Você está aqui Exercícios Exercícios de História da América Exercícios sobre Revolução Cubana

Exercícios sobre Revolução Cubana

Com estes exercícios sobre Revolução Cubana, você pode testar seus conhecimentos sobre um dos acontecimentos mais importantes do contexto da Guerra Fria.

  • Questão 1

    (FGV-SP) Em janeiro de 1959, tropas revolucionárias comandadas por Fidel Castro tomaram o poder em Cuba. A luta revolucionária:

    a) foi dirigida por uma guerrilha comunista que pôde derrotar o exército de Fulgêncio Batista, graças ao apoio militar oferecido pela União Soviética.

    b) foi dirigida pelo Partido Comunista de Cuba, que conseguiu mobilizar camponeses e trabalhadores urbanos contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

    c) foi dirigida por dissidentes do governo de Fulgêncio Batista, com apoio inicial do governo dos Estados Unidos, interessado em democratizar a região do Caribe.

    d) foi dirigida por uma guerrilha nacionalista e anti-imperialista, que angariou apoios da oposição burguesa e de setores da esquerda cubana.

    e) foi dirigida por um movimento camponês espontâneo que, gradativamente, foi controlado pelos comunistas liderados por Fidel Castro.

    ver resposta



  • Questão 2

    Os líderes da Revolução Cubana de 1959 logo se associaram ao comunismo internacional encabeçado pelo bloco soviético no contexto da Guerra Fria. É correto dizer que essa associação resultou em, entre outras coisas:

    a) bloqueio econômico da URSS a Cuba.

    b) apoio do governo dos Estados Unidos aos revolucionários cubanos.

    c) abertura gradual dos Estados Unidos às práticas políticas comunistas.

    d) fim do capitalismo na América Central.

    e) apoio a outros grupos armados revolucionários da América Latina.

    ver resposta


  • Questão 3

    (Mackenzie) O episódio conhecido como “a crise dos mísseis”, de 1962, que pôs em grande risco a paz mundial, resultou da:

    a) invasão do território sul-coreano pelo exército da Coreia do Norte, então apoiada pela União Soviética e pela China.

    b) intervenção militar realizada pela URSS na Hungria, com a ocupação de Budapeste e a deposição de I. Nagy.

    c) descoberta, pelos EUA, dos trabalhos de instalação de armas nucleares soviéticas em Cuba.

    d) ereção de um muro em Berlim, pelo governo comunista, dividindo fisicamente a cidade e a República Democrática Alemã.

    e) ruptura das relações diplomáticas entre a China e a URSS, em razão das acusações de “revisionismo” feitas pelo PCC a dirigentes soviéticos.

    ver resposta


  • Questão 4

    No contexto do início dos anos 1960, quando a Revolução Cubana soava como uma nova possibilidade de mudança política radical no continente americano, o Brasil teve um momento de aproximação formal com Cuba. Esse momento foi:

    a) o fornecimento de armas a Cuba por parte das Forças Armadas Brasileiras.

    b) o estabelecimento de acordos revolucionários entre Brasil e Cuba para a formação de uma liga única pelo comunismo na América.

    c) a condecoração de Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

    d) a participação do Brasil em defesa de Cuba na “Crise dos Mísseis”.

    e) a participação de Cuba junto no “Golpe de 1964”.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Letra D

    No início, a Revolução Cubana foi coordenada pelo grupo de Fidel Castro, mas com ajuda de setores da sociedade cubana que já faziam oposição ao governo de Fulgêncio Batista. Muitos grupos da classe média cubana estavam envolvidos no projeto. O próprio Fidel Castro, que era advogado por formação, integrava esses grupos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Letra E

    A Revolução em Cuba e a subsequente adesão ao bloco soviético provocaram um ponto de instabilidade no continente americano durante a Guerra Fria, já que a hegemonia pertencia até então aos Estados Unidos. O exemplo cubano acabou servindo de modelo para outros empreendimentos revolucionários no continente, que tiveram apoio estratégico, militar e até financeiro por parte dos cubanos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Letra C

    A Crise dos Mísseis resultou da descoberta que o serviço de inteligência dos EUA fez do projeto soviético de instalação de uma base de lançamento de mísseis com ogivas nucleares na ilha. Foi nessa época que o mundo esteve à beira de uma guerra nuclear.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Letra C

    O “ponto alto” da relação oficial e institucional entre Brasil e Cuba, anos após a revolução empreendida por esse último, foi a condecoração do então ministro da Economia, Ernesto “Che” Guevara, com a mais alta insígnia do Brasil, a “Ordem do Cruzeiro do Sul”. O responsável pelo ato foi o então presidente Jânio Quadros, que renunciaria a seu posto meses depois.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas