portugal.

    e) A morte de Joana, a Rainha Louca, avó de Pedro I, em Portugal.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra B

    Com a abdicação de Dom Pedro I, em 1831, deu-se início no Brasil ao chamado Período Regencial, haja vista que o filho e sucessor do imperador, Pedro de Alcântara, ainda era uma criança e não podia assumir o trono. Os regentes de Pedro de Alcântara trataram de assentar as bases políticas do Império, procurando articular e apaziguar os ânimos das tendências centralizadoras (de orientação absolutista) e descentralizadora (de orientação liberal).

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra D

    A noite das garrafadas foi um dos acontecimentos mais emblemáticos que ocorreram nas vésperas da abdicação de D. Pedro I. Esse fato consistiu na revolta que os brasileiros que moravam no Rio de Janeiro promoveram contra os portugueses que também lá residiam. Os portugueses decidiram fazer uma homenagem ao imperador para recebê-lo da volta de sua estadia em Minas Gerais (onde procurou articular-se com lideranças liberais). Os brasileiros, em protesto contra a situação já crítica do país, reagiram lançando cacos de garrafas contra as janelas dos portugueses.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    Os três fatores elencados na alternativa C estão entre os principais que ocasionaram a abdicação de D. Pedro. Outras alternativas, como a letra D, mencionam acontecimentos do início do primeiro Reinado, como a dissolução da Assembleia Constituinte, o que pode provocar confusão em quem está resolvendo a questão.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra B

    A queda do rei francês Carlos X e a instalação da Monarquia de Julho, em 1830, tiveram um peso fundamental para toda a Europa e para a América Latina também. Isso porque a Monarquia de Julho era de orientação liberal e nacionalista, o que gerava um problema para aqueles que queriam restaurar as tradições do Antigo Regime na Europa.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas